Tem 75 anos e 738 km a maior estrada de Portugal e uma das maiores da Europa

Tem 75 anos e 738 km a maior estrada de Portugal e uma das maiores da Europa

Não só é a maior estrada portuguesa como também é uma das maiores da Europa. a extensão na Estrada Nacional 2

Em Portugal, a Estrada Nacional 2 é a que tem maior extensão. São 738,5 quilómetros de alcatrão que ligam a cidade de Chaves a Faro, uma rota que leva o norte ao sul, passando por 11 distritos. São eles Vila Real, Viseu, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora, Setúbal, Beja e Faro.

Entre Chaves, bem perto da fronteira espanhola,  Veja em que cidades pode parar se se aventurar pela mítica Estrada Nacional 2 (EN2)

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por pê-pim (@pepim_viagens)

 



Quem percorre a a nacional 2 Portuguesa depara-se com diferentes paisagens, como as vinhas do Douro, as planícies alentejanas ou as praias algarvias. Por essa estrada fora, cumprimentam-se alguns dos rios portugueses mais importantes, sobem-se e descem-se cinco serras e ainda admiram-se cinco tesouros nacionais reconhecidos pela UNESCO

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Diogo Alexandre (@diiialexandre)

 

A Estrada Nacional 2 foi assim classificada em 1945, mas o caminho já se vem fazendo com a história.




 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Mário Tomaz (@tomaz1967)




Muitos dos segmentos daquela que é a maior via portuguesa já eram passagens romanas antes mesmo do século XIX. Ao longo do tempo foram sendo melhorados esses troços, até constituírem aquela que é hoje a Nacional 2.

 

Chaves

O quilómetro zero da Estrada Nacional 2 encontra-se numa rotunda perto do Jardim Público de Chaves. É a partir daqui que começa a aventura. Sabia que Chaves tem um vasta história, que vai desde o assentamento romano de Aquae Flaviae até ao tempo do contrabando fronteiriço do século XX? Aproveite para desfrutar das raízes do país. Repare como a paisagem vai mudando ao longo do trajeto.

Peso da Régua

Pouco mais de 100 quilómetros depois do início da rota, encontramos o Douro na sua passagem pelo Peso da Régua. Sendo uma terra conhecida pela sua produção vinícola, pode aproveitar para provar o vinho da região ou até passear de barco pelo Douro e desfrutar das maravilhosas vistas das vinhas plantadas nas suas margens.

Lamego

Ao cruzar o Douro partindo do Peso da Régua, encontramos Lamego, cidade milenar onde, segundo reza a lenda, foram convocadas as primeiras Cortes do país que indicaram D. Afonso Henriques como primeiro rei de Portugal. Será verdade? Pelo sim, pelo não, pode sempre visitar a cidade e juntar as peças da história. É também imperdível uma visita ao Santuário da Nossa Senhora dos Remédios.

Viseu

Ponto de cruzamento de muitas vias romanas, Viseu é a nossa seguinte paragem. O destaque vai para a Catedral de Viseu, do século XII, e o monumento a Viriato, personagem histórico e icónico da cidade, já que diz a lenda que este pode ter sido o seu local de nascimento.

Montemor-o-Novo

É a segunda maior cidade do distrito de Évora, ficando apenas atrás da cidade homónima. Aqui, podemos visitar o velho castelo, que no passado abrigou toda a população do assentamento dentro das suas muralhas. Outra ótima recomendação da zona é visitar a Gruta do Escoural que contém arte rupestre do paleolítico.

Castro Verde

Pequena vila, Castro Verde abriga uma joia em plena planície alentejana: a Basílica Real. Epicentro da vila, no seu interior é possível encontrar vastos painéis de azulejos que forram as paredes do templo. Além disso, na vila pode ainda visitar o curioso Museu da Lucerna, que reúne centenas de exemplares deste objeto que fez parte do quotidiano da época romana.

Faro

Faro, a antiga Ossonoba romana, apresenta-nos um centro histórico interessante e digno de visitar. Para terminar, por que não aproveitar um dia de praia ou maravilhar-se com as paisagens das marismas da Ria Formosa?







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 12 melhores pontos turisticos e passeios em Cascais

Os 12 melhores pontos turisticos e passeios em Cascais

Praia de Santo Amaro de OeirasA praia de Santo Amaro de Oeiras situa-se na freguesia de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias, na Grande Lisboa. A praia, de tipologia urbana e afluência alta, é a maior do concelho de Oeiras, e localiza-se entre a foz da ribeira da Laje e o Forte de São Juli&at...
Os 10 melhores sitios para visitar em Faro

Os 10 melhores sitios para visitar em Faro

Praia da Barreta na Ilha Deserta Faro AlgarveA Praia da Barreta situa-se na Ilha Deserta, à entrada da Barra Nova (Barra Faro-Olhão) e faz jus ao nome pelo facto de não ter construções e de ser pouco frequentada.O acesso faz-se por mar, a partir do Cais da Porta Nova (Portas do Mar), sendo que na travessia po...
Os 20 melhores sitios para ver e visitar em Viana do Castelo

Os 20 melhores sitios para ver e visitar em Viana do Castelo

Chafariz da Praa da Rainha Praa da Repblica centro histrico de VianaO Chafariz da Praça da República está localizado na parte oriental da Praça da República (antiga Praça da Rainha), Situado no centro histórico de Viana, no centro da Praça da Rainha, o exemplar semelhante ao de C...
Os 10 melhores pontos turisticos para visitar em Lisboa

Os 10 melhores pontos turisticos para visitar em Lisboa

Igreja do Menino Deus LisboaA Igreja do Menino Deus é uma igreja localizada em Alfama junto ao Castelo de São Jorge, na freguesia de Santa Maria Maior, em Lisboa, da invocação do Menino Deus. Trata-se de uma peça importante do barroco olisiponense que resistiu ao terramoto de 1755. Esta classificada como Monument...