É português um dos 11 aeroportos mais perigos do mundo
Ser piloto não é tarefa fácil, especialmente quando tens que aterrar ou descolar um avião atravessando por vales estreitos, passando a poucos centímetros do chão, sobrevoando a poucos metros uma estrada movimentada ou enfrentando-se com um profundo precipício que se abre ao final da pista…
1. Princesa Juliana Aeroporto Internacional, St. Maarten, Caribe
Veranistas migram para o Caribe para umas férias descontraídas.
Mas chegar aos aeroportos da região pode ter o efeito oposto - a natureza compacta e robusta de muitas das ilhas força as pistas a serem construídas em locais inventivos.
Talvez tudo pareça ainda mais sereno depois do pouso.
Em St. Maarten, o Aeroporto Princesa Juliana - em homenagem à realeza holandesa - tem pessoas roendo suas unhas no ar e no chão sempre que um avião pousa.
A pista começa a poucos metros da beira do oceano, com a aeronave chegando quase o suficientemente baixa sobre a praia para fazer um jogo de voleibol.
2. Courchevel Altiport, França
Ao contrário dos passageiros caribenhos, os esquiadores e praticantes de snowboard que chegam a Courchevel costumam se preparar para uma descarga de adrenalina.
É melhor que seja.
No inverno, a faixa de ar de asfalto no altiporto do resort francês, a mais de 2.000 metros acima do nível do mar, é muitas vezes a única coisa que não é coberta de neve.
Aeronaves voam através de um canal entre as montanhas, aterrissando em uma pista curta e íngreme, completa com queda vertical, que quase poderia dobrar como um salto de esqui.
A cena é tão dramática que foi apresentada como um local de ação no filme de James Bond, "Tomorrow Never Dies".
(Nota do Editor: Nós inicialmente referido t o de um filme de James Bond incorreto "Goldeneye".)
3. Matekane Air Strip, Lesoto
Há poucas chances de estender essa pista muito longe - termina abruptamente na beira de uma queda de 600 metros.
Somente aeronaves leves usam a pista de pouso neste remoto platô de mesa no minúsculo reino do sul da África.
Aviões, por vezes, não conseguem subir no final da pista, conjurando imagens de Wile E. Coyote pairar e cair (antes, felizmente, alcançando velocidade de vôo e subindo).
4. Juancho E. Yrausquin Aeroporto, Saba, Caribe
Rivaleando a St. Maarten para as emoções do aeroporto do Caribe, o Aeroporto Juancho E. Yrausquin, na ilha de Saba, possui uma das pistas de aterrissagem mais curtas do mundo.
Encravado em um afloramento rochoso no sopé de uma montanha e com o final do asfalto mergulhando no mar, o pouso aqui é uma experiência dramática.
5. Aeroporto Internacional de Gibraltar
Voar em direção a um gigantesco monólito de calcário em uma aproximação de pouso nunca é fácil para os nervos, mas no território ultramarino britânico de 6,2 quilômetros quadrados de Gibraltar não há nenhum outro lugar para colocar um aeroporto, exceto na sombra da Rocha.
O espaço é tão limitado no extremo sul da península ibérica que a pista corta a principal via do território.
Como as aeronaves têm prioridade sobre os automóveis na hierarquia veicular, a estrada é fechada toda vez que um avião decola ou chega.
6. Aeroporto Internacional da Barra, Hébridas Exteriores, Escócia
Onde mais no mundo pode pegar berbigões em uma pista?
Em vez de pensar em onde construir uma pista de pouso em asfalto quando está com pouco espaço, a ilha Hébrida do Exterior da Barra adotou uma abordagem diferente - não se incomodou com uma.
Os pilotos esperam até que a maré esteja fora e aterrissem na praia - supostamente o único aeroporto do mundo onde vôos programados pousam na areia.
Entre os voos de e para Glasgow, o público tem acesso livre à praia / pista.
7. Aeroporto de Paro, Butão
Se houvesse prêmios por vias aéreas remotas cercadas por cenários dramáticos, o Himalaia estaria enchendo uma prateleira.
Em lugar de honra pode estar o único aeroporto internacional no reino montanhoso do Butão
Descendo em uma bacia estreita e de alta altitude em meio a picos de 6.000 metros, os pilotos - que precisam ser especialmente treinados para pousar aqui - depositam seus jatos em uma curva acentuada antes de mergulhar em casas baixas.
8. Aeroporto Internacional de Kansai, Osaka, Japão
Aterragem em um porta-aviões parece emocionante, mas você geralmente tem que se juntar às forças armadas para fazê-lo.
Você pode experimentar um bom segundo melhor no Aeroporto Internacional de Kansai,no Japão , onde as duas pistas parecem flutuar na saída de água na Baía de Osaka.
Realmente localizados em uma ilha artificial construída especificamente para minimizar a poluição sonora para os moradores da cidade, as pistas são de fato grandes (com mais de três quilômetros de extensão) e conectadas ao continente por uma ponte de quatro quilômetros.
Mas, do ar, esta é a melhor maneira de obter esse sentimento de "Top Gun" em uma transportadora comercial.
9. Aeroporto Harstad / Narvik, Noruega
Na aproximação ao aeroporto de Harstad / Narvik, na região de Evenes, os aviões percorrem as terras dos fiordes, os lagos congelados e as montanhas cobertas de neve.
Chegar ao assentamento de Hammerfest, no extremo nordeste do país, parece tocar uma pista de gelo em certas épocas do ano.
10. Aeroporto da Madeira, Funchal, Portugal
O aeroporto internacional da Madeira parece estar trapaceando numa competição complicada.
Ver esta publicação no Instagram
Imprensado entre uma encosta íngreme e o mar, sua faixa de asfalto dramaticamente curta é estendida sobre palafitas sobre a água para torná-lo longo o suficiente para um touchdown seguro.
Acrescente turbulência no Atlântico e você terá uma chegada dramática o suficiente para fazer com que o passageiro mais calmo alcance o vinho fortificado.
11. Aeroporto de Malé, Maldivas
Aeroporto de Malé tem aparência e drama.
Construído em seu próprio atol, Hulhulé, a pista está a meros 1,80 m acima do nível do mar.
Depois de descer sobre o arquipélago de 26 ilhas das Maldivas, os materiais rodantes parecem tão próximos do mar no toque que é como se eles estivessem deslizando pela água.