Os 15 melhores sitios para ver e visitar em Albufeira

Os 15 melhores sitios para ver e visitar em Albufeira

Praia do Evaristo





Esta pequena e rochosa praia tem vários caminhos entrelaçados que conduzem até ao topo das falésias. Aí pode-se admirar a praia e a costa circundante, são vistas de rara beleza dignas de um postal. Esta bela praia também tem estacionamento bem perto, restaurantes, casas de banho e é vigiada durante o verão.

Praia de São Rafael Albufeira Algarve





A Praia de São Rafael é uma praia na costa sul do Algarve, perto da localidade da aldeia de Sesmarias que se encontra no Concelho de Albufeira, Portugal. Esta praia está localizada a 2,5 milhas por estrada a oeste do centro da cidade velha de Albufeira e é 29,7 milhas a oeste da capital da região de Faro

 

Devendo o seu nome ao empreendimento turístico aqui situado, a Praia de São Rafael fica encaixada entre as arribas, sendo o seu areal pontuado aqui e ali por rochedos isolados que também emergem no mar e lhe dão um ambiente muito pitoresco. Com excelentes condições e boas infraestruturas de apoio, a Praia de São Rafael é uma excelente opção de férias.

A praia é cercada por falésias calcárias de tons quentes, muito fraturadas e rachadas. Nesta praia, pode-se observar uma notável diversidade de formas rochosas: arcos, cavernas, abismos e armadilhas - formas que resultam da ação conjunta da força mecânica do mar sobre as falésias e das águas pluviais que levam à dissolução. pedra calcária. 

Formações como a Ponte Pequena e o Ninho das Andorinhas são exemplos dessa modelagem. Na beira da praia, pode ver florestas de pinheiros e enormes arbustos de lentilhas de pistache, suspensas no topo das falésias, muito cortadas e sulcadas. 

Na areia e exposta ao ambiente marinho, a maratona é abundante, uma planta que, se podemos dizer, suar o sal, porque é possível observe de manhã cedo ou no final do dia a formação de cristais de sal que brilham em suas folhas. Quando a transparência da água permite, vê-se o misterioso contorno das rochas submersas; Uma balada subaquática com máscara e barbatanas revela os segredos da abundante vida marinha nesta parte da costa.



Praia do Castelo de Albufeira





No Castelo as arribas elevam-se, marcando a paisagem. O areal, encaixado entre paredes pedregosas, desdobra-se em recantos escondidos e pequenas enseadas. Na extrema leste da praia, uma cénica formação rochosa que faz lembrar as ameias de um castelo fantasioso, batiza a praia.

Trata-se dum pequeno promontório muito recortado, com leixões destacados que constituem núcleos rochosos mais resistentes à erosão. Na envolvente da praia domina o verde profundo dos pinhais. No topo aplanado dos leixões também domina o verde, desta feita de plantas adaptadas ao ambiente marinho como a barrilha, a salgadeira e o funcho-do-mar. Diversas aves marinhas, como os falcões ou os corvos-marinhos, apreciam estes locais inacessíveis a predadores terrestres.

As caminhadas pelas arribas estão aqui favorecidas, descobrindo-se pequenas enseadas e observando-se geoformas geradas pela erosão, sobretudo algares e grutas. Recomenda-se, porém, cautela e a guarda de uma distância de segurança ao rebordo das arribas.



Praias da Oura Poente & Oura Nascente





Estas praias ocupam uma grande parte da orla costeira. No seu extremo Oeste existem mais funcionalidades e estruturas turísticas e náuticas, ao passo que o seu lado a Este tende a ser mais deserto de qualquer actividade ou presença humana. O Hotel da Aldeia está localizado 500 metros a norte da praia. O parque de estacionamento é pago, no entanto a praia também comporta casas de banho, restaurantes e a presença de um salva vidas com função de vigiar a praia durante o verão.

Praias do Garrão Poente & Nascente





Localizada bem perto das Dunas Douradas e das suas lagoas vizinhas está relativamente abrigada dos ventos devido as suas encostas circundantes.

Praia de Quarteira





Dantes era uma simples aldeia de pescadores mas hoje em dia, Quarteira tornou-se um centro turístico de cáracter urbano. a sua identidade passada poderia ser vista num flash se olharmos com atenção à Igreja do séc. XIV ou nas casas típicas decoradas com faixas coloridas a volta. Além disto a praia tem uma grande oferta de restaurantes e bares, há também a possibilidade de alugar cadeiras de sol. Durante o verão esta praia é vigiada. O Hotel Quarteira Sol encontra-se bastante próximo desta praia.

Praia Manuel Lourenço Albufeira





O areal é mais pequeno que nas praias a poente e forma uma concha de areia encaixada entre arribas de formas caprichosas. Para nascente estende-se uma plataforma rochosa de aspeto intrincado onde, na baixa-mar, é possível observar a vida marinha na faixa entre-marés.

Recomendam-se igualmente os passeios de máscara e barbatanas pelas rochas submersas. As cores quentes dominam a paisagem, amenizadas pelo verde dos pinheiros e das aroeiras que envolvem a praia.

Na arriba, mas longe do alcance das marés, surgem plantas aromáticas como o tomilho e a perpétua-das-areias; já perto do areal são a salgadeira e a barrilha, plantas resistentes à salsugem, que abundam. Uma efémera linha de água desagua no areal na época húmida, adensando-se a vegetação nesse local. A envolvente à praia prima pelo verde e encontra-se ajardinada com espécies nativas da região.



Praia da Falésia Albufeira, Algarve





A Praia da Falésia é uma praia situada no concelho de Albufeira, no Algarve, sul de Portugal.

É uma praia junto de uma enorme falésia com a particularidade de em certas zonas possuir uma cor avermelhada, que se inicia na Praia do Barranco das Belharucas e se estende até Vilamoura, sendo recomendável para nadar pois o areal não possui rochas.

 

O areal é imenso, inserido num troço contínuo de areias com quase 6 km de extensão, flanqueado por uma linha de arribas altas em tons fortes, ora rubros, ora esbranquiçados, criando contrastantes jogos de cor com as sobranceiras manchas verdes de pinheiro-manso. No troço poente a arriba é altiva mas muito macia, talhada em areias e argilas, onde a chuva não tem dificuldade em gerar relevos sinuosos, com ravinamentos profundos. 



Praia de Vilamoura





A atraente praia de Vilamoura é complementada por um desenvolvimento turístico que está ao nível dos mais prestigiados destinos Europeus. A fotografía acima foi tirada desde o Hotel Tivoli Marina Vilamoura. Devido à sua proximidade ao centro de Vilamora, esta praia tem uma grande variedade de infra estruturas, desde bares e restaurantes a centros de actividades náuticas.

Praia de Arrifes Albufeira





Situada a oeste de Albufeira, a Praia dos Arrifes é uma das mais pequenas do concelho. Esta pequena enseada está abrigada dos ventos por arribas baixas esculpidas onde se podem observar alguns algares, tão característicos da região. O areal é dominado por três imponentes rochedos, que estão na origem do outro nome pelo qual a praia é designada "Três Penecos".O acesso á praia faz-se por escadas de madeira, e na área envolvente revestida de pinhal, encontra-se o parque de estacionamento em terra batida.



Praia da Balaia





A Praia da Balaia é uma praia no concelho de Albufeira, no Algarve, Portugal, adjacente à Praia de Santa Eulália Fica a 3,1 km a leste da cidade de Albufeira e a 1,7 km a oeste de Olhos de água.

A praia define uma pequena baí­a formada pelos recortes das falésias e formações rochosas. Alguns locais só são acessí­veis na maré baixa.



Praia do Barranco das Belharucas Albufeira Alvarve





A Praia do Barranco das Belharucas é uma praia no concelho de Albufeira, Portugal, entre Olhos de Água e Açoteias. Começa a Praia da Falésia que se estende por 7 km até Vilamoura. 

A partir desta praia, o litoral calcário muito recortado do barlavento algarvio cede lugar às arribas macias, talhadas em areias e argilas, que se estendem ao concelho de Loulé.

O acesso recomendado à praia é pedonal, quer pelo agradável passeio, quer porque o caminho pode não estar transitável a veículos. O trilho é sinuoso e percorre um barranco escavado onde a vegetação cresce de forma exuberante e frondosa.

As vertentes rochosas encontram-se muito ravinadas pela escorrência da água das chuvas, gerando formas requintadamente esculpidas.A vegetação, sobretudo pinheiros-mansos e plantas típicas dos matos litorais como o zimbro, surge por vezes suspensa à beira dos pequenos abismos gerados pelo deslizamento de terras, expondo ao ar a sua trama emaranhada de raízes.

Muitas aves aproveitam a zona de bosque e algumas escavam abrigos e ninhos nas paredes rochosas; é o caso dos coloridos abelharucos que batizaram a praia. A praia é ampla com um areal contínuo e a perder de vista, apenas interrompido pela marina de Vilamoura, cerca de 5,5 km para nascente.

A Praia do Barranco das Belharucas situa-se no extremo ocidental da Praia da Falésia (que se estende para leste por quilómetros até Vilamoura) e está separada dos Olhos de Água por rochas, que se podem atravessar a pé na maré baixa. O seu curioso nome, deve-se à própria falésia, popularmente designada por barranco, que é procurada pelas belharucas, uma das espécies de aves que aqui nidificam.Com acesso difícil por uma estrada de terra batida que atravessa o pinhal e uma entrada direta para os hóspedes do Sheraton Pine Cliffs, esta é uma praia tranquila e preservada, onde se pode encontrar uma diversificada oferta de desportos e divertimentos aquáticos.



Praia da Coelha





Aninhada entre arribas coloridas, a praia da Coelha apesar da sua reduzida dimensão está bem protegida contra os ventos. É possível alugar cadeiras de sol como também há chuveiros, casas de banho e a praia é vigiada duranto a duração do verão.

Praia do Vale do Lobo





A praia deve a sua rara beleza ao tom ocre e rubi das suas arribas. Está rodeada pelo complexos turísticos de alta qualidade Vale do Lobo. e Dona Filipa & San Lorenzo Golf Resort

Praia do Barranco das Belharucas





Esta praia tem um acesso algo complicado e não é recomendado para quem não tenha veículos com tracção às 4 rodas, uma vez que a estrada não é asfaltada. Em termos de infra estruturas, estas incluem um grande parque de estacionamento, restaurantes e casas de banho.







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 15 melhores pontos turisticos para visitar em Viana do Castelo

Os 15 melhores pontos turisticos para visitar em Viana do Castelo

Pelourinho de Soajo Arcos de ValdevezO Pelourinho de Soajo localiza-se no Largo do Eiró, na freguesia do Soajo, vila e concelho de Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo, em Portugal. Monumento Nacional desde 1910, o pelourinho do Soajo é um simples esteio ao alto, colmatado com uma face antropomórfica e um triâ...
Os 10 melhores pontos turisticos para visitar em Viseu

Os 10 melhores pontos turisticos para visitar em Viseu

Castelo de Penedono visita obrigatriaO Castelo de Penedono, também referido como Castelo do Magriço, na Beira Alta, localiza-se na povoação, freguesia e concelho de Penedono, no distrito de Viseu, em Portugal. Em posição dominante sobre a povoação, esta pequena estrutura medieval constitui-s...
Os 15 melhores sitios para ver e visitar em Ilha Terceira

Os 15 melhores sitios para ver e visitar em Ilha Terceira

Praia de Porto Martins Ilha Terceira Aores Situada na costa leste da Ilha Terceira, a Zona Balnear de Porto Martins é formada por diversas piscinas naturais dotadas de completas infraestruturas de apoio, que proporcionam agradáveis momentos de lazer nos meses mais quentes do ano.    Praia das Cinco RibeirasConstitu&iac...
Os 10 melhores pontos turisticos para visitar em Beja

Os 10 melhores pontos turisticos para visitar em Beja

Fluvirio de Mora aqurio AlentejoO Fluviário de Mora é um aquário público dedicado aos ecossistemas de água doce, privilegiando o conhecimento e importância da sua biodiversidade, e sua relação com a humanidade. Situa-se no Parque Ecológico do Gameiro, freguesia de Cabeção...