Praia da Oura Albufeira
A Praia da Oura é uma praia situada no sítio denominado Oura, em Areias de São João, concelho de Albufeira. Dispõe de Bandeira Azul Situa-se a leste da Praia dos Aveiros e a oeste da Praia de Santa Eulália. Tem cerca de 900 m de comprimento por 450 metros de largura na maré vazia. Tem todos os apoios e serviços de praia, existindo comércio em toda a zona.
É uma das praias mais frequentadas pelos turistas que visitam o Algarve devido à presença de numerosos hotéis e aparthotéis em Areias de São João. É acessível pela Rua Ramalho Ortigão.
Muito perto de Albufeira, mesmo no centro de uma das zonas mais animadas do Algarve, a Praia da Oura oferece excelentes condições para uns belos dias de férias à beira-mar.O mar tranquilo, que convida ao relax ou à prática de desportos náuticos como o windsurf e o mergulho, é complementado pela agitação noturna de muitos bares, restaurantes e discotecas, em que difícil é só mesmo a escolha.
Praia Rocha Baixinha Leste Albufeira Algarve
Popularmente conhecida como a Praia dos Tomates, devido às plantações que existiam junto a um dos caminhos que lhe dá acesso, a Praia da Rocha Baixinha é uma zona tranquila no extremo leste da extensa Praia da Falésia, frequentada por muitos políticos portugueses. Muito perto da Marina de Vilamoura, um dos polos de maior animação do Algarve, esta Praia divide-se em duas áreas - Oeste e Leste.A sua qualidade ambiental reconhecida pela atribuição da bandeira azul ao longo dos anos, foi confirmada em 2003 pela certificação ambiental ISO 14001, que obteve após a candidatura apresentada pela Lusotur, empresa que gere Vilamoura.
Fazendo justiça ao nome da praia, as arribas rubras da Praia da Falésia rebaixam, dando progressivamente lugar a cristas dunares onde crescem plantas típicas das areias, como o cardo-marítimo, a luzerna-das-praias e o narciso-das-areias.
Também os empreendimentos turísticos cedem temporariamente lugar aos campos agrícolas da várzea da Ribeira de Quarteira, o que já valeu ao à Rocha Baixinha o sugestivo nome de Praia dos Tomates.
O caminho para a praia segue ao longo de campos cultivados, estufas e pastagens, bem como de vestígios mais antigos da utilização agrícola do vale, de que são exemplo as noras. Entre a praia e o amplo vale subsistem as formações rochosas ocres muito ravinadas, onde manchas densas de pinhal se misturam com pomares de sequeiro.
A bicharada abunda por estes bosques, coelhos, raposas e muitas aves, como as típicas poupas, encontram alimento e abrigo no local. O areal é amplo e para leste avistam-se já os molhes da marina de Vilamoura.
Praia do Vale do Lobo
A praia deve a sua rara beleza ao tom ocre e rubi das suas arribas. Está rodeada pelo complexos turísticos de alta qualidade Vale do Lobo. e Dona Filipa & San Lorenzo Golf Resort
Praia de Santa Eulália
Esta bonita praia tem um pequeno passeio marginal e está rodeada de barrancos profundos e de pinheiros. Os Apartamentos Alfagar têm acesso directo a esta praia. Há também um parque de estacionamento, casas de banho, algumas opções de restauração como bares e restaurantes.
Praia Olhos de Água
A praia encontra-se inserida na pitoresca povoação de Olhos d´Água, terra de pescadores que ainda hoje ocupam o areal com as suas embarcações de pesca artesanal. As afamadas nascentes de água doce que brotam do areal, localmente designadas por olhos d´água ou olheiros, batizaram a povoação e a praia.
Os olhos d´água são visíveis junto ao mar, em situação de baixa-mar, na extrema nascente da praia. Mas são também as arribas calcárias que distinguem Olhos d´Água, já que esta é a primeira praia rochosa na passagem do sotavento arenoso para o barlavento rochoso, e onde se pode observar a vida marinha na faixa entre-marés: lapas, búzios, cracas, pequenos cabozes, anémonas e algas coloridas.
As formações rochosas, muito recortadas, exibem leixões, grutas, arcos, e pequenas enseadas abrigadas. Trata-se duma praia muito frequentada, dado o seu caráter urbano e turístico, dispondo de uma praça central com esplanadas e de um pequeno passeio pedonal pela frente de mar, ladeado por palmeiras.
Tradicionalmente uma pequena aldeia piscatória, Olhos de Água deve o seu nome às nascentes de água doce existentes entre as rochas no extremo leste da praia. Durante a maré baixa é muito fácil encontrar os olheiros borbulhando na areia e sentir a frescura que vem das profundezas. Nos últimos anos a localidade cresceu bastante, mas a praia muito bonita rodeada de arribas coloridas em tons de ocre mantém a sua beleza, sendo uma agradável estância balnear que possui ótimas infraestruturas de apoio e excelentes restaurantes sobre o mar.
Praia do Trafal (Loulé Velho)
Vestígios de um velho aqueduto e peças do sistema de circulação de água podem ser encontradas nesta praia bem como de antigas estações de cultura piscicola que datam do tempo dos romanos.
Praia do Inatel
Esta praia deve o seu nome ao edifício do Inatel localizado no seu extremo oeste. Chega a ser muito povoada durante o verão devido à sua proximidade a Albufeira. Há estacionamento, restaurantes, casas de banho, salva vidas no verão e com acesso facilitado para pessoas com limitações motoras.