Os 15 melhores sitios para ver e visitar em Vila do Bispo
Praia dos Mouranitos Vila do Bispo Algarve
A Praia dos Mouranitos é uma praia selvagem que fica situada entre a praia da Barriga e da Murração. O acesso é muito difícil mas na maré baixa pode ser feito pela praia da Barriga.
Praia do Tonel
A praia do Tonel é uma praia bem abrigada com uma vista priveligiada para a ponta de Sagres e a fortaleza do cabo de S. Vicente. Esta praia está equipada com casas de banho públicas, parque de estacionamento e restaurante.
Praia da Salema
A praia da Salema está localizada na pitoresca aldeia de pescadores que tem o mesmo nome, a mesma tem um excelente acesso para os restaurantes e as lojas das suas redondezas. O resort Parque da Floresta encontra-se bastante perto desta praia. A praia só é vigiada durante o verão e tem casas de banho e restaurantes nas suas imediações.
Praia de Monte Gordo
Praia do Mirouço Vila do Bispo
Se procura uma praia practicamente selvagem,isolada, o Mirouço é o local ideal. Embora seja de acesso dificil, compensa pela beleza e aspecto inóspito.Um local único, um areal pequeno, que não se pode esquecer de visitar quando estiver em Vila do Bispo.
Praia do Beliche
Escondida misteriosamente num enclave bem protegido, a praia tem acesso por uma escadaria escavada nas suas rochas. O acesso a esta praia é difÃcil. No entanto é uma praia vigiada durante o verão e tem paqrque de estacionamento e um restaurante.
Praia da Manta Rota na BaÃÂa de Monte Gordo Ria Formosa Algarve
A praia da Manta Rota é uma praia integrada na Baía de Monte Gordo e situa-se na extremidade oriental do Parque Natural da Ria Formosa, na freguesia de Vila Nova de Cacela, concelho de Vila Real de Santo António, Algarve, Portugal. É ladeada a nascente pela Praia da Lota e a poente pela Praia de Cacela Velha. Muito frequentada, dispõe de vigilância e equipamentos de apoio durante todo o período balnear.
Uma grande praça com zonas de estadia, estabelecimentos comerciais, um parque infantil, o mercado e um centro de artes, oferece muita animação, sobretudo no verão, e dá acesso a vários pontos da praia.A rede de passadeiras e passadiços sobrelevados que parte da praça leva o visitante a percorrer as dunas, permitindo a observação da vegetação dunar desde o interior, onde surgem plantas aromáticas como a perpétua-das-areias e arbustos como o piorno-branco (planta característica do sotavento arenoso), até à frente de mar, onde dominam o estorno e o cardo-marítimo. Embora muito frequentada, esta praia oferece ainda recantos tranquilos, sobretudo nas extremas do areal.
Praia de Cacela Velha ou Praia da Fábrica Ria Formosa
A praia de Cacela ou praia de Cacela Velha, também designada Praia da Fábrica é uma praia que se situa na extremidade poente da antiga Península de Cacela, a sul da aldeia histórica de Cacela Velha. Encontra-se integrada no Parque Natural da Ria Formosa. Caracteriza-se pela sua grande extensão, pelas suas águas tépidas e calmas durante o período estival e pela beleza das suas paisagens.
A praia situa-se na extrema nascente da Ilha de Cabanas, perto da barra de Cacela, e acede-se de barco a partir do Sítio da Fábrica em Cacela Velha. Esta vila histórica, onde vale a pena apreciar o casario muito branco ornamentado com o tradicional azul-cobalto, fez-se rodear por pomares de sequeiro que se estendem em colinas suaves até à ria.
A povoação cresceu em torno duma nora medieval e oferece uma magnífica vista altaneira sobre a Ria Formosa, junto ao Forte D. Paio Peres Correia. Atravessado o estreito braço de ria, o visitante depara-se com uma fina língua de areia, deserta e selvagem, em permanente mutação pela ação do mar e dos ventos. É na mais completa tranquilidade que se pode contemplar a rica flora dunar desta barreira arenosa, apenas interrompida nos locais onde o mar teima em galgar a muralha natural, e as inúmeras aves que nas dunas procuram refúgio, como o borrelho-de-coleira-interrompida, a rola-do-mar, ou a chilreta.
Praia do Martinhal Vila do Bispo Sagres Algarve
Situada a 2 km de Sagres, a Praia do Martinhal possui uma grande extensão de areia banhada por uma ondulação regular, muito apreciada pelos praticantes de surf e windsurf. Ao largo, alguns rochedos formam pequenas ilhotas, onde se abrigam várias espécies marinhas e conferem uma beleza diferente a este lugar.
O Martinhal situa-se para nascente da vila de Sagres e, embora ainda beneficie do abrigo proporcionado pela ponta da Baleeira, pode tornar-se bastante ventoso quando a nortada entra pelo amplo vale que antecede o areal.
As águas são porém calmas e convidam à prática de windsurf e de mergulho, sendo frequentes as visitas subaquáticas aos cénicos ilhotes de natureza calcária que se situam ao largo da praia, afamados pelas suas grutas submarinas e vida marinha.
A praia é essencialmente arenosa, com dunas altas no centro do praia e vegetação de sapal a estender-se para o interior do vale; apenas para nascente as arribas voltam a marcar a paisagem. Encontram-se aqui as ruínas dum importante centro oleiro romano e, nos ilhotes, vestígios de tanques para salga de peixe.
Para nascente do Martinhal, surge um pequeno areal deserto, com acesso pedonal através da urbanização do Martinhal. Trata-se da Praia dos Rebolinhos que deve o seu nome ao calhau rolado que a preenche, os chamados “rebolinhos”.
Acesso Viário: Estrada Pavimentada; Entrada na EN 268 a cerca de 100m da entrada da localidade de Sagres
Acesso Pedonal: Caminho Consolidado
Estacionamento: Não regularizado; Capacidade aproximada de 78 Lugares
Tipo: Praia Marítima
Serviços: Restaurantes; Escola de Windsurf; Aluguer de Gaivotas e de Caiaques
Segurança: Vigiada pela capitania; Nadador Salvador
Areal: Areia Branca, com uma extensão de 1000m
Dimensões com Praia-mar: 1000m de comprimento x 50m de largura
Arribas: Cordão dunar consiste no único abrigo ao vento predominante (Noroeste)
Temperatura média da água: 22ºC – Verão
Atividades que podem ser desenvolvidas: Canoagem; Motas de Água; Caça Submarina; Pesca Desportiva; Snorkeling; Windsurf
Observações: Maior sistema dunar do concelho
Praia do Tonel em Sagres, concelho de Vila do Bispo
A Praia do Tonel é uma praia em Sagres, concelho de Vila do Bispo, entre a praia do Beliche e a vila de Sagres. É constituída por um areal, situada no fundo de uma pequena baía escavada na falésia. Está orientada a oeste, a norte da Fortaleza de Sagres. Dispõe de equipamento de apoio.
O acesso é feito a partir de Sagres.
Embora menos abrigada que o Beliche, esta praia ainda se insere na enseada delimitada pela ponta de Sagres e cabo de S. Vicente. Do areal avista-se o recorte retilíneo dos alcantilados da ponta de Sagres e a Fortaleza de Sagres, uma construção do séc. XVI, com uma capela do séc. XIV no seu interior que se diz ter albergado a sepultura de S. Vicente. Avista-se também o cabo de S. Vicente e o seu farol, no extremo oposto da enseada.
O acesso pedonal para a praia faz-se por uma rampa larga talhada na arriba de cores quentes, onde se podem observar ravinamentos muito marcados, esculpidos pela escorrência da água das chuvas. O areal estende-se para sul, ao longo do qual se pode apreciar o recorte da arriba calcária e vegetação que a coloniza, como o funcho-do-mar e a salgadeira, plantas resistentes à salsugem.
Praia do Zavial
A Praia do Zavial situa-se a sul da aldeia de Raposeira, no concelho de Vila do Bispo, no Algarve, Portugal. Fica numa pequena baía da costa sul do concelho, ladeada por rochas, a leste da vizinha Praia da Ingrina. Dispõe de alguns serviços de apoio aos banhistas.
Segundo os especialistas, a sua onda comprida e tubular é ideal para o surf e bodyboard, mas a Praia do Zavial tem outros atrativos para oferecer.Estando rodeada por falésias altas e nalguns casos abruptas, que a abrigam de ventos fortes, é uma praia muito procurada que, no entanto, mantém uma área menos frequentada na sua parte oriental, onde por vezes se pratica naturismo.
Praia do Martinhal
Esta longa praia está rodeada de uma ampla baÃa. Podem-se encontrar pequenos ilhéus no lado oposto da praia o que torna a praia bastante interessante. Além de casas de banho e restaurantes esta praia tem uma escola de windsurf.
Praia da Ponta Ruiva Vila do Bispo
A praia deve o seu nome a um enorme leixão de cor rubra que se destaca no extremo sul da praia, junto ao qual se forma uma onda famosa entre os surfistas.
Os tons avermelhados desta formação rochosa contrastam fortemente com o negro das escarpas de xisto que envolvem a praia. O acesso pedonal para a praia faz-se através de um trilho de média dificuldade que desce a arriba num local de declives mais suaves.
Apesar de procurada para a prática de surf, a praia mantém-se tranquila e sem marcas humanas; o aroma a esteva é intenso e podem observar-se matos endémicos de zimbro, atapetados pelos persistentes ventos fortes, e, mais perto da praia, plantas resistentes à salsugem como o funcho-do-mar. Uma pequena linha de água corta a parede rochosa da arriba e desagua no areal na época húmida.No caminho até à praia é comum avistarem-se cartaxos, pousados nos raminhos altos dos arbustos, e aves de rapina, sobretudo falcões.
Praia do Barranco (Vila do Bispo)
A Praia do Barranco é dona de uma grande beleza natural, rodeada de uma paisagem verdejante e do azul do mar, sendo conhecida por ser muito frequentada por artistas, conferindo-lhe um ambiente alternativo muito próprio.
As águas são calmas devido ao abrigo proporcionado pelas pontas das falésias nos extremos que formam uma baía. À entrada, existe um pequeno sistema dunar sem proteções, onde vem desaguar a Ribeira de Benaçoitão.
A Praia do Barranco é dona de uma grande beleza natural, rodeada de uma paisagem verdejante e do azul do mar, sendo conhecida por ser muito frequentada por artistas, conferindo-lhe um ambiente alternativo muito próprio.Aluguer de toldos, espreguiçadeiras, Bar, Restaurante, Instalações sanitárias, Praia vigiada, Mergulho, Prática de nudismo, Bodyboard, Surf.
Praia da Mareta Vila do Bispo Sagres Algarve
É a primeira praia da costa meridional, inserindo-se na ampla baía que nasce para leste do cabo de S. Vicente, o que a protege dos ventos e ondulações dominantes. Inserida na vila de Sagres, a Mareta é uma praia urbana e muito frequentada, apreciada por proporcionar banhos calmos e um bom ponto de partida para fazer canoagem ou mergulho nas grutas submersas da enseada.
O extenso areal, com quase 800 metros, encontra-se enquadrado por arribas calcárias que se elevam nas extremas da praia, assinalando-se o desenho retilíneo do cabo de S. Vicente a marcar a paisagem. Nestas formações rochosas distinguem-se enormes grutas e as plataformas de lapiás calcário colonizadas por plantas vistosas como o pampilho-marítimo. Caminhando para leste, o areal torna-se mais tranquilo.
Localização: Freguesia de Sagres – Praia Urbana (Sagres)
Acesso Viário: Estrada Pavimentada
Acesso Pedonal: Caminho Consolidado
Estacionamento: Pavimentado; Capacidade Aproximada de 170 Lugares
Tipo: Praia Marítima
Serviços: Cafés; Restaurantes; Aluguer de Cadeiras; Aluguer de Gaivotas e de Caiaques
Segurança: Vigiada pela capitania; Nadador Salvador
Areal: Areia Branca, com uma extensão de 700m
Dimensões com Praia-mar: 700m de comprimento x 50m de largura
Arribas: Calcários e Margas, abrigadas dos ventos predominantes (Noroeste)
Temperatura média da água: 22ºC – Verão
Atividades que podem ser desenvolvidas: Canoagem; Motas de Água; Caça Submarina; Pesca Desportiva; Snorkeling; Surf; Bodyboard