Os canais de Veneza estão tão limpos que os Golfinhos e cardumes regressaram vamos ter maior lição da humanidade

Os canais de Veneza estão tão limpos que os Golfinhos e cardumes regressaram vamos ter maior lição da humanidade







Sem turistas, sem poluição e sem barcos, as águas da cidade italiana estão cristalinas e cheias de vida animal.

comentários replicam-se nas redes sociais, um pouco por todo o mundo: sendo incontestável que a pandemia do coronavírus é absolutamente dramática em termos de saúde, de perdas de vidas e até da economia de muitos países; é também claro que tudo o que de surreal está a acontecer neste momento terá de levar a uma reflexão política, ambiental e social. E parece mesmo que o planeta Terra nos está a tentar dizer qualquer coisa.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

E quando o.mundo dá uma pausa a vida retorna! Hoje em Veneza #repost #veneza #italia #vida #italy #life #delfino #golfinhos #venice #veneto

Uma publicação partilhada por Giros no Mundo (@girosnomundo) a17 de Mar, 2020 às 7:55 PDT

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

A água ficou cristalina em Veneza!!! E tem gente que diz que o que acontece na natureza não é por causa do comportamento humano. Natureza, criação de Deus, ela também reage quando entra em crise e quando sai da crise. Tudo se conecta homem e meio ambiente. Desaceleração obrigatória para o meio ambiente em que veremos o benefício mais à frente. Para tudo há um propósito. . . . #veneza #amoranatureza #amorahumanidade #vidasustentavel #vida #vidasaudavel #menoscomprasmaisestilo #menosco2 #menoscarbo #sustentabilidadeambiental #sustentabilidadenapratica #sustentavel #sustainableliving #sustentabilidadeurgente #sustainablestyle . . .

Uma publicação partilhada por Elaine Tavares silva ♻️ (@elainetavaressilva) a18 de Mar, 2020 às 6:20 PDT

 

 

Há especialistas que já acreditam que o surto pode ter enormes melhorias no ambiente, quedas de poluição e até aquecimento global. Até porque os efeitos já são visíveis em imagens de satélite nos países com mais casos e, por consequência, uma quarentena mais generalizada e restritiva, como a China e Itália.

 

 

Agora, também em Itália, o segundo país do mundo mais fustigado pelo surto, a natureza volta a dar um sinal de que atrás da tragédia haverá lições a retirar. Veneza, que nas últimas décadas se via a braços com enchentes de turistas épicas, levando mesmo o governo local a ter te tomar algumas medidas de contenção, tinha também problemas ambientais crescentes: os canais estavam sujos e em muitos casos cheiravam mal, a recolha de lixo era um problema, a poluição também.

 

 

Agora, sem turistas, com as pessoas em casa, sem poluição e barcos, as águas da cidade italiana estão cristalinas e cheias de vida animal.

 

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Os canais de Veneza estão sem tráfego de barcos depois da quarentena... O resultado? Águas cristalinas e uma quantidade incrível de peixes recém-nascidos... a natureza precisava respirar novamente ❤️🌳🌍♻️🐟🚯🚮 . #GestaoAmbiental #GestaoAmbientalEmFoco #GestaoAmbientalTotal #floresta #AuditoriaAmbiental #PericiaAmbiental #MeioAmbiente #Natureza #Ambiental #Sustentabilidade #Sustentavel #ColetaSeletiva #Reciclagem #Lixo #efeitoestufa #Agua #aquecimentoglobal #Flora #RecuperacaoDeNascente #Nascente #LogisticaReversa #Arvore #Uberlandia #Brasil #MinasGerais #Instagram #ControleAmbiental #Veneza #Ecologia #nature

Uma publicação partilhada por Hathachesis Freitas (@hathachesisfreitas) a17 de Mar, 2020 às 3:21 PDT

Com a quarentena imposta, há várias imagens e vídeos virais a circular nas redes sociais que mostram cardumes de peixes, cisnes e até golfinhos em Veneza — nenhum dos quais seria absolutamente anormal, pois todas as espécies andam normalmente por perto, ainda que sem entrar nos canais.

No entanto, algumas fotos de cisnes por exemplo já foram reveladas como falsas mas as dos peixes, partilhadas por residentes, instituições locais e ambientais, são reais. E as dos golfinhos também parecem ser.

Várias pessoas enviaram fotos para um grupo no Facebook chamado Venezia Pulita (Veneza Limpa), atraindo comentários de outros utilizadores. A maioria refere que a natureza retoma a normalidade, apesar da tragédia por detrás.

 

À “CNN“, o gabinete do prefeito de Veneza disse que o regresso de peixes não se deve necessariamente à melhoria da qualidade da água.

O que acontece, explica, é que ela agora parece mais clara porque há menos tráfego nos canais, permitindo que o sedimento permaneça no fundo.

Quer os canais claros tenham a ver com a diminuição da poluição ou menos movimento físico de barcos, as fotos e vídeos mostram imagens que há décadas que não se viam.







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 12 melhores monumentos para visitar no Porto

Os 12 melhores monumentos para visitar no Porto

Igreja de So Vicente de Sousa FelgueirasA Igreja de São Vicente de Sousa está situada no Lugar do Passal, na União das Freguesias de Torrados e Sousa, concelho de Felgueiras. Declarado Monumento Nacional pelo DEC. nº. 129/77, DR 226 de 29 de Setembro de 1977. Este monumento integra a Rota do Românico. A Igreja de...
Os 18 melhores sitios para ver e visitar em Lisboa

Os 18 melhores sitios para ver e visitar em Lisboa

Castelo de So JorgeIndiscutivelmente a atração turística mais popular em Lisboa, o Castelo de São Jorge coroa a colina acima da Baixa da cidade. Acredita-se que um assentamento da Idade do Ferro tenha ocupado o local estrategicamente importante, mas foram os romanos que fortaleceram as fundaç&otild...
Os 9 melhores lugares para visitar na Ilha de São Miguel

Os 9 melhores lugares para visitar na Ilha de São Miguel

Praia de Corpo Santo Ilha de So MiguelCom o casario de Vila Franca do Campo como cenário de fundo, a Praia do Corpo Santo tem acesso direto a partir do centro da localidade. Com um areal pequeno e aconchegado, esta praia é segura e ideal para crianças. Mesmo em frente e acessível por uma curta viagem de barco, situa-se ...
Os 9 melhores sitios para ver e visitar em Sesimbra

Os 9 melhores sitios para ver e visitar em Sesimbra

Praia do Portinho da Arrbida fica na Serra da ArrbidaA praia do Portinho da Arrábida é uma pequena praia localizada junto à pequena aldeia do Portinho da Arrábida, no concelho de Setúbal, em Portugal. Está inserida no Parque Natural da Arrábida e situada no sopé da Serra da Arrábida e...