Tem 738 km e 78 anos a maior estrada de Portugal


Não só é a maior estrada portuguesa como também é uma das maiores da Europa. a extensão na Estrada Nacional 2 Em Portugal, a Estrada Nacional 2 é a que tem maior extensão.

São 738,5 quilómetros de alcatrão que ligam a cidade de Chaves a Faro, uma rota que leva o norte ao sul, passando por 11 distritos. São eles Vila Real, Viseu, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora, Setúbal, Beja e Faro.

A Estrada Nacional 2 é a mais longa de Portugal e da Europa, a terceira maior do mundo e atravessa o País de uma ponta à outra, pelo seu interior: passa por 35 municípios, no total.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por pê-pim (@pepim_viagens)

 



A Estrada Nacional 2 atravessa o país de norte a sul A N2 foi criada pelo Plano Rodoviário Nacional de 1945 com o objetivo de ligar Chaves a Faro. Grande parte da N2 resultou da renumeração de estradas já existentes, mas alguns troços foram construídos nas décadas seguintes. Com um comprimento inicial de 739,260 km, a N2 era então a mais longa estrada do Estado, atravessando Portugal continental de norte a sul, cortando" o país ao meio entre o este o oeste e cruzando 11 dos 18 distritos.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Filipe Pinhas (@filipepinhas)

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Diogo Alexandre (@diiialexandre)

 

A Estrada Nacional 2 foi assim classificada em 1945, mas o caminho já se vem fazendo com a história.

 

Muitos dos segmentos daquela que é a maior via portuguesa já eram passagens romanas antes mesmo do século XIX. Ao longo do tempo foram sendo melhorados esses troços, até constituírem aquela que é hoje a Nacional 2.

 

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal