Meia Praia





Esta extensa praia tem cerca de 4 km de comprimento e oferece toda uma srie de infra-estruturas para quem gosta de desportos aquticos. No istmo do Bar do Alvor fica o forte da Meia Praia, que defendeu a baa de Lagos nos sc. XVII e XVIII. Os historiadores dizem que foi nesta praia que naufragaram os galees que carregavam o tesouro de Montezuma, um imperador Azteca capturado pelos soldados de Herman Cortez, em 1522. O Hotel Tivoli Lagos encontra-se nas proximidades desta praia. Devido ao facto de ser uma praia j bastante mais frequentada tem bastantes infra estruturas como um acesso facilitado para deficientes, casa de banho, um parque de estacionamento bastante amplo e alm de ser vigiada no vero tem um centro de sade.

Praia do Pinhão





A praia do Pinho est ligada sua vizinha, a praia da Dona Ana por um pequeno acesso pedestre. separada por uma espcie de arco natural no seu estremo a este, esta praia ideal para a prtica de mergulho e explorao subaqutica das suas aguas limpas. A capacidade para estacionamento desta praia bastante limitada no entanto tem a presena de um salva-vidas durante o vero.

Praia da Luz





Envolta entre dois montes, e mesmo beira da vila da Luz, este local apesar de ser um importante centro turstico, guarda ainda o seu caracter tpico e tradicional que lhe d sua originalidade. O resort Porto Dona Maria encontra-se a 3 km desta praia. Esta praia devido sua localizao tem nas suas imediaes um parque de estacionamento, cadeiras de praia para alugar e restaurantes. Outros servios disponveis incluem actividades de desporto nutico e a presena de um nadador salvador durante os meses de vero. Esta praia tambm tem um acesso facilitado para pessoas debilitadas.

Praia do Canavial





A praia do Canavial deve o seu nome ao tipo de vegetao na sua encosta, onde existes uma nascente que jorra em cascata. Conhecida peas suas aguas extremamente claras e de onde submergem formaes rochosas que contribuem para a beleza paisagstica desta praia. Devido ao facto de ser uma praia bastante isolada no tem qualquer infra estrutura e no vigiada.

Igreja de Santo Antnio (Lagos) Algarve





A Igreja de Santo António é um edifí­cio religioso localizado em Lagos, no Distrito de Faro, em Portugal.

Edificada em 1707, foi reconstruída em 1769. A decoração em talha dourada, barroca, é considerada das mais belas do país. As paredes são revestidas por painéis de azulejos em azul e branco, do século XVIII. A igreja em toda a sua extensão é coberta por uma abóbada em madeira, imitando uma abóbada de berço. A pintura desta, pelo seu colorido e justeza do desenho é uma maravilha. A perspectiva tão rigorosa dá-nos a impressão de realidade que encanta. 



Praia do Porto de Mós





Apesar da praia estar relativamente perto da cidade de Lagos, s muito raramente se encontra super povoada, diz-se que o barro que se forma nas suas encostas durante a poca das chuvas, tem propriedades medicinais benficas para a sade.Esta praia tem chuveiros, casas de banho, cadeiras de sol para aluguar e a presena de um salva vidas durante o perodo de vero.

Castelo de Lagos





O Castelo de Lagos, no Algarve, localiza-se na cidade e concelho de mesmo nome, distrito de Faro, em Portugal.

A evolução das fortificações de Lagos acompanhou a longa história da cidade. Embora o castelo não tenha chegado até aos nossos dias e o conjunto da cerca medieval se encontre relativamente descaracterizado,

Lagos é a cidade algarvia com perí­metro fortificado mais extenso. Este conjunto foi reforçado ao final do século XIII, pela construção de outras fortificações que cooperavam para a defesa da cidade e sua baí­a, entre as quais se destacam, entre outras, o Forte da Ponta da Bandeira e o Forte da Meia Praia.

Arquitectura militar dos séculos XIV a XVII. Situado num local onde alguns historiadores supõem ter existido uma alcáçova islâmica. Porém, a existência do Castelo de Lagos só é confirmada, por fontes históricas,  a partir do século XIV. À primitiva alcáçova de planta poligonal, foi exteriormente adossado um baluarte da Cerca Nova renascentista.

Após 1581, a secção medieval, mais fortificada, foi transformada em residência dos Governadores do Algarve, procedendo-se, então, a obras de adaptação desse espaço. A planta de Lagos desenhada por Alessandro Massay em 1617 é a mais antiga ilustração desta estrutura fortificada.



Praia da Luz ou Vila da Luz fica situada na Lagoa Algarve





Praia da Luz é uma praia localizada a 7 km de Lagos (Algarve, Portugal) na vila da Luz. Sendo uma aldeia piscatória, agora tem diversos complexos turí­sticos para férias. Povoação de pescadores de tradições antigas, a Luz torna-se durante o verão uma localidade muito concorrida que nunca perde o seu encanto. A praia, que tomou o nome da localidade, tem excelentes infraestruturas de apoio, como a possibilidade de alugar equipamento para desportos náuticos, acessibilidades e apoios para cidadãos com mobilidade reduzida.

É uma zona de férias que recebe todos os anos turistas de diversas nacionalidades (sobretudo portugueses, espanhóis, ingleses, franceses e alemães). Apesar da cintura de betão que continua a desenvolver-se em seu redor, a vila mantém parte do seu encanto, sobretudo nos dias de Verão, quando a praia é uma das mais concorridas.

A praia associa-se a uma povoação de veraneio muito cosmopolita, outrora uma vila piscatória de grande importância, sobretudo entre os séc. XIII e XVI. Uma marginal calcetada acompanha a frente de mar, oferecendo esplanadas solarengas e muita animação durante o verão.

Ladeada por grandes palmeiras, esta via funde-se a poente com as muralhas da fortaleza originalmente construída para proteger a Igreja da Luz dos ataques de piratas do norte de África.

No sopé da muralha, já na praia, uma extensa plataforma rochosa de cores quentes e muito esculpida pelo mar exibe fósseis marinhos e alguma da vida da faixa entre-marés: anémonas, lapas, búzios e algas coloridas.

Para nascente a arriba eleva-se, talhada em calcários e margas e muito ravinada pela escorrência das águas. Nesta arriba esbranquiçada, uma formação rochosa muito escura sobressai na paisagem: é a chamada Rocha Negra, um filão vulcânico da Serra de Monchique que se estendeu até ao mar. Esta baía de águas calmas é propícia à prática de desportos náuticos: windsurf, kitesurf, canoagem ou mergulho.



Praia do Porto de Ms Lagos Algarve





A praia nasce num vale amplo e aberto, formando um extenso areal enquadrado nas extremas por arribas altas. Do Miradouro da Atalaia, situado no topo da arriba a poente, a paisagem é soberba, avistando-se a linha de costa até Sagres.

Para poente dominam os cinzentos-claros, as arribas são talhadas em margas (calcários com elevado teor de argila) muito laminadas e sustidas em equilíbrios precários.

Na época húmida acumula-se na base da arriba espessa camada de argila, a qual os locais dizem possuir propriedades medicinais. Na face da arriba crescem plantas bem adaptadas à salsugem como a salgadeira, a barrilha e a valverde-dos-sapais, ou caniços nos locais que evidenciam escorrências de água.

Para nascente as arribas exibem tons ocres, muito quentes, e avistam-se já as formações rochosas que configuram a Ponta da Piedade. Apesar da proximidade com a cidade de Lagos, o areal possui troços muito tranquilos, sobretudo nas extremas da praia.



Praia da Batata





Localizada apenas a algumas centenas de metros do centro histrico de Lagos, a praia da Batata atraioa as suas ligaes civilizao devido a algumas das suas caractersticas tursticas bem como de uma encosta lateral coberta de pedra. Esta praia, alm de ser vigiada durante o vero e tem um parque de estacionamento, casas de banho e opes de restaurao.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal