Ambas as cidades oferecem mais do que podem ser experimentadas em poucos dias, mas se uma visita de fim de semana for inevitável, escolha a cidade que deixará a maior impressão em menos tempo. Como o Porto é menor, é mais fácil de experimentar em um momento de crise. Adegas de vinho, pontes, pôr do sol, jardins e monumentos estão praticamente todos a curta distância uns dos outros.
Enquanto Lisboa está se tornando um caldeirão, o Porto manteve o charme português mais autêntico. Como a capital e uma cidade maior com muitas oportunidades, Lisboa atrai pessoas de todo o mundo e fez um bom trabalho, garantindo que os visitantes se sintam bem-vindos. O inglês é falado praticamente de forma onipresente e certos bairros , como Martim Moniz, são conhecidos por sua natureza diversa e multicultural. O Porto é também muito acolhedor e muitas pessoas falam inglês quase fluente, mas a cultura portuguesa é mais parte integrante da cidade do que na capital. A gastronomia no Porto atrai mais pessoas do que Lisboa, e muitos dos bairros do Porto têm o charme do velho mundo, comparável ao de Alfama, em Lisboa.
A Ponte Dom Luís I é uma grande atracção e os amantes da fotografia desfrutam das imagens tiradas da cidade e do Rio Douro a partir do topo, especialmente durante o pôr-do-sol do Porto. Ambas as cidades têm muitos miradouros (ou pontos de vista), mas a opinião popular muitas vezes favorece as paisagens urbanas do Porto.
Portugal, em geral, é um ótimo destino para foodies, mas os pratos do Portoreceberam mais atenção. Conhecido pela comida saudável, destaca clássicos como o cozido (cozido) e o famoso sanduíche Francesinha (uma calorosa bomba muito apreciada). O Porto é também o melhor local para experimentar Porto, o vinho de renome mundial que é delicioso por si só, como digestivo , ou como um ingrediente extra em receitas. Onde os dias ensolarados de Lisboa são mais atraentes para passar o tempo na água, o clima mais fresco e mais cinzento do Porto é perfeito para comida caseira. Além disso, quem precisa de céu ensolarado quando você tem adegas cheias de vinho?
A encantadora Foz do Douro (e a Pérgola ), o encantador e antigo bairro da Ribeira e as estradas sinuosas do Porto gritam o romance . Embora Lisboa seja também uma cidade tranquila, o Porto é muito mais descontraído e convida a dias preguiçosos para passear, saborear petiscos portugueses e tomar bebidas à beira rio. A Ribeira é também um local fantástico para um pôr-do-sol espectacular , para além dos Jardins do Palácio de Cristal , da Sé do Porto e da Torre dos Clérigos .
Os amantes de livros vão adorar Portugal, mas o primeiro lugar a visitar é a Livraria Lello . Com sua arquitetura neogótica, a escadaria icônica e sua conexão com a escritora de Harry Potter, JK Rowling, a livraria faz sua parte na atração do turismo para o Porto. Embora Lisboa tenha a Livraria Bertrand (a livraria mais antiga do mundo), a Livraria Lello & Irmão, do Porto, pode ser ainda mais popular.
Moradores de ambas as cidades são incrivelmente simpáticos e acolhedores, mas o Porto tem esse charme de cidade pequena. Quando perguntado sobre as direções, os moradores do Porto (conhecidos como Tripeiros ) não apenas lhe dizem as direções, mas também o guiarão - possivelmente caminhando parte do caminho também. Além disso, acredita-se que as amizades com os moradores do Porto são de ferro, e não de bom tempo.
É verdade que Lisboa está mais perto de Sintra, que é uma das cidades mais bonitas de Portugal, mas qualquer um na história não pode argumentar contra o valor de visitar a região norte de Portugal . Braga, Guimarães (o local de nascimento de Portugal) e o Parque Nacional da Peneda-Gerês (que tem antigos marcos romanos) estão todos a uma hora e meia do Porto, e mais locais de topo não são muito mais longe.
Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal