O bacalhau aguentava-se melhor nas longas viagens marítimas que muitos dos melhores marinheiros. Hoje em dia, não há bom restaurante português onde este peixe não navegue mas com tantas receitas é difícil saber qual é o quê. Ora, aqui vai um guia prático para escolheres rápido e não ficares tu em águas de bacalhau.

Portugal possui uma gastronomia muito rica, diversificada e cheia de bons ingredientes. A nação de Camões, Saramago e Fernando Pessoa se destaca pela produção de vinhos, azeite de oliva e azeitonas. Confira abaixo a seleção que fizemos das comidas típicas Portuguesas

A culinária portuguesa está entre as mais subestimadas (e deliciosas) do mundo. Lê esta lista e descobre  razões para experimentar estes pratos da gastronomia portuguesa!

 

1. Ovos mexidos com farinheira ou bacalhau à brás

Ovos mexidos com bacalhau e ervas
É incrível a versatilidade do ovo em Portugal. Mesmo ovo mexido recebe vários tratamentos e não se limita a apenas café da manhã. Os ovos mexidos com farinheira são, por um lado, uma deliciosa entrada e, por outro lado, uma introdução suave à farinheira, que é uma das salsichas portuguesas que precisam de ser consumidas em pequenas quantidades. Esta salsicha fumada é feita com farinha, gordura de porco, páprica e vinho branco.

O bacalhau é famoso por centenas de maneiras diferentes. Pode ser lascado ou triturado sem se tornar um mingau, como peixe fresco pode. O bacalhau à brás é feito com bacalhau em lascas, frito com batatas fritas finas, depois envolto em ovos cremosos e recheados com azeitonas pretas e salsa. É suprema comida de conforto, e apenas uma outra maneira de comer ovos, algo que os portugueses gostam muito.




2. Sardinhas assadas

 


Uma fantástica combinação de peixe fresco e sabor fumado da grelha, estas sardinhas assadas em carvão são o prato mais típico de Lisboa. Podem ser encontradas tanto em restaurantes como em banca nas ruas durante as festas de Santo António em junho. Quer sejam servidas em cima de uma fatia de broa de milho, com uma salada de pimentos assados ou legumes cozidos, não te esqueças de as cobrir com uma generosa quantidade de azeite para disfrutares de toda a experiênci

3. Bacalhau à brás

 



O processo de criação de pratos de bacalhau pode ser extremamente criativo. Por exemplo, se salteares bacalhau desfiado com cebola e batata palha e lhes adicionares azeitonas e salsa, o resultado chama-se bacalhau à brás. Por ser tão saboroso e fácil de cozinhar, a sua fama não é surpresa nenhuma e certamente fará parte das listas de pratos típicos portugueses.

 

 

4. Favas com enchidos com guisados




Favas

Uma mistura de salsichas curadas - chouriço, farinheira e morcela - junte costelas e barriga de porco neste ensopado de faia cozido lentamente. A hortelã e o coentro são às vezes adicionados ao ensopado em boas quantidades e dão-lhe um sabor profundo e interessante, não encontrado em outros guisados de carne.

 

 

5. Alheira de Mirandela

 



 

Um clássico entre salsichas fumadas e chouriços, a alheira foi criada pelos Judeus por forma a fazer a inquisição portuguesa acreditar que eram cristãos. Nos dias que correm, este chouriço sem porco tornou-se num prato clássico da gastronomia portuguesa, normalmente servido com um ovo estrelado e batatas fritas.

 

6. Francesinha

 



Rapaziada, assim se reinventa o conceito de sanduíche de queijo e fiambre: triplicar a quantidade de queijo, adicionar várias camadas de enchidos, cobrir tudo com molho. Esta receita típica da cidade do Porto é uma versão rebelde do Croque Monsieur francês, o que parece justificar o seu nome fantástico sabor.

 

 

7. Cozido à portuguesa

 



Um cozido tradicional para amantes de carne, este prato inclui frango, carne de vaca, porco e várias salsichas de porco. Este abundante festival de carnetem também alguns vegetais, como cenouras cozidas, couve e feijão. A água utilizada para cozer todos estes ingredientes torna-se num nutritivo caldo que podes beber ou utilizar para cozer arroz.

8. Caldeirada de peixe

 



 

O uso de peixe e marisco na culinária portuguesa é no mínimo abundante. Põe tudo o que conseguires agarrar num tacho e o resultado é uma caldeirada, um cozido de peixe com vários tipos de peixe e marisco, coberto de tomates e ervas aromáticas. O jantar ideal após um longo dia de praia.

9. Amêijoas à Bulhão Pato

 



Faz um favor a ti mesmo: pega numa cerveja bem fresca, senta-te numa esplanada solarenga, e pede uma dose desta deliciosa iguaria. Neste prato de ameijoas não é só o que está dentro das conchas que conta, mas também mergulhar pedaços de pão no molho divinal em que são preparadas, feito à base de azeite, coentros, alho e vinho branco. Perfeito para uma tarde bem passada com amigos.

 

10. Caldo verde

 



 

Uma presença frequente nas festas tradicionais portuguesas em honra do santo padroeiro de cada localidade, o caldo verde é uma sopa feita à base de batatas, cebola, couve e rodelas de chouriço. É a comfort food perfeita e pode ser servida como ceia, ou antes de qualquer prato principal.

 

11. Arroz de Pato

 



 

Nada mais, nada menos que um risotto de pato com uma cobertura estaladiça, coberto de fatias de chouriço. Antes de ir ao forno, o pato é cozido até estar tão tenro quanto possível, suave quando chega à boca. Com um copo de vinho tinto, é garantidamente uma experiência do outro mundo.

 

12. Polvo à Lagareiro

 



 

Como podíamos nós não incluir polvo numa lista de receitas portuguesas? A sério, como? O polvo é tão especial que normalmente é servido em cerimónias ou ocasiões especiais como a noite de Natal. É também servido como entrada em vários restaurantes especializados em peixe e marisco, geralmente frio com cebola, azeite e salsa. Polvo à Lagareiro é uma receita de polvo assado, coberto em azeite e alho e servido com batatas assadas.