Os 7 melhores locais para visitar em Lisboa


Museu de Lisboa - Santo António





O Museu de Lisboa - Santo António (antigo Museu Antoniano) é dedicado a Santo António de Lisboa. Foi inaugurado nos anos 80 do século XX e pretende retratar as várias formas artí­sticas que assumiu a devoção dos Lisboetas a Santo António, o santo mais popular de Lisboa, que se crê ter nascido na casa onde agora se encontra o museu.

Em exposição estão peças religiosas, iconografia (escultura, gravura, pintura e cerâmica), alfaias litúrgicas, livros, vestuário e diversos objectos relacionados com a vida de Santo António. Localizado na zona histórica da cidade, junto à Igreja de Santo António, próximo da Sé, este núcleo do Museu de Lisboa dá a conhecer a figura do Santo, enfatizando a sua relação com Lisboa, cidade onde nasceu e viveu até aos 20 anos.Inaugurado em 18 de Julho de 2014, o Museu de Lisboa – Santo António é resultante da transformação do anterior Museu Antoniano, aberto ao público em Junho de 1962, num novo espaço expositivo, ampliado e totalmente reformulado, onde são conjugadas duas tipologias de edifícios – o espaço original, que era parte integrante da Igreja de Santo António, e o novo espaço,  inserido num típico edifício de rendimento pombalino.



Panteão Nacional em Lisboa Alfama





O Panteão Nacional, criado por Decreto de 26 de setembro de 1836, encontra-se instalado em Lisboa, na Igreja de Santa Engrácia.

É ainda reconhecido o estatuto de Panteão Nacional, sem prejuí­zo da prática do culto religioso, ao Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, ao Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha, e ao Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra.

Fundado na segunda metade do século XVI, o edifício foi totalmente reconstruído em finais de Seiscentos pelo arquitecto João Antunes; embora nunca chegasse a abrir ao culto, conserva, sob a cúpula moderna, o espaço majestoso da nave, animada pela decoração de mármores coloridos, característica da arquitectura barroca portuguesa. Elemento referencial no perfil da cidade e oferecendo pontos e vista privilegiados sobre a zona histórica da cidade e sobre o rio Tejo



Museu Nacional da Música Alto dos Moinhos, em Lisboa





O Museu Nacional da Música é o museu nacional de Portugal dedicado a música, possui uma das mais importantes coleções de instrumentos da Europa. Alguns destes instrumentos estão classificados como Tesouros Nacionais. como é o caso do Violoncelo Stradivarius Chevillard - Rei de Portugal, do Cravo Antunes, ou do Cravo de Pascal Taskin.

Além de instrumentos musicais, os visitantes podem encontrar no Museu documentos, fonogramas e iconografia. O Museu Nacional da Música possui também um Centro de Documentação e acolhe uma vasta programação de extensão cultural, com destaque para os concertos, as visitas temáticas e os ateliers.

O museu esta instalado, desde 1994, na estação do metropolitano Alto dos Moinhos, em Lisboa

 



Igreja da Conceição Velha





A Igreja de Nossa Senhora da Conceição Velha é uma igreja localizada no centro de Lisboa, na Rua da Alfândega. Resultou da reconstrução após o terramoto de 1755 da antiga Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia de Lisboa, sede da primeira Misericórdiado país. A sua fachada é, juntamente com o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém, uma das melhores estruturas do manuelinosobreviventes ao grande terramoto. Está classificada como monumento nacional desde 1910.

 

A igreja está localizada na Baixa de Lisboa, perto da Praça do Comércio, na freguesia de Santa Maria Maior. O edifício combina elementos de diferentes igrejas, resultado da reconstrução realizada após o terramoto de 1755, quando a maioria dos edifícios da cidade foi destruída.

A primitiva igreja existente no local, a Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia,era o segundo maior templo da Lisboa manuelina a seguir ao Mosteiro dos Jerónimos, em Belém. Fora mandada edificar por D. Manuel I e concluida em 1534, como sede da Misericórdia instituída em 1498 por iniciativa de Leonor de Viseu, sua irmã e viúva de D. João II de Portugal, e do seu confessor Frei Miguel Contreiras. Quando o templo foi destruído pelo terramoto, os elementos resgatados foram incorporados na nova edificação que passou a chamar-se da Conceição Velha.

Com o terramoto ruiu também a Igreja da Conceição dos Freires, que D. Manuel doara em 1502 aos freires da Ordem de Cristo. Esta igreja fora instituida no lugar da sinagoga após a extinção da Judiaria Grande em 1496. A denominação Igreja da Conceição, passou para a nova igreja reconstruida

 

Em 1502, a Ermida de Nossa Senhora do Restelo foi integrada no Mosteiro dos Jerónimos, deixando de estar sob a tutela da Ordem de Cristo. D. Manuel, que em 1496 extinguira a Judiaria Grande de Lisboa, ofereceu o terreno da antiga sinagoga aos freires, que nele ergueram uma igreja dedicada a Nossa Senhora da Conceição, que se tornaria igreja paroquial em 1568. Situava-se este templo onde actualmente se cruzam as ruas dos Douradores e da Conceição.

Em 1682, esta igreja deixou de ser sede paroquial e foi construído um edifício que passaria a ser conhecido por Igreja de Nossa Senhora da Conceição Nova. Por seu turno, a Igreja da Conceição dos Freires passaria a ser designada por Conceição Velha; tendo sido destruída pelo Terramoto de 1755, viria também a ser reedificada, não no seu local original, mas no local da antiga Igreja da Misericórdia.

 



Um dos mais sumptuosos monumentos da cidade, a Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa havia sido inaugurada em 1534 como primeira casa própria desta Confraria. Templo de três naves, o seu projecto e programa decorativo terão estado a cargo de Diogo Boitaca, João de Castilho e Nicolau de Chanterene, entre outros. Muito afectada pelo Terramoto, sobreviveram-lhe parte da fachada sul e a capela lateral do Espírito Santo, mandada edificar em finais do século XVI por D. Simoa Godinha, rica dama natural da ilha de São Tomé.

Transferida a Santa Casa da Misericórdia para a Igreja de São Roque, em 1768, depois da expulsão dos Jesuítas, o rei D. José, grão-mestre da Ordem de Cristo, decidiu a reedificação da Conceição Velha no local da antiga Igreja da Misericórdia, aproveitando os elementos sobreviventes. O projecto coube aos arquitectos Francisco Ferreira, o Cangalhas, e a Honorato Correia, transferindo-se os freires e a sua padroeira em 1770. Transformada a antiga capela lateral em capela-mor, alinhada com a fachada sobrevivente, a nova igreja, tendo a virtude de conservar estes elementos quinhentistas, ficou, no entanto, consideravelmente mais pequena e algo desproporcional.



Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros





Podemos observar e admirar estruturas sobrepostas de períodos históricos desde o Púnico ao Medieval e o Pombalino , para além de um espólio de várias épocas, dispostas de modo a mostrar as várias fases da ocupação da zona da baixa.

Visitas guiadas de 45 minutos.

Horário

Visitas em português - 5ªf: 15h00 e 16h00 | sábados: 10h00, 13h00, 15h00 e 17h00.Visitas em inglês - 5ªf: 17h00 | sábados: 12h00 e 17h00.

Encerra: domingos, 2ªf, 3ªf, 4ªf, 6ªf e feriados



Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian Lisboa Praça Espanha





O Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian é um jardim português situado em Lisboa.

Possui uma área de 9 ha. Situa-se na Avenida de Berna, perto da Praça Espanha, nas imediações da Fundação Calouste Gulbenkian.

O jardim foi desenhado por António Viana Barreto em 1957, tendo tido a colaboração de Gonçalo Ribeiro Teles nos anos sessenta. É um espaço verde com diversos tipos de animais e com uma flora diversificada, tendo um lago, riachos, terraços ajardinados, trilhos por entre arvoredos e até um anfiteatro ao ar livre onde nas noites mais quentes se podem ver concertos e espectáculos.

Em 2010 o edifí­cio-sede e o parque da Fundação Calouste Gulbenkian foram classificados como Monumento Nacional.



Castelo de São Jorge. Lisboa





Com este post sobre o « Castelo de São Jorge » o meu passeio termina com as fortificações, casas senhoriais, torres, castelos ... de Portugal. Foram cerca de 350 estruturas defensivas que descrevemos em uma aventura que começou há doze anos e que foi refletida neste blog a partir de setembro de 2017. Foi uma aventura inestimável que me permitiu visitar todas e cada uma das fortificações descrito (com alguma exceção) e, portanto, conhecer a história e paisagem e as pessoas deste país amigável, que eu já considero meu.

Agora precisamos ver para onde ir. Talvez tenha decidido partir a partir de agora as torres, castelos e fortificações da Galiza, que têm muito em comum com Portugal. Já veremos. Pelo menos já visitou eles eram isto.

A escolha da última entrada não é acidental: Lisboa e o Castelo de São Jorge. É possível dizer algo sobre esta cidade maravilhosa e incomparável que não é conhecida? A única coisa que ao longo dos anos tenho visitado muitas vezes em Lisboa, e nunca me canso. Por sua paisagem, seu povo, seu know-how, sua gastronomia, sua cultura ... Estou apaixonada por esta cidade como nenhuma outra, em um país extraordinário que sempre me surpreende.

 

Breve revisão histórica de Lisboa Lisboa foi fundada pelos fenícios sob o nome de Ulissipo e logo foi conquistada pelos gregos e cartagineses. Finalmente, Lisboa tornou-se a capital da Lusitânia romana, chamando-se Olisipo . Com a queda dos romanos, tornou-se parte do reino da Galiza na Suábia até 585, quando se tornou parte do reino visigodo.

Em 711, como o resto da península, passou para as mãos dos muçulmanos, que lhe deram o nome de al-Usbuma . Alfonso II saqueada e realizada por dez anos a partir de 798 para 808. Mas a conquista final pelos cristãos ocorreu em 1147 por Alfonso Enriquez apoiado pela frota da Segunda Cruzada. Em 1255 tornou-se a capital de Portugal.

Um século XIV mercantil oligarquia tarde entronizado da dinastia de Avis eo período daria lugar a grandes descobertas do século seguinte aberto. A maioria das expedições portuguesas do Age of Discovery partiu de Lisboa durante os séculos XV e XVII, incluindo a partida de  Vasco da Gama  à Índia em 1497. No século XVI, a Casa de Indias enriqueceu ainda mais a cidade devido à comércio com a Ásia, África e Brasil, e se tornou o centro mais importante da Europa no comércio de escravos

Em 1580 o Duque de Alba derrotou tropas portuguesas sob a crise de sucessão eo rei espanhol Filipe II foi reconhecido como rei de Portugal.

A restauração da independência em 1640 e a grande riqueza vinda do Brasil deram a Lisboa uma nova era de grande esplendor.

O grande terramoto de 1 de novembro de 1755 destruiu Lisboa, o que deu oportunidade ao Marquês de Pombal , com as riquezas que vinham de Minas Gerais, de reconstruir a cidade da Baixa segundo um plano regular com grandes avenidas de estilo clássico.

A cidade caiu nas mãos de Napoleão em 1807, mas foi reconquistada pelos ingleses, pelo general Wellington. Em 1833 a monarquia constitucional que duraria até a proclamação da república em 1910 foi restaurada

Em 1932 foi instalada a ditadura de Salazar, que permaneceria até a "Revolução dos Cravos", em 25 de abril de 1974. No século XX, houve uma grande mudança demográfica e expansiva.

Em 1998, Lisboa acolheu a Exposição Universal, que mudou a face desta cidade maravilhosa. No mesmo ano houve o grande incêndio que destruiu o Chiado.

História do Castelo de São Jorge É possível que o lugar onde o castelo está localizado tenha alguma estrutura defensiva romana. No final da era romana a cidade tinha uma muralha que mais tarde ficou conhecida como Cerca Velha, reutilizada pelos muçulmanos e prologada até a época medieval. O que parece provado pelas descrições dos geógrafos muçulmanos que existiam naquele período, uma fortificação com muros altos e uma fortaleza poderosa.

Após a conquista cristã do castelo em 1147 por Afonso Henríquez, o castelo foi colocado sob o patrocínio de São Jorge, ao qual muitos dos cruzados que ajudaram Afonso I na conquista professavam devoção.

Mais tarde, entre 1179 e 1183, a fortificação resistiu com êxito às forças muçulmanas que devastaram a região entre Lisboa e Santarém. No século XIII, depois de ser proclamada Lisboa em 1255, o castelo atingiu o seu apogeu: Afonso III promoveu 1265 reparações no palácio do governador e o seu sucessor D. Dinis por volta de 1300 transformou a antiga fortaleza árabe no palácio real - o palácio da Alcazaba. Nesse período, os terremotos que afetaram a cidade em 1290, 1344 e 1356, também causaram danos ao castelo.

Sob o reinado de Fernando I de Portugal no contexto das chamadas guerras de Ferdinando (1369-1382), o castelo desempenhou um papel importante durante o cerco das forças espanholas em 1373 que vieram saquear os subúrbios de Lisboa. Antes disso, naquele ano, o soberano começou a construção de uma nova cerca na cidade, a chamada "Nova Nova" ou "Muralla Fernandina", concluída dois anos depois, e que se estendeu até a atual Baixa.

O perímetro desta cerca de Fernandina ascendia a cinco mil degraus, com as dimensões intramurais de três mil e cem de comprimento por mil e quinhentos de largura. Protegido por 77 torres e cubos, contava com mais de 30 portas e persianas.

Nos nossos dias quase não há vestígios destas cercas de Lisboa. Por esta razão, a Câmara Municipal de Lisboa abriu em setembro de 2014, um circuito pedonal marcado por 16 painéis com informação histórica, com o objetivo de os tornar conhecidos e valorizados.

O castelo também passou por obras de melhoria durante o reinado de Afonso V. Durante o século XIV tinha uma vida ativa em funções Paço Real, que terminaria em 1502, quando o tribunal foi transferido para Paço da Ribeira, deixando o castelo como aquartelamento, que sofrem com vários terremotos danos de entidade diferente. Essa função como quartel continuaria durante a união peninsular, além de ser usada como prisão.

Mais uma vez, entre 1657 e 1733 foram realizadas obras de modernização no castelo, segundo o projeto Manuel do Couto . O terremoto de 1 de novembro de 1755 causou grandes danos à fortaleza, em particular ao Hospital de los Soldados, erguido em 1673.

Então, quando a breve ocupação napoleônica, o marechal francês Jean-Andoche Junot usou o Castelo de São Jorge como sede ter que acabar com a revolta da cidade de Lisboa, quando a bandeira francesa foi içada no castelo

O " Castelo de São Jorge e permanece perto de Lisboa " foi classificado como Monumento Nacional desde 1910.

Finalmente, note que, em 1939, por ocasião da comemoração do centenário da Fundação e Restauração da nacionalidade (1140, 1640), obras de demolição, consolidação e restauração do castelo começou, todo o entendimento trabalho necessário para a reintegração plena do monumento. As obras, que continuaram ao longo dos anos 1940, moldaram a aparência do castelo hoje.

Em uma posição dominante na colina mais alta do centro histórico de Lisboa, o Castelo de São Jorge é um dos mais visitados por turistas, uma vez que suas paredes têm uma esplêndida vista sobre o conjunto da Baixa e do estuário do Tejo .

Após as obras da segunda metade do século XX, o conjunto oferece aos visitantes jardins e pontos de vista (incluindo a praça principal com a estátua de D. Afonso Henriques), a cidadela e da esplanada, uma câmara escura (Torre de Ulisses antiga Torre del Tombo), espaço para exposições, sala de reunião / recepção (Casa del Gobernador) e loja turística, além do Restaurante León

Breve descrição do castelo O castelo está situado no ponto mais alto da montanha onde o conjunto no qual mais acima na parede em torno da cidadela, a esplanada e os restos do Roman-muçulmano e cercas senta fernandina

O castelo é de planta aproximadamente retangular dividida em dois quadrados de braços por uma parede norte-sul com adarve. Uma porta através daquela parede comunica os dois lugares dos braços.

Os rostos sul e leste do castelo são reforçados por uma barbacã em ângulos retos. Este barbacã também tem adarve, ameias e altas brechas. Há uma pequena porta no lado leste e uma maior no lado sul, que é a entrada do castelo, que é acessada por uma ponte sustentada por dois arcos largos sobre o fosso que cerca a barbacã.

As paredes que circundam o castelo têm adarve e merlões e são reforçadas por 10 torres quadradas projetando-se para o exterior.

Entre essas torres podemos destacar a Torre Cisterna, no canto nordeste, que possui uma cisterna de pedra e uma armação de ferro. No canto sudeste encontramos a Torre do Observatório, também conhecida como Menagem, que é mais alta e que é acessada por escadas em duas seções. A conhecida Torre de Ulisses que antes era conhecida como Torre do Tombo, hoje abriga a câmera obscura que merece uma visita.

Do canto noroeste do castelo há um pedaço de muralha que desce para a Torre de São Lourenço, assim chamada porque era contígua a uma porta com esse nome. Alguns dizem que essa estrutura constituiu uma frente avançada da Mora Fence.

A CIUDADELA circunda o castelo nos lados N., E. e S. É cercada por uma cintura de paredes ameadas reforçadas por 6 torres e 2 cubos semicirculares. Para o norte, duas portas se abrem. Junte-se à porta chamada sim, Porta Norte e a outra a Porta de Martim Moniz.

Sul da cidadela abre a porta principal, chamada San Jorge, semelhante a um arco triunfal, sendo coroada por armas reais.

Esta porta dá acesso à ESPLANADA. Nesta Esplanada encontramos o Centro Museológico, localizado no que resta do antigo Paço Real, que também merece uma visita. É composto de três grandes salas:

O Hall das Colunas que abriga a coleção do período islâmico A Sala Cisterna, que recebe peças do resto do tempo, desde a pré-história até o século XVIII, quando o terremoto de 1755 causou grande destruição, passando pela Idade Média. A Sala Ogival que serve de recepção e área de serviço. Site Castelo São Jorge https://castelodesaojorge.pt/

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal