Os 10 melhores locais para visitar em Lagoa


Praia dos Caneiros Ferragudo, Lagoa Algarve





A Praia dos Caneiros é uma praia portuguesa que está situada na freguesia de Ferragudo, concelho de Lagoa, com a peculiar (mas não exclusiva) Encaixada entre arribas, como todas as praias do Concelho de Lagoa, a Praia dos Caneiros forma um conjunto natural com a praia do Vale da Azinhaga, apenas separadas por um pequeno promontório.

Impressionam as altas arribas de tons de ocre e rosado e, junto ao areal, as pequenas grutas e reentrâncias cavadas pelo mar na rocha frágil.

Do areal avista-se, a poente, a Ponta do Altar e a velha casa do farol, agora apequenada pela torre do VTS (sistema de controlo do tráfego marítimo) que domina a paisagem.

Sobre a praia, as cristas das arribas encontram-se colonizadas por uma diversidade de plantas características destes ambientes secos da paisagem mediterrânica - Tomilho, Funcho-do-mar, Pampilho marítimo, Limónio, Barrilha, Salgadeira e Aroeira, entre outras.





Praia da Marinha Lagos Algarve (informações)





A Praia da Marinha é uma das mais bonitas e emblemáticas praias de Portugal, considerada, ainda, como uma das 10 mais belas praias da Europa e uma das 100 mais belas praias do Mundo pelo Guia Michelin, tendo chegado inclusivamente a ser distinguida com o galardão

Rodeada por uma falésia alta esculpida pela erosão, a belíssima Praia da Marinha é considerada uma das cem melhores praias do mundo, num recanto de natureza preservada, quase mesmo em estado selvagem.Antes de descer à praia, deslumbre-se com a paisagem que se avista do alto da falésia que lhe dá acesso e depois percorra a longa escadaria. O seu esforço será recompensado pela tranquilidade que encontra neste areal banhado por um mar suave.

Uma enorme e suave escadaria dá acesso a uma pequena enseada; ao avançar até à linha da arriba o visitante depara-se com um areal que se alonga para poente.

Arribas calcárias de tons quentes, muito fraturadas e fissuradas, envolvem a praia, exibindo uma diversidade notável de curiosos modelados rochosos: arcos, grutas, leixões e algares.

Também a diversidade de habitats marinhos é assinalável: ambientes rochosos e campos de ervas marinhas abrigam coloridos ouriços e anémonas, cardumes de sargos e safias, curiosos polvos e chocos, ou delicados cavalos-marinhos.

É possível realizar aqui um percurso subaquático, acessível de máscara e barbatanas ou com escafandro autónomo.

De volta a terra firme, deixe-se seduzir pelos campos de orquídeas que florescem na primavera, visíveis nas imediações do parque de merendas no topo da arriba, ou por uma caminhada no percurso de natureza que percorre a linha das arribas entre esta praia e Vale Centeanes.



Praia do Carvoeiro





O charme desta praia de pescadores advém da sua pequena baía de aguas transparentes. Mesmo no meio de um centro turístico bastante cosmopolita. Há barcos que podem ser alugados para visitar as grutas e as praias isoladas que abundam nas suas imediações. O Hotel Carvoeiro Sol encontra-se mesmo em frente da praia e o Hotel Apartamentos Solférias uns meros 800 metros a norte.

Praia Grande





Esta extensa e comprida praia faz juz ao seu nome. a sua distancia é de tal ordem que se perde o fim no horizonte, dunas que ocupam 3 quilómetros de comprimento, criando uma paisagem deslumbrante em que as vezes se torne raro nos cruzarmo-nos com alguém, a praia também é conhecido pela possibilidade de observação das aves locais e a sua vegetação costeira. Infra estruturas disponíveis incluem estacionamento, restaurantes e casas de banho. A praia é vigiada durante o verão.

Praia da Senhora da Rocha





Ligada directamente à praia Nova por um túnel, este enclave é muitas vezes alvo de visita de barcos de pesca que compõe um cenário pitoresco com a capela no horizonte. Além de esta praia ter acesso directo a chuveiros, casas de banho e restaurantes, também há a possibilidade de alugar cadeiras de praia.

Praia de Albandeira Caramujeira, Lagoa, no Algarve





A Praia de Albandeira é uma praia situada em Caramujeira, na zona costeira do concelho de Lagoa, no Algarve.

É conhecida pelas suas piscinas naturais existentes nas rochas, as quais proporcionam uma magní­fica experiência balnear aos seus visitantes. Esta praia serve ainda de estância balnear aos turistas do Hotel Suites Alba Resort & SPA.

A sua estrada de acesso, permite ainda o acesso à Praia do Barranquinho e à Praia da Malhada do Baraço.

É praia vizinha da internacionalmente famosa Praia da Marinha

O caminho para a praia é estreito e sinuoso, seguindo por campos com matos mediterrânicos que vão ocupando os antigos pomares de sequeiro onde ainda se sente o aroma adocicado das alfarrobeiras.

Mais perto do mar crescem exuberantes matos litorais com zimbro e espécies típicas das arribas como o funcho-do-mar, a barrilha, a salgadeira e o vistoso pampilho-marítimo, formando uma mancha verde que envolve a praia.

O areal é pequeno e encontra-se dividido por um afloramento rochoso que origina abrigos, quase sempre aproveitados pelos banhistas, bem como piscinas naturais. 



Praia do Carvalho





Um pequeno pedaço de areal ente arribas de cor ocre, é um local pacífico que dispõe de infra estruturas turísticas.

Praia do Canavial Lagos Algarve





Trata-se de um areal estreito que surge imediatamente a nascente de Porto de Mós, encaixado entre arribas cenicamente recortadas, isolado e tranquilo.

O nome da praia deriva do denso caniçal que se desenvolve em torno duma linha de água torrencial, a qual corre em cascata pela arriba na época das chuvas.

O acesso à praia faz-se através de um trilho pedonal que percorre o topo da arriba, onde os matos ricos do barrocal algarvio ocupam lentamente antigos pomares de figueiras.

O sinuoso e estreito trilho para o areal desce por degraus talhados na face da arriba onde dominam tons ocres e rubros, muito intensos. As paredes rochosas carbonatadas estão muito esculpidas e fissuradas pela passagem da água das chuvas; nas pequenas cavidades que se formam crescem plantas típicas destes ambientes agrestes como a erva-pinheira, o pampilho-marítimo, a açafate-de-prata e o limónio. A transparência da água revela curiosas formações rochosas submersas.



Praia do Vale de Centeanes Carvoeiro Lagoa Algarve





A Praia do Vale de Centeanes é uma praia situada na freguesia de Carvoeiro, no concelho de Lagoa.

É uma praia que tem Bandeira Azul. O areal estende-se para poente, ladeado por arribas imponentes e muito esculpidas. Na base das paredes rochosas observam-se grutas escavadas pelo mar; já no troço central da praia a face da arriba encontra-se finamente ravinada com sulcos por onde escorre a água das chuvas.

Um largo passadiço percorre o areal, acompanhando uma plataforma rochosa onde se observam plantas típicas das arribas e fósseis marinhos.

Os passeios encontram-se favorecidos nesta praia: uma escadaria de madeira marca o início de um percurso de natureza e leva o visitante ao topo da arriba nascente, revestida por exuberantes matos litorais e de onde se admira a vista sobre a linha de costa; já uma máscara e um par de barbatanas desvendam os segredos da vida marinha, desde os animais característicos do ambiente entre-marés (cracas, mexilhões, lapas e anémonas) visíveis nas paredes rochosas, até aos cardumes de safias, sargos ou peixes-rei, que nadam em torno dos leixões.



Praia da Marinha





Uma pequena praia que se alcança ao longo da costa circundante através das rochas e túneis naturais, muito pouco visitada e logo bastante calma. Há a possibilidade de alugar cadeiras de sol. Há também casas de banho e a praia é vigiada durante o verão.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal