Elevador da Gloria dos mais bonitos da cidade


Este é um dos três elevadores que estão localizados na capital portuguesa (excluindo o Elevador de Santa Justa), talvez o mais conhecido. Lisboa é conhecida como a cidade das sete colinas, já que possui declives acentuados e ir de um bairro para outro é tarefa quase impossível. Para superar essas pequenas "dificuldades" foram criados elevadores, que permitem fazer a subida íngremes muito mais confortáveis. O elevador da Glória comunica a Praça dos Restauradores, no Bairro Alto, especificamente com a rua São Pedro de Alcântara. Ele foi inaugurado em outubro de 1885 e desde então ajuda os turistas mais preguiçosos a subir para desfrutar das maravilhosas vistas do Bairro Alto de Lisboa.

 
Uma viagem curta, mas essencial para quem vai visitar a cidade de Lisboa.
 
Um dos elevadores de Lisboa, e para mim, que tem mais charme. Ele é executado ao longo de um ruas íngremes e estreitas para terminar no Mirador de San Pedro de Alcántara. O carro é bastante antigo, mas mantidos em perfeito estado. Melhor, ir de manhã cedo para evitar as multidões de turistas, e aproveitar a viagem.

Estão a 5 minutos de viagem e 260 metros, mas com uma inclinação de quase 18%. No final é o ponto de vista de San Pedro de Alcântara, com boas vistas e lugares para comer

Ligando a Baixa Pombalina (Praça dos Restauradores) ao emblemático Bairro Alto (paragem no Miradouro de São Pedro de Alcântara), num percurso de 265 metros, o Elevador da Glória foi inaugurado em 24 de Outubro de 1885. Elaborado pelo engenheiro português Raoul Mesnier du Ponsard, começou por funcionar com depósitos de água, que, graviticamente, faziam descer um dos ascensores e subir o outro. Depois foi movido a vapor e a partir de 1914, passou finalmente a mover-se a energia eléctrica. 
Dois elevadores realizam o percurso nos sentidos ascendente e descendente, transportando turistas e residentes, sendo este o elevador mais movimentado de Lisboa. 
Utilizava, originalmente, cremalheira e cabo equilibrado por contrapeso de água como sistema de tração, passando, mais tarde, a ser movido a vapor. Em 1915, o segundo ascensor implantado na cidade das 7 colinas, foi eletrificado. 

Os carros utilizados eram de dois pisos, com bancos dispostos longitudinalmente. Atualmente, as duas cabines têm apenas um piso, mas mantém os seus bancos longitudinais.

Em 2002, foi classificado como Monumento Nacional.

Percurso: Praça Restauradores – S. Pedro de Alcântara

Horário de Funcionamento:
2ª a 5ª feira: 7h15 – 23h55 horas
6ª feira: 7h15 – 00h25 horas
sábado: 8h45 – 00h25 horas
domingo e feriado: 9h15 – 23h55 horas
 
 

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal