Os 12 melhores pontos turisticos e passeios em Praias


Praia do Burgau Costa Vicentina





A Praia do Burgau é uma praia do Algarve, situada na localidade de Burgau, no municí­pio de Vila do Bispo, na sua costa sul, a leste da praia da Salema e a oeste da praia da Luz.

É também conhecida pelas suas argilas com propriedades medicinais.

Integrada na povoação do Burgau, é uma praia de caráter urbano e marca o limite poente do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

O areal estende-se ao longo de uma pequena enseada abrigada das intempéries que funciona como porto piscatório e onde ainda se praticam formas artesanais de pesca, sendo utilizadas artes como o alcatruz, a rede de amalhar ou o aparelho de anzol.Também aqui, à semelhança do que acontece na Salema, é possível observar o regresso dos barcos à praia depois da faina e petiscar mais tarde o peixe fresco nos restaurantes da povoação.

Os utentes da praia dividem assim o areal com os barcos de pesca e com os equipamentos associadas à atividade piscatória. Para nascente, a arriba acinzentada eleva-se, talhada em calcários e margas e muito ravinada pela escorrência das águas, marcando a paisagem. A orientação do areal e a disposição das arribas proporciona abrigo dos ventos dominantes e permite banhos tranquilos.



Praia de Dona Ana situada em Lagos Algarve





A praia de Dona Anaé uma praia em Lagos, Algarve, Portugal, conhecida devido à grande beleza da paisagem.  Antes de iniciar a descida para a praia vale a pena alongar o olhar no pequeno miradouro e contemplar a linha de costa e as curiosas formações rochosas esculpidas pelas águas doces e salgadas: leixões, algares e grutas.

Nos leixões dispersos pelo horizonte brilham inúmeros pontos brancos: gaivotas, garças ou guinchos repousam nestas plataformas sobranceiras ao mar.

Plantas com adaptações especiais à salsugem, como a barrilha ou a salgadeira, revestem as paredes rochosas. O areal da praia D. Ana desdobra-se em reentrâncias geradas pelo recorte da arriba, proporcionando recantos resguardados aos banhistas.

Já dentro de água, um passeio de máscara e barbatanas revela um colorido diferente: algas, anémonas, estrelas-do-mar, ouriços, camarões ou cardumes de pequenos peixes, povoam os blocos rochosas imersos.

Dona Ana é uma praia afamada e muito frequentada, tendo já sido considerada uma das melhores praias do mundo por publicações da especialidade.

A Praia da Dona Ana é uma das praias mais pitorescas de Algarve é um ótimo local para o seu dia de praia.

A Praia Dona Ana está localizada ao sul de Lagos e está situada dentro das falésias calcárias da pequena península de Ponta da Piedade. Esse é um lindo cenário natural; os penhascos altamente em erosão revelam camadas de estratos dourados, as águas calmas do mar têm uma cor turquesa idílica e as areias são macias e convidativas.

Junto com o cenário deslumbrante, há todas as facilidades esperadas de uma praia popular, incluindo restaurantes de praia, lojas e chuveiros



Praia da Foz do Lizandro





A Praia da Foz do Lizandro é uma praia marí­tima onde desagua o rio com o mesmo nome, situada na freguesia de Carvoeira a 2,3km do centro da mesma, a 3,5km do centro da Ericeira, a 10,2km de Mafra. A praia é de areia branca e fina, é usada para praticar surf e não é muito frequentada por banhistas. O mar não é muito calmo, mas dá para nadar sem preocupação. Atualmente a praia é galardoada com o prémio Bandeira azul.

A praia possuí­ um parque de estacionamento grande e gratuito e dispõe de dois bares (Lí­mpico e Barbatana Surf&Deli) e de dois restaurantes (Retiro da Bela Sombra e NaOnda Bar::Restaurante). O areal tem 0.06105248km de área.

 

Situada na freguesia da Carvoeira, a praia da Foz do Lizandro apresenta a maior extensão de areal do Concelho de Mafra e uma paisagem natural indissociável do rio Lizandro, que ali desagua e lhe dá o nome.

Mais do que uma estância de veraneio, esta praia é um polo de lazer, integrando modernos bares e restaurantes com esplanadas. Os estabelecimentos encontram-se dispostos ao longo de um passadiço sobrelevado, paralelo à frente de rio/ mar e que permite efetuar a ligação a um amplo parque de estacionamento.

A praia conta ainda com outros equipamentos, entre os quais balneários, instalações sanitárias e posto de primeiros-socorros, zona desportiva no areal (e também no mar, já que as ondas desta praia são famosas além-fronteiras), duche, colmos e espreguiçadeiras para aluguer. Praia vigiada com nadador-salvador e sistema SOS Praia.



Praia do Banheiro situada na Costa de Caparica





A Praia do Banheiro é uma praia situada na freguesia de Costa de Caparica, que integra o concelho de Almada, no litoral português.

Praia bem frequentada, rodeada por pequenas dunas. Existe um pequeno bar com muita animação onde é possível comer refeições ligeiras.



Praia do Pópulo Ponta Delgada, ilha de São Miguel





A Praia do Pópulo é uma zona balnear portuguesa localizada no logar de Rosto de Cão, freguesia do Livramento no concelho de Ponta Delgada, ilha açoriana de São Miguel.

Durante o século XVII e o século XVIII, os terrenos envolventes a esta praia encontravam-se dedicados ao cultivo de vinhas e o acesso não era livre sendo quase do uso exclusivo dos proprietários cujas terras terminavam na orla marí­tima.

Foi já no século XX que esta praia localizada í s portas da cidade de Ponta Delgada foi alvo de melhoramentos por acção da intervenção do homem através da Junta Geral do Distrito Autónomo de Ponta Delgada, entretanto extinta.

Assim, foi nos anos 50 do século XX, a quando do lançamento de uma estrada através dos antigos terrenos de vinhas com o objectivo de fazer uma variante à Estrada Regional do Sul, que se abriu ao uso colectivo o areal.

Rapidamente os terrenos limí­trofes foram sujeitos à construção e a praia passou a ser do uso da cidade de Ponta Delgada que assim passou a ficade uma excelente zona balnear.

A Praia do Pópulo é uma zona balnear de dimensões reduzidas, também conhecida por Praia Pequena. Com areia escura de origem vulcânica esta praia possui bar de apoio e é muito procurada pelos praticantes de desportos como mergulho ou bodyboard.



Praia Olhos de Água





A praia encontra-se inserida na pitoresca povoação de Olhos d´Água, terra de pescadores que ainda hoje ocupam o areal com as suas embarcações de pesca artesanal. As afamadas nascentes de água doce que brotam do areal, localmente designadas por olhos d´água ou olheiros, batizaram a povoação e a praia.

Os olhos d´água são visíveis junto ao mar, em situação de baixa-mar, na extrema nascente da praia. Mas são também as arribas calcárias que distinguem Olhos d´Água, já que esta é a primeira praia rochosa na passagem do sotavento arenoso para o barlavento rochoso, e onde se pode observar a vida marinha na faixa entre-marés: lapas, búzios, cracas, pequenos cabozes, anémonas e algas coloridas.

As formações rochosas, muito recortadas, exibem leixões, grutas, arcos, e pequenas enseadas abrigadas. Trata-se duma praia muito frequentada, dado o seu caráter urbano e turístico, dispondo de uma praça central com esplanadas e de um pequeno passeio pedonal pela frente de mar, ladeado por palmeiras.

Tradicionalmente uma pequena aldeia piscatória, Olhos de Água deve o seu nome às nascentes de água doce existentes entre as rochas no extremo leste da praia. Durante a maré baixa é muito fácil encontrar os olheiros borbulhando na areia e sentir a frescura que vem das profundezas. Nos últimos anos a localidade cresceu bastante, mas a praia muito bonita rodeada de arribas coloridas em tons de ocre mantém a sua beleza, sendo uma agradável estância balnear que possui ótimas infraestruturas de apoio e excelentes restaurantes sobre o mar.



Praia do Norte (Nazaré)





A Praia do Norte é uma praia do concelho da Nazaré, na região Oeste, em Portugal, a qual ficou internacionalmente conhecida devido à formação das suas ondas gigantes. É muito ventosa, sendo propí­cia à prática de surf, kitesurf, windsurf e bodyboard.

Caracterizada pelas grandes ondulações vindas do atlântico (canalizadas pelo Canhão da Nazaré). Um dos mais famosos breaks no mundo - beachbreak - como tem fundo de areia existem muitos picos pela praia sendo o mais famoso

A Praia do Norte é uma praia, situada na Nazaré, internacionalmente conhecida pelas suas ondas gigantes. Encontra-se sob a influência do “Canhão da Nazaré”, um acidente geomorfológico raro, o maior da Europa e um dos maiores do mundo, que consiste numa falha na placa continental com cerca de 170 quilómetros de comprimento e cinco quilómetros de profundidade.

O “Canhão da Nazaré” canaliza a ondulação do oceano Atlântico para a Praia do Norte, praticamente sem obstáculos, o que possibilita a criação de ondas com um tamanho fora do normal, em comparação com a restante costa portuguesa.

Em 2016, a Praia do Norte acolheu a primeira prova europeia de surf de ondas grandes, o Nazaré Challenge. Para além deste evento que junta os melhores do mundo em ondas grandes, a Praia do Norte acolhe ainda uma etapa do circuito mundial de bodyboard, o Nazaré Pro.

Foi nas ondas da Praia do Norte que Garrett McNamara bateu o recorde mundial da maior onda já surfada, do Guinness World Record, com 23,77 metros.



Praia da Boca do Rio





Localizada num fundo de um vale, a praia da Boca do Rio é atravessada por dois ribeiros e conhecida por ser bastante tranquila. Tem um parque de estacionamento.

Praia Formosa Santa Cruz (Torres Vedras)





A Praia Formosa localiza-se na parte Sul de Santa Cruz, no início da subida da Avenida do Alto da Vela e, confina a Sul com a Praia da Amoeira A Praia da Formosa, que pertence à Praia de Santa Cruz, possui um areal de dimensões razoáveis. É abrigada devido à disposição da falésia em forma de arco que a protege do vento.

A linha de água e a zona de banhos estão preenchidas por formações rochosas.Na zona Norte, encimada por um miradouro, está a Riba Amarela.O estacionamento de apoio encontra-se junto à Avenida Alto da Vela.Os bancos de jardim dão um toque de design moderno à praia.



Praia da Rainha Costa da Caparica





Tem um parque de estacionamento arranjado (bom para quem não quer sujar o carro com pó como nas restantes praias da Caparica) e até um heliporto. O estacionamento é pago, o que desencoraja muita gente, mas o valor não é exorbitante: 1,20€ por dia. Uma praia familiar, muito frequentada também por colónias de férias. Fique para almoçar na esplanada do Pelicano, com vista para as dunas.

A Praia da Rainha apresenta um areal extenso que se torna muito amplo na zona Norte. Insere-se na unidade geográfica das Acácias Norte.A característica mais exótica desta praia é possuir um heliporto, muito útil em situações de emergência. Este facto é um dos motivos pelo qual é eleita por muitas colónias de férias e colégios para levarem as crianças.



Praia Fluvial do Troviscal Sertã





O isolamento, a calma e o contato com a natureza são os encantos desta praia, localizada na ponte do Troviscal, em plena ribeira da Sertã, afastada de qualquer localidade.

A unidade balnear conta com um bar agradável, sanitários com acesso facilitado a pessoas portadoras de deficiência motora e de embarcações para aluguer. Para além do bar de apoio, a praia possui parque de merendas, com diversas mesas, bancos e churrasqueira. O espaço foi desenvolvido a pensar nas crianças, através da implementação de uma zona fluvial de baixa profundidade e de um pequeno parque infantil. (Praias Fluviais, Guia 2011).

O isolamento, a calma e o contato com a natureza são os encantos da Praia Fluvial do Troviscal, localizada na ponte do Troviscal, em plena ribeira da Sertã, afastada de qualquer localidade.

A unidade balnear conta com um bar agradável, sanitários com acesso facilitado a pessoas portadoras de deficiência motora e de embarcações para aluguer.

Além do bar de apoio, a praia tem parque de merendas, com diversas mesas, bancos e churrasqueira.

O espaço foi desenvolvido a pensar nas crianças, através da implementação de uma zona fluvial de baixa profundidade e de um pequeno parque infantil.





Praia da Salgueira





A Praia da Salgueira é uma extensa praia marí­tima na área urbana da Póvoa de Varzim. A Praia da Salgueira é uma praia bastante frequentada de areia branca com poucos penedos na parte central, apta para a prática de surf. A Salgueira é bastante procurada no verão, com menores enchentes durante a semana ou fora da época estival.

A Praia da Salgueira é percorrida pela Avenida dos Banhos, a principal avenida balnear da Póvoa. A praia tomou o nome de um antigo lugar ali existente. A praia é ladeada, a sul, pela Esplanada do Carvalhido - uma praça-praia, enquanto que o flanco norte, rochoso, junto ao Buddha Club, é denominado

O areal é extenso e sem rochas, do agrado dos banhistas.Esta praia é muito frequentada por amantes de desportos aquáticos, sobretudo surfistas locais, devido à ausência de formações rochosas dentro de água.



  • Os 12 melhores pontos turisticos e passeios em Praias


Outros Artigos Populares no Blogue