Os canais de Veneza estão tão limpos que os Golfinhos e cardumes regressaram vamos ter maior lição da humanidade

Os canais de Veneza estão tão limpos que os Golfinhos e cardumes regressaram vamos ter maior lição da humanidade







Sem turistas, sem poluição e sem barcos, as águas da cidade italiana estão cristalinas e cheias de vida animal.

comentários replicam-se nas redes sociais, um pouco por todo o mundo: sendo incontestável que a pandemia do coronavírus é absolutamente dramática em termos de saúde, de perdas de vidas e até da economia de muitos países; é também claro que tudo o que de surreal está a acontecer neste momento terá de levar a uma reflexão política, ambiental e social. E parece mesmo que o planeta Terra nos está a tentar dizer qualquer coisa.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

E quando o.mundo dá uma pausa a vida retorna! Hoje em Veneza #repost #veneza #italia #vida #italy #life #delfino #golfinhos #venice #veneto

Uma publicação partilhada por Giros no Mundo (@girosnomundo) a17 de Mar, 2020 às 7:55 PDT

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

A água ficou cristalina em Veneza!!! E tem gente que diz que o que acontece na natureza não é por causa do comportamento humano. Natureza, criação de Deus, ela também reage quando entra em crise e quando sai da crise. Tudo se conecta homem e meio ambiente. Desaceleração obrigatória para o meio ambiente em que veremos o benefício mais à frente. Para tudo há um propósito. . . . #veneza #amoranatureza #amorahumanidade #vidasustentavel #vida #vidasaudavel #menoscomprasmaisestilo #menosco2 #menoscarbo #sustentabilidadeambiental #sustentabilidadenapratica #sustentavel #sustainableliving #sustentabilidadeurgente #sustainablestyle . . .

Uma publicação partilhada por Elaine Tavares silva ♻️ (@elainetavaressilva) a18 de Mar, 2020 às 6:20 PDT

 

 

Há especialistas que já acreditam que o surto pode ter enormes melhorias no ambiente, quedas de poluição e até aquecimento global. Até porque os efeitos já são visíveis em imagens de satélite nos países com mais casos e, por consequência, uma quarentena mais generalizada e restritiva, como a China e Itália.

 

 

Agora, também em Itália, o segundo país do mundo mais fustigado pelo surto, a natureza volta a dar um sinal de que atrás da tragédia haverá lições a retirar. Veneza, que nas últimas décadas se via a braços com enchentes de turistas épicas, levando mesmo o governo local a ter te tomar algumas medidas de contenção, tinha também problemas ambientais crescentes: os canais estavam sujos e em muitos casos cheiravam mal, a recolha de lixo era um problema, a poluição também.

 

 

Agora, sem turistas, com as pessoas em casa, sem poluição e barcos, as águas da cidade italiana estão cristalinas e cheias de vida animal.

 

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Os canais de Veneza estão sem tráfego de barcos depois da quarentena... O resultado? Águas cristalinas e uma quantidade incrível de peixes recém-nascidos... a natureza precisava respirar novamente ❤️🌳🌍♻️🐟🚯🚮 . #GestaoAmbiental #GestaoAmbientalEmFoco #GestaoAmbientalTotal #floresta #AuditoriaAmbiental #PericiaAmbiental #MeioAmbiente #Natureza #Ambiental #Sustentabilidade #Sustentavel #ColetaSeletiva #Reciclagem #Lixo #efeitoestufa #Agua #aquecimentoglobal #Flora #RecuperacaoDeNascente #Nascente #LogisticaReversa #Arvore #Uberlandia #Brasil #MinasGerais #Instagram #ControleAmbiental #Veneza #Ecologia #nature

Uma publicação partilhada por Hathachesis Freitas (@hathachesisfreitas) a17 de Mar, 2020 às 3:21 PDT

Com a quarentena imposta, há várias imagens e vídeos virais a circular nas redes sociais que mostram cardumes de peixes, cisnes e até golfinhos em Veneza — nenhum dos quais seria absolutamente anormal, pois todas as espécies andam normalmente por perto, ainda que sem entrar nos canais.

No entanto, algumas fotos de cisnes por exemplo já foram reveladas como falsas mas as dos peixes, partilhadas por residentes, instituições locais e ambientais, são reais. E as dos golfinhos também parecem ser.

Várias pessoas enviaram fotos para um grupo no Facebook chamado Venezia Pulita (Veneza Limpa), atraindo comentários de outros utilizadores. A maioria refere que a natureza retoma a normalidade, apesar da tragédia por detrás.

 

À “CNN“, o gabinete do prefeito de Veneza disse que o regresso de peixes não se deve necessariamente à melhoria da qualidade da água.

O que acontece, explica, é que ela agora parece mais clara porque há menos tráfego nos canais, permitindo que o sedimento permaneça no fundo.

Quer os canais claros tenham a ver com a diminuição da poluição ou menos movimento físico de barcos, as fotos e vídeos mostram imagens que há décadas que não se viam.







O que visitar e conhecer em Portugal

9 lugares grátis para visitar no  Funchal

9 lugares grátis para visitar no Funchal

Praia da Barreirinha ( COMPLEXO BALNEAR DA BARREIRINHA) Situada a leste da Fortaleza de São Tiago, próxima da Igreja do Socorro, a Praia da Barreirinha é um popular local de banhos. É atualmente um local aprazível, convidativo e seguro com acessos fáceis ao mar, piscina para as crianças, sol&aa...
Os 12 melhores locais para visitar em Beja

Os 12 melhores locais para visitar em Beja

Castelo de Noudar Barrancos BejaO Castelo de Noudar, no Alentejo, localiza-se na antiga vila de mesmo nome, freguesia e concelho de Barrancos, distrito de Beja, em Portugal.  Sentinela da raia com Espanha, ergue-se isolado em uma elevação escarpada dominando a planí­cie circundante e a ribeira de Múrtega e de A...
Os 9 melhores pontos turisticos para visitar em Museus

Os 9 melhores pontos turisticos para visitar em Museus

Museu do Centro Cultural CasapianoConcebido numa perspetiva cronológica e temática e distribuído por três pisos, o percurso museológico contempla a História da Casa Pia desde a sua fundação, em 1780, até à atualidade. Sustentado nas novas tecnologias e alicerçado numa fo...
Os 20 melhores sitios para ver e visitar em Museus

Os 20 melhores sitios para ver e visitar em Museus

Museu Municipal Santos RochaO Museu Municipal Santos Rocha está localizado na cidade portuguesa da Figueira da Foz. Situado em pleno coração da cidade, junto ao Parque das Abadias, é vizinho do Centro de Artes e Espectáculos.   Fundado em 1894 por António dos Santos Rocha, o Museu Municipal...