Tem 75 anos e 738 km a maior estrada de Portugal e uma das maiores da Europa

Tem 75 anos e 738 km a maior estrada de Portugal e uma das maiores da Europa

Não só é a maior estrada portuguesa como também é uma das maiores da Europa. a extensão na Estrada Nacional 2

Em Portugal, a Estrada Nacional 2 é a que tem maior extensão. São 738,5 quilómetros de alcatrão que ligam a cidade de Chaves a Faro, uma rota que leva o norte ao sul, passando por 11 distritos. São eles Vila Real, Viseu, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora, Setúbal, Beja e Faro.

Entre Chaves, bem perto da fronteira espanhola,  Veja em que cidades pode parar se se aventurar pela mítica Estrada Nacional 2 (EN2)

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por pê-pim (@pepim_viagens)

 



Quem percorre a a nacional 2 Portuguesa depara-se com diferentes paisagens, como as vinhas do Douro, as planícies alentejanas ou as praias algarvias. Por essa estrada fora, cumprimentam-se alguns dos rios portugueses mais importantes, sobem-se e descem-se cinco serras e ainda admiram-se cinco tesouros nacionais reconhecidos pela UNESCO

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Diogo Alexandre (@diiialexandre)

 

A Estrada Nacional 2 foi assim classificada em 1945, mas o caminho já se vem fazendo com a história.




 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Mário Tomaz (@tomaz1967)




Muitos dos segmentos daquela que é a maior via portuguesa já eram passagens romanas antes mesmo do século XIX. Ao longo do tempo foram sendo melhorados esses troços, até constituírem aquela que é hoje a Nacional 2.

 

Chaves

O quilómetro zero da Estrada Nacional 2 encontra-se numa rotunda perto do Jardim Público de Chaves. É a partir daqui que começa a aventura. Sabia que Chaves tem um vasta história, que vai desde o assentamento romano de Aquae Flaviae até ao tempo do contrabando fronteiriço do século XX? Aproveite para desfrutar das raízes do país. Repare como a paisagem vai mudando ao longo do trajeto.

Peso da Régua

Pouco mais de 100 quilómetros depois do início da rota, encontramos o Douro na sua passagem pelo Peso da Régua. Sendo uma terra conhecida pela sua produção vinícola, pode aproveitar para provar o vinho da região ou até passear de barco pelo Douro e desfrutar das maravilhosas vistas das vinhas plantadas nas suas margens.

Lamego

Ao cruzar o Douro partindo do Peso da Régua, encontramos Lamego, cidade milenar onde, segundo reza a lenda, foram convocadas as primeiras Cortes do país que indicaram D. Afonso Henriques como primeiro rei de Portugal. Será verdade? Pelo sim, pelo não, pode sempre visitar a cidade e juntar as peças da história. É também imperdível uma visita ao Santuário da Nossa Senhora dos Remédios.

Viseu

Ponto de cruzamento de muitas vias romanas, Viseu é a nossa seguinte paragem. O destaque vai para a Catedral de Viseu, do século XII, e o monumento a Viriato, personagem histórico e icónico da cidade, já que diz a lenda que este pode ter sido o seu local de nascimento.

Montemor-o-Novo

É a segunda maior cidade do distrito de Évora, ficando apenas atrás da cidade homónima. Aqui, podemos visitar o velho castelo, que no passado abrigou toda a população do assentamento dentro das suas muralhas. Outra ótima recomendação da zona é visitar a Gruta do Escoural que contém arte rupestre do paleolítico.

Castro Verde

Pequena vila, Castro Verde abriga uma joia em plena planície alentejana: a Basílica Real. Epicentro da vila, no seu interior é possível encontrar vastos painéis de azulejos que forram as paredes do templo. Além disso, na vila pode ainda visitar o curioso Museu da Lucerna, que reúne centenas de exemplares deste objeto que fez parte do quotidiano da época romana.

Faro

Faro, a antiga Ossonoba romana, apresenta-nos um centro histórico interessante e digno de visitar. Para terminar, por que não aproveitar um dia de praia ou maravilhar-se com as paisagens das marismas da Ria Formosa?







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 12 melhores sitios para ver e visitar em Aveiro

Os 12 melhores sitios para ver e visitar em Aveiro

Praia da DunaA Praia da Duna Alta possui um areal muito extenso. A Norte, é delimitada por um pontão.O nome surgiu devido à alta e extensa duna que acompanha a faixa de areia ao longo da praia.O sossego e a vasta vegetação verdejante são as notas dominantes neste local situado a escassas centenas ...
O que fazer em Leiria os 7 melhores locais para visitar

O que fazer em Leiria os 7 melhores locais para visitar

Atelier-Museu Antnio Duarte Caldas da RainhaO Atelier-Museu António Duarte localiza-se na cidade e Concelho das Caldas da Rainha, Distrito de Leiria, em Portugal. É um museu municipal, e está inserido no Centro de Artes, um projeto desenvolvido pela autarquia. Foi construí­do pelo arquiteto Carlos Barbosa. O Ateli...
Os 10 melhores lugares para visitar em Lisboa

Os 10 melhores lugares para visitar em Lisboa

Oua um pouco de fadoEm cada um dos tipos de guia em Lisboa, este é recomendado, e é imperdível quando se visita a cidade. Ouça um pouco do Fado , o género musical tradicional de Lisboa, caracterizado pelo ritmo lento e melancólico e recentemente adicionado à lista da Unesco...
O que fazer em Monumentos no Porto os 10 melhores sitios para visitar na cidade

O que fazer em Monumentos no Porto os 10 melhores sitios para visitar na cidade

Padro do Bom Jesus de MatosinhosO Padrão do Bom Jesus de Matosinhos localiza-se em Matosinhos, Portugal.  Datado do século XVIII e conhecido também por “Senhor do Espinheiro” ou “Senhor da Areia”, assinala o local onde, segundo a lenda, apareceu a imagem do Bom Jesus de Bouças, mais tar...