As 10 melhores coisas para fazer no inverno em Praias


Praia do Mirouço Vila do Bispo





Se procura uma praia practicamente selvagem,isolada, o Mirouço é o local ideal. Embora seja de acesso dificil, compensa pela beleza e aspecto inóspito.Um local único, um areal pequeno, que não se pode esquecer de visitar quando estiver em Vila do Bispo. 

A Praia do Mirouço apresenta um areal extenso, cuja área diminui bastante durante a maré alta. Quem a frequentar deve prestar atenção aos períodos das marés.As enormes escarpas da falésia encobrem este pequeno paraíso escondido.O acesso é feito por um caminho de terra proveniente da Estrada Nacional 268. Chegado à praia, terá que descer por um trilho na falésia de dificuldade elevada, na zona Sul.



Praia da Vila Chã





Sossegada e abrigada do vento, a Praia de Vila Chã possui um areal pequeno com diversas zonas rochosas e boas infraestruturas que fornecem todo o apoio de que os banhistas possam necessitar. No areal encontram-se ainda alguns barcos de pescadores, que acrescentam colorido à paisagem, reminiscências da principal atividade a que a população da localidade se dedicava tradicionalmente.



Praia da Parede Cascais





A praia da Parede é uma zona balnear urbana situada na vila homónima, conhecida pelas suas caracterí­sticas terapêuticas relativamente í s doenças dos ossos. Esta água balnear, de substrato sobretudo rochoso e declive acentuado, não está dirigida a banhos, mas estes são fortemente procurados pelos banhistas durante a época balnear, graças à sua exposição solar.

Possui um pequeno parque de estacionamento, juntamente com bares, restaurantes, apoios de praia e postos de vigia e primeiros socorros. O acesso a pé é feito através da Avenida Marginal ou das passagens subterrâneas existentes.

Nas rochas de calcário margoso normalmente cobertas por areia, foi identificada uma jazida com pegadas de dinossauros quadrúpedes, possivelmente saurópodes. A superfí­cie onde foram encontradas é irregular, o que indica a passagem de outros dinossauros.

Zona balnear outrora conhecida pelas suas características terapêuticas relativamente às doenças dos ossos.

Não sendo uma praia de banhos, devido à grande quantidade de rochedos existentes, estes são, no entanto, fortemente procurados, durante a época balnear, pelos banhistas em virtude da sua orientação específica, em termos de exposição solar.

Dispõe de uma zona pedonal (paredão) ao longo da praia, embora não comunicante com outras praias, onde estão situados os restaurantes, bares e esplanadas.

Praia com bons acessos e inclusive passagens subterrâneas e parque de estacionamento.

Localização: ParedeExtensão da linha da praia: 0,131kmSegurança: Praia vigiada/sinalizadaEquipamentos: Restaurante; Bar; Posto Médico/Primeiros Socorros

Acesso à Praia:De automóvel - Pela EN6 - Estrada Marginal - ou pelo interior da Parede. Estacionar em local apropriado e fazer o percurso a pé até à praiaDe comboio - Sair na estação da Parede e fazer o percurso a pé

Acesso ao areal por escadas e rampa.



Praia do Ancão Loulé Algarve





Natural e serena, está inserida no Parque Natural da Ria Formosa e é a mais isolada do concelho. É envolvida por um extenso cordão dunar e está associada a uma zona húmida com características de sapal. Apresenta um amplo areal e zonas propícias a uma maior privacidade e descrição. Os apoios de praia proporcionam uma oferta qualificada e de referência.

Para trás fica o bosque de pinheiros mansos e a riqueza de fauna e flora característica da orla litoral, que convida a longos e tranquilos passeios.

A praia situa-se no extremo poente do sistema lagunar da Ria Formosa, já em área de Parque Natural. Apesar de não ser ainda visível espelho de água, são notórias as áreas alagadiças que se encharcam na maré cheia, cobertas pela típica vegetação de sapal.

Para trás fica o bosque de pinheiro manso e sobreiro que coroa as arribas baixas de cores rubras, onde se avistam frequentemente coelhos e as inconfundíveis pegas-azuis.

Transposto o sapal, abre-se ao visitante uma larga extensão de campos dunares, repleta de plantas aromáticas como o tomilho-das-areias e a perpétua-das-areias.

Já na linha das cristas dunares, na frente de mar, é obrigatório apreciar o vistoso narciso-das-areias, a delicada couve-do-mar e o típico cravo-das-areias, que salpicam a duna de branco e rosa. Os apoios-de-praia existentes, bem integrados na paisagem, permitem petiscar e simultaneamente contemplar o mar.



Praia do Albatroz na Costa da Caparica





Praia com óptimas condições balneares, ideal para famílias com crianças pequenas. O mar é calmo, mas o areal é pequeno. É vigiada e tem infra-estruturas de apoio.



Praia da Luz ou Vila da Luz fica situada na Lagoa Algarve





Praia da Luz é uma praia localizada a 7 km de Lagos (Algarve, Portugal) na vila da Luz. Sendo uma aldeia piscatória, agora tem diversos complexos turí­sticos para férias. Povoação de pescadores de tradições antigas, a Luz torna-se durante o verão uma localidade muito concorrida que nunca perde o seu encanto. A praia, que tomou o nome da localidade, tem excelentes infraestruturas de apoio, como a possibilidade de alugar equipamento para desportos náuticos, acessibilidades e apoios para cidadãos com mobilidade reduzida.

É uma zona de férias que recebe todos os anos turistas de diversas nacionalidades (sobretudo portugueses, espanhóis, ingleses, franceses e alemães). Apesar da cintura de betão que continua a desenvolver-se em seu redor, a vila mantém parte do seu encanto, sobretudo nos dias de Verão, quando a praia é uma das mais concorridas.

A praia associa-se a uma povoação de veraneio muito cosmopolita, outrora uma vila piscatória de grande importância, sobretudo entre os séc. XIII e XVI. Uma marginal calcetada acompanha a frente de mar, oferecendo esplanadas solarengas e muita animação durante o verão.

Ladeada por grandes palmeiras, esta via funde-se a poente com as muralhas da fortaleza originalmente construída para proteger a Igreja da Luz dos ataques de piratas do norte de África.

No sopé da muralha, já na praia, uma extensa plataforma rochosa de cores quentes e muito esculpida pelo mar exibe fósseis marinhos e alguma da vida da faixa entre-marés: anémonas, lapas, búzios e algas coloridas.

Para nascente a arriba eleva-se, talhada em calcários e margas e muito ravinada pela escorrência das águas. Nesta arriba esbranquiçada, uma formação rochosa muito escura sobressai na paisagem: é a chamada Rocha Negra, um filão vulcânico da Serra de Monchique que se estendeu até ao mar. Esta baía de águas calmas é propícia à prática de desportos náuticos: windsurf, kitesurf, canoagem ou mergulho.



Praia de Aveiros





A Praia dos Aveiros é uma pequena praia de bandeira azul na área chamada Areias de São João ou Areias de São João, na cidade de Albufeira, Algarve, Portugal. A praia é cercada por uma pequena enseada e é composta de areias finas e douradas e é ladeada por penhascos e formações rochosas.

Esta pequena enseada surge após o maciço rochoso que delimita a baía de Albufeira a leste e a orientação da praia permite contemplar o panorama da linha de costa até Vilamoura.

O areal encontra-se encaixado entre arribas, dando forma a uma tranquila piscina rochosa. É possível fazer um passeio sobre a plataforma rochosa na base da arriba a poente, alcançando depois um trilho pedonal que percorre o topo da arriba, até ao areal do Forte de S. João. A arriba encontra-se intensamente desgastada pelos elementos e ao longo deste passeio observa-se uma profusão de galerias, grutas e algares.

Uma pequena linha de água desagua no areal na época húmida, ladeada por canavial e por uma linha de choupos. Na envolvente da praia a vegetação abunda, desde os típicos elementos bem adaptados à salsugem, como a salgadeira e a barrilha, até às plantas dos matos de barrocal como a palmeira-anã, a única palmeira nativa da Europa



Praia das Furnas Vila nova de mil fontes





Localiza-se na margem sul do Mira, tendo como cenário de fundo as praias da Franquia e do Farol e parte de Vila Nova de Milfontes.

A partir de Vila Nova de Milfontes são dois os itinerários possíveis: pela ponte ou através de uma embarcação que, durante os meses de verão, assegura a ligação entre as duas margens.

Oferece excelentes condições para os desportos náuticos.

Situada perto de Vila Nova de Milfontes, na margem esquerda do Rio Mira, a Praia das Furnas é uma praia fluvial, com forte influência marítima. Durante a maré vazia a praia estende-se para lá da foz do Rio Mira, formando-se pequenas enseadas no areal entre as rochas.Os amantes dos desportos náuticos têm a possibilidade de praticar windsurf, vela ou canoagem no curso do rio, onde as águas são bastante mais tranquilas.



Praia da Ínsua





Situada no extremo norte do longo areal da Praia de Afife, a Praia da Ínsua está rodeada por dunas que embelezam a paisagem e a protegem dos ventos fortes. Muito concorrida, esta praia é bastante apreciada pelas crianças devido às pequenas poças que na maré baixa se formam entre as rochas.

A praia tem uma morfologia em forma de concha resguardada por um sistema dunar, brindando este espaço com um microclima.

A norte, a praia da Carrasqueira desvenda alguns dos segredos da evolução natural do litoral, aqui encontramos uma praia antiga, constituída por areias e calhaus rolados resultante das pequenas oscilações da subida e descida do mar durante o período de algumas dezenas de milhares de anos.

Aqui e ao longo de todo o litoral norte, podemos encontrar antigas estruturas de pesca artesanal, as “câmboas”.



Praia do Zavial





A Praia do Zavial situa-se a sul da aldeia de Raposeira, no concelho de Vila do Bispo, no Algarve, Portugal. Fica numa pequena baí­a da costa sul do concelho, ladeada por rochas, a leste da vizinha Praia da Ingrina. Dispõe de alguns serviços de apoio aos banhistas.

Segundo os especialistas, a sua onda comprida e tubular é ideal para o surf e bodyboard, mas a Praia do Zavial tem outros atrativos para oferecer.Estando rodeada por falésias altas e nalguns casos abruptas, que a abrigam de ventos fortes, é uma praia muito procurada que, no entanto, mantém uma área menos frequentada na sua parte oriental, onde por vezes se pratica naturismo.

   

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal