12 praias para visitar em Portugal no inverno


Praia da Navalheira





Uma ampla área de dunas, bastante rochosa, excelente para a pesca submarina. A Praia da Navalheira apresenta uma fina língua de areal muito extensa. Cria-se a sensação de existirem diversas bolsas de areal, tal a frequência das formações rochosas ao longo do seu comprimento. Junto à entrada, a área de areia é mais ampla.A praia é frequentada por adeptos de mergulho e pesca submarina.O acesso é feito através do areal da praia vizinha a Norte ou por um caminho de terra saído da Estrada Municipal 1109.



Praia do Azibo em Macedo de Cavaleiros é uma das praias fluviais mais prestigiadas da Europa





Praia do Azibo é uma praia fluvial portuguesa que fica situada nas margens da Barragem do Azibo e a cerca de 40m de Bragança. Localizada em Macedo de Cavaleiros, é uma das praias fluviais mais prestigiadas da Europa, é aquela que há mais anos consecutivos tem Bandeira Azul (praia limpa), constando assim nas listas europeias de melhores locais culturais e turí­sticos, sendo que nas infraestruturas constam restaurantes, cafés, parque de campismo, WC, chuveiros, parque de estacionamento, aluguer de barcos, etc.

Foi a única praia fluvial a norte do Tejo classificada como uma das Sete Maravilhas de Portugal, em 2012.

Dentro da Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo destacam-se as duas praias fluviais de beleza singular: a Praia da Fraga da Pegada e a Praia da Ribeira. Esta última foi eleita uma das 7 Maravilhas – Praias de Portugal, dada a sua riqueza em termos de biodiversidade e deslumbrante paisagem.

Desde 2004 que tem sido galardoada com a Bandeira Azul consecutivamente, o que é um caso único entre as praias fluviais europeias. É reconhecida como Praia Acessível para pessoas com mobilidade reduzida.

Tem parque infantil e possibilidade de aluguer de canoas e gaivotas. A areia é fina e tem calhaus rolados na margem para mais agradável contacto com o fundo. Água normalmente acima dos 22ºC à superfície. Há um grande relvado para ser usado como solário. Estacionamento de automóveis junto à praia. Funcionam todas as redes telefónicas. É um local muito concorrido sobretudo nos fins-de-semana de Julho e Agosto. Muito bonito para se passear nos restantes meses do ano. Tem dois bares de apoio.

Época balnear: 1 de julho a 15 de setembro

Serviço de assistência a banhistas (Nadadores salvadores): durante a época balnear todos os dias das 10H00 às 19H00

Serviço de apoio e informação ao utente (Vigilantes do Azibo): durante a época balnear todos os dias das 9H00 às 20H00

Posto de socorro e serviço de socorrista durante a época balnear todos os dias das 10H00 às 19H00

Extensão de frente de praia: 480 metros

Zona de banhos devidamente sinalizada

Zona de chapéus-de-sol (aluguer)



Praia da Ilha de Cabanas





Separado por um braço de agua da Ria Formosa, Cabanas é calma e bastante isolada. Tem acesso por barco desde Tavira, O Quinta Velha Resort encontra-se nas imediações..

Praia da Rainha Costa da Caparica





Tem um parque de estacionamento arranjado (bom para quem não quer sujar o carro com pó como nas restantes praias da Caparica) e até um heliporto. O estacionamento é pago, o que desencoraja muita gente, mas o valor não é exorbitante: 1,20€ por dia. Uma praia familiar, muito frequentada também por colónias de férias. Fique para almoçar na esplanada do Pelicano, com vista para as dunas.

A Praia da Rainha apresenta um areal extenso que se torna muito amplo na zona Norte. Insere-se na unidade geográfica das Acácias Norte.A característica mais exótica desta praia é possuir um heliporto, muito útil em situações de emergência. Este facto é um dos motivos pelo qual é eleita por muitas colónias de férias e colégios para levarem as crianças.



Praia de Salgueiros





Com areia branca fina pontuada por formações rochosas, a Praia de Salgueiros foi recentemente alvo de obras de beneficiação que a tornaram mais agradável. Banhada por uma ondulação forte, esta praia oferece boas condições para a prática de surf.



Praia Fluvial do Pessegueiro





A Praia Fluvial de Pessegueiro está inserida numa envolvência aldeã, tipicamente serrana. Avistam-se a igreja Matriz e o rústico casario xistoso.

Atravessada por uma ribeira de águas límpidas e cristalinas, a Aldeia do Pessegueiro e a sua praia fluvial são, com toda a certeza, um postal vivo e um retrato fiel da natureza no seu estado puro.

A qualidade das infraestruturas disponíveis, assim como a qualidade da água foram, em 2017, reconhecidas pelos dois principais galardões nacionais: classificação de ouro da Quercus e Bandeira Azul, símbolo de qualidade ambiental, que este ano se renovou.



Praia do Pintadinho





Uma pequena praia de águas calmas, a praia do Pintadinho fica a oeste do monte da Ponta do Altar. Esta praia tem uma área onde é possível jogar volley. Também há restaurantes e um pequeno parque de estacionamento.

Praia da Oliveirinha





A Praia da Oliveirinha é composta por duas bolsas de areal distintas: a Norte, e mais pequena, um acolhedor recanto de areia em forma de concha; a Sul, após os rochedos, uma faixa de areal ligeiramente mais extensa que durante a maré alta fica quase toda submersa.



Praia do Homem do Leme Porto





Situada na cidade do Porto, perto da Avenida de Montevideo, a Praia do Homem do Leme deve o seu nome a uma estátua existente junto ao areal. Este pequeno areal, com muitas rochas, oferece bonitas perspetivas e é extremamente agradável para umas horas de lazer junto ao mar.

  Na praia do Homem do Leme 11,1 dois parques infantis com construções de madeira que lembram um barco ou um castelo. Sá por isso, jápoderia ser consideradaam iga das famílias, mas esse é apenas um dos seusatrativos. «Esta praia tem todos os apoios e é muito familiar; é uma boa praia», diz José Armando, por trás do balcão do bar Homem do Leme, onde está há 41 anos. Ali, serve-se sobretudo café e cerveja. Para uma refeição ou um cocktail, ruma-se ao bar-restaurante do lado, também com o nome da praia. Barracas, posto de socorro e parque de bi cicletas são outros equipamentos desta praia do tipo rochoso, que foi a primeira do Porto a conquistar os galardões bandeira azul e praia acessível, praia para todos - tem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida e cadeira de rodas anfíbia, para que ninguém fique de fora, inclusive, na hora de ira banhos.

Praia da Samouqueira Porto Covo





A Praia da Samouqueira é a última de uma sequência de areais encravados nas rochas, com acesso difícil e grande beleza natural como a Vieirinha, a Oliveirinha, a Foz e o Burrinho.Rodeada por falésias, mas com acesso facilitado pela escada escavada na rocha, a Praia da Samouqueira conserva grutas de grande beleza, que se podem explorar na maré baixa, e oferece boas condições para a prática de mergulho.

Pequenas praias rochosas, essencialmente de calhau, zonas de pescadores e mariscadores. Ideais para a observação da natureza, designadamente, aqui é possível observarem-se poças de maré, na baixa-mar, onde se encontram diversos organismos marinhos, como ouriços, burgaus, lapas, mexilhão e, nas rochas mais distantes, durante a baixa-mar na zona intertidal, os famosos percebes.Na Samouqueira é evidente o desprendimento da arriba, existindo mesmo um fosso fundo, pelo que se aconselha evitar toda a faixa junto à arriba.COMO CHEGAR: No Rogil, vire em direcção a Esteveira, percorrendo essa estrada municipal até ao final do alcatrão. Aí chegado continue em frente, agora por caminho em terra batida. Alguns metros à frente o caminho bifurca-se, continuando pela esquerda, até ao final. No total são cerca de 4 km, deste o cruzamento da EN 120 no Rogil até à Samouqueira.



Praia Fluvial da Aldeia do Mato Abrantes





A praia fluvial de Aldeia do Mato, na união de freguesias de Aldeia do Mato e Souto, no concelho de Abrantes, distrito de Santarém é mais uma piscina fluvial na Albufeira de Castelo de Bode. Situada no concelho de Abrantes é uma das principais atracções turísticas da região, pela natureza envolvente mas também pelas óptimas condições que oferece para actividades de recreio e lazer.

A Praia fluvial da Aldeia do Mato está situada na albufeira da Barragem do Castelo de Bode, rodeada por uma natureza exuberante, onde predomina o verde e o aroma do pinhal. Dotada de infraestruturas de apoio que incluem piscinas flutuantes e parque de campismo, esta área de lazer oferece uma panóplia de atividades que incluem equipamentos para a prática de desportos náuticos como o remo, canoagem ou windsurf. Quem quiser conhecer melhor toda a zona abrangida pela albufeira, poderá percorrer este grande lago num circuito turístico de barco.



Praia Fluvial das Fernandaires em Vila do Rei





Rodeada por altas montanhas, densamente arborizadas com pinheiros bravos e medronheiros e habitada por uma pequena povoação, a Praia Fluvial de Fernandaires apresenta aos seus visitantes uma extensa e esplêndida bacia de água, proveniente da barragem de Castelo de Bode.

Preservando a natureza pura que a envolve e devido à profundidade da água, este local é dotado de uma piscina flutuante (para adultos e crianças), assim como bar, balneários e zona de estacionamento.

A frescura das sombras provenientes dos pinheiros oferece aos veraneantes a oportunidade de repousar ou até mesmo fazer campismo selvagem

Rodeada por serras com eucaliptos, pinheiros bravos e medronheiros, a zona balnear de Fernandaires tem uma extensa bacia de água proveniente da Barragem de Castelo de Bode. Por causa da profundidade da água, aqui tem uma piscina flutuante (para adultos e crianças), assim como bar com esplanada, balneários com chuveiros e pronto socorro e estacionamento de fácil acesso á praia.



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal