Os 41 melhores mercados de Natal no Centro de Portugal


Os mercados de Natal são uma forma de comprar presentes originais e artesanais e, além disso, convidam a um passeio pela cidade.  Dos que mais parecem parques de diversão aos mais tradicionais, bem ao jeito dos mercados europeus que se afirmam como destinos turísticos, de norte a sul do país não faltam opções para começar a fazer as compras de Natal. Haja tempo, dinheiro e bons sapatos para palmilhar tantos quilómetros.
 
Está oficialmente inaugurada a ‘Volta a Portugal em Mercados de Natal’. A existir verdadeiramente, os que se seguem teriam de ser obrigatoriamente incluídos. Neles não se encontram apenas as tradicionais bancas de artesanato ou gastronomia: há cada vez mais opções de compras de presentes, para todas as preferências, carteiras e faixas etárias




Alenquer, Presépio de Portugal
Durante três semanas, um enorme leque de eventos associados ao Natal e ao “Cantar e Pintar dos Reis” surpreende os visitantes, proporcionando momentos únicos de lazer e diversão a todas as famílias e, especialmente, aos mais novos. Esta vila de rainhas transforma-se numa verdadeira Vila de Natal, repleta de encanto e magia!
http://www.viveralenquer.pt/
 

 
Montemor-o-Velho
Castelo Mágico – Uma Viagem ao Sonho de Natal
O castelo de Montemor-o-Velho, um dos ex-líbris da região de Coimbra, será, durante o mês de dezembro, a casa dos sonhos de Natal. De quinta a domingo, a magia vai invadir o Castelo Mágico e presentear miúdos e graúdos com atividades circenses, insufláveis, exposições, passeios com animais, um parque de aventura, a casa do Pai Natal, espetáculos únicos em Portugal, e muitas outras experiências!
https://castelomagico.pt/
 

 
Óbidos
Óbidos Vila Natal 
Na sua XIII edição, o Óbidos Vila Natal oferece aos seus visitantes momentos de magia, música, circo, comédia, teatro e marionetas, com várias sessões de espetáculos ao longo do dia. As diversões incluem uma roda gigante, o túnel da ilusão, jogos de Natal, discoteca, ateliê de bolas de sabão, presépio de Natal, face painting, rampa de gelo, trampolins e, como não poderia faltar, a Casa do Pai Natal. Serão vários os momentos, em família, ou com amigos, para relembrar os bons velhos tempos, enquanto se desenha novos sonhos na companhia dos que são mais queridos!
http://obidosvilanatal.pt/
 

 
Penamacor
Penamacor Vila Madeiro
Mais que uma grande festa, é uma tradição local que fomenta o encontro entre várias gerações de Penamacorenses, recebidos todos os anos pelos jovens que celebram 20 anos. As várias atividades, desde o abate das árvores à sua disposição no adro da igreja, passando pelo convívio no campo, pelo interminável cortejo de tratores que transportam os gigantescos troncos no dia 8, e pela festa da Imaculada Conceição, culminam no atear do Madeiro, na noite de 23 para 24 de dezembro.
http://www.cm-penamacor.pt
 

 
Penela
Penela Presépio
O Penela Presépio é a estrela que o guia até um mundo mágico, com muitos momentos de animação, cor, música, espetáculos, alegria, sabores e descobertas do património histórico, natural e imaterial. É um evento dividido por vários espaços do concelho, como o Presépio Animado do Castelo de Penela, o Presépio Tradicional do Espinhal ou o Presépio ao Vivo do Quintal das Lapas, entre outros espaços e momentos de animação.
www.penelapresepio.com
 
 

Seia
Cabeça Aldeia Natal, O Natal mais Ecológico do País
“Uma aldeia genuína. Por mãos de gente genuína” é a proposta de Natal na Serra da Estrela. Inspirada nos valores do Natal, onde se vive de forma simples e autêntica, a Aldeia Natal convida os visitantes a percorrer as pitorescas ruas da aldeia, que ostentam uma decoração criativa e ecológica. Os enfeites são concebidos em exclusivo pelos seus moradores, usando materiais retirados da natureza, os quais também abrem as portas das suas casas, transformando a aldeia e as suas ruas num verdadeiro mercado de Natal.
www.cabecaaldeianatal.pt
 

 
 
Outros Natais no Centro de Portugal
 
 

Abrantes
A programação de Natal do Município de Abrantes promete muita animação no centro histórico da cidade. Prepara-se para o correio de Natal, carta ao Pai Natal, casa do Pai Natal, enfeites animados, animação de rua, espetáculos de música infantil, workshops, fábrica de brinquedos, fábrica dos doces e espaço de beleza facial, entre muita animação!
 
 

Abrantes, Constância e Sardoal
Mercados de Natal do Ribatejo Interior
Sob o mote “Ofereça o que é nosso, valorize e consuma o que é local”, estes mercados têm como objetivos incentivar a comunidade local a adquirir produtos e artesanato de Abrantes, Constância e Sardoal. Será realizado um mercado de Natal por concelho, com exposição e comercialização de produtos locais e artesanato. Além da exposição e comercialização de produtos locais e artesanato, estes eventos terão também um programa de animação associado e alusivo à época.
 
 
 

Águeda
Ao maior Pai Natal do Guinness junta-se, agora, o mais pequeno Pai Natal do mundo! Após três anos a zelar sozinho pelo Natal de Águeda, o maior Pai Natal do Mundo tem uma companhia à sua altura! Este é um dos destaques das festividades de Natal em Águeda, com 40 dias de ruas cintilantes, animadas por espectáculos e um genuíno espírito natalício! Venha (re)descobrir a magia do Natal em Águeda!
https://www.cm-agueda.pt
 

Alcobaça
Árvore de Natal flutuante na baía de São Martinho do Porto.
Única na Europa, esta Árvore de Natal pode ser vista de 14 de dezembro a 6 de janeiro.
 
 

Arganil
Cantares de Natal e Janeiras na Aldeia
“Cantares de Natal e Janeiras na Aldeia” é uma iniciativa da Câmara Municipal de Arganil que pretende evocar uma das mais apreciadas e expressivas tradições associadas à quadra natalícia. Entoando o espírito de harmonia característico do Natal, as Tunas do Concelho prometem levar alegria, boa disposição e um contacto privilegiado com a Cultura às populações locais das aldeias mais distantes da sede do concelho. De 13 a 16 de dezembro, a sede do concelho realiza também um Mercado de Natal, com degustação e venda de produtos regionais e artesanato, casa do Pai Natal, duendes, pinturas faciais, workshops e muita animação.
www.cm-arganil.pt
 

Aveiro
Boas Festas em Aveiro
A Grande Abertura do “Boas Festas em Aveiro” terá lugar no sábado, dia 1 de dezembro, com início pelas 17h00, com a ligação da iluminação de Natal no Centro Histórico. Segue-se o maior Desfile e Concentração de Pais Natal em Barco Moliceiro, a que este ano se junta a modalidade aquática Stand Up Paddle, num espetáculo único no país. A Câmara Municipal convida toda a população a participar nesta atividade, com a condição de trazerem vestido um gorro de Pai Natal, quer seja embarcando num dos moliceiros para o efeito disponíveis nos Cais do Canal Central ou fazendo o acompanhamento do cortejo pelas margens dos Canais Urbanos, até ao Cais da Fonte Nova. A viagem termina no Cais da Fonte Nova, onde se fará a ligação da iluminação da Maior Árvore de Natal de Portugal e onde irá decorrer também a inauguração do #saiprarua (parceria JN/TSF), um grande evento, em edição Aveiro. Ainda no dia 1 terá início o “Xmas Club Aveiro” no Largo do Mercado Manuel Firmino. Trata-se de um projeto já com impacto nacional, inspirado nos mercados nórdicos de Natal e que pretende recuperar as tradições e a autenticidade desta época festiva. O “Coreto Xmas Club” será o meeting point dos aveirenses durante as semanas de Natal.
http://www.cm-aveiro.pt/
 

 
Bombarral
Loja de Natal
A Loja Natal – Ofereça Bombarral inaugura no dia 1 de dezembro e prolonga-se até dia 24. Lá dentro estão os aromas e sabores produzidos no Bombarral. A Loja Natal é uma iniciativa da autarquia, com o objetivo de incentivar à compra de produtos do concelho nesta época natalícia. Provas, degustações e showcooking são algumas das iniciativas previstas.
https://www.facebook.com
 

Caldas da Rainha
Árvore de Natal Encantada
A Árvore de Natal gigante situada na Praça 25 de Abril ilumina toda a cidade com os seus raios de luz e encantamento. Com o seu esplendor dos 33 metros de altura, é uma das maiores Árvores de Natal de Portugal. Não vai faltar animação, ao longo de seis semanas. Casa do Pai Natal, espetáculos musicais, animações infantis com os bonecos da Disney e insufláveis que promovem todo o encantamento nas crianças, exposições de Árvores de Natal, comboio encantado e passeio de charrete são algumas das surpresas. O mercadinho de natal vai ser preparado num cenário mágico, na Praça 25 de Abril, com o objetivo de encantar toda a família, com a degustação de pequenos prazeres e demais oferta económica, num convite ao convívio e à partilha de emoções num espaço de bem estar e de encantar.
https://www.facebook.com
 
 

Batalha 
Natal na Batalha tem brilho
Uma pista de gelo natural com 200 metros quadrados, em tenda coberta, é o grande destaque, a que se juntam diversos espetáculos dirigidos aos mais pequenos, sessões de cinema infantil e um grande concerto na Igreja do Mosteiro, no dia 8 de dezembro. O programa contempla ainda a realização de diversas oficinas temáticas a realizar na Casa do Pai Natal, animação de rua e diversas atividades desportivas de cariz solidário.

 

 
Castanheira de Pera 
Natal na Aldeia
O Natal na Aldeia está de regresso a Castanheira de Pera! Pela segunda vez, o concelho voltará a viver o Natal emerso numa aldeia cheia de luz, recheada por diversas atividades para as famílias. Quem visitar Castanheira de Pera poderá usufruir de um leque de atividades que se iniciam no peddy-paper, proposto à chegada da Casa do Pai Natal. Experienciando um roteiro mágico, os visitantes poderão realizar uma viagem de Comboio, uma volta na Pista de Gelo e no Carrossel, e ainda experimentar os sabores da região numa das tascas tradicionais. Uma das grandes novidades deste ano é a Tenda de Atividades, que servirá também de palco para diversos concertos.

 

Castelo Branco
Natal Branco
Castelo Branco vai assinalar este ano a época de Natal com um conjunto de iniciativas e atividades de animação. Comboio de Natal, Iglo dos Sonhos, Lago do Gelo, Árvore dos Desejos, Mercado de Natal, Escorrega Mágico, Bosque Encantado, Exposição Legomania e Exposição São Nicolau são as principais iniciativas. A não perder!

 
 

Coimbra
Luzes sobre a Baixa
Este evento aposta na diversidade de conteúdos, espaços e públicos, numa ação que pretende ser abrangente e dinâmica, sem esquecer ainda outro dos grandes objetivos que é promover o comércio da Baixa de Coimbra e atrair cada vez mais públicos a esta área da cidade. O programa conta com mostras de presépios, exposições, animação de rua, atividades para crianças e concertos, entre muitas outras iniciativas.
www.cm-coimbra.pt
 
 

Constância
Os Mercados de Natal, a exposição Natal Reciclado, a iluminação natalícia e a exposição/venda de peças natalícias são os diversos eventos que vão decorrer em Constância no mês de dezembro.
www.cm-constancia.pt
 
 

Estarreja
Natalim – Um Mundo de Sonhos que não tem fim!
A partir de dia 1 de dezembro, o Natal vai espalhar-se cheio de luz e cor pelas ruas, pelas praças, pelos edifícios de Estarreja: a cidade inaugura as iluminações de Natal, acende as luzes da gigante Árvore de Natal e o carrossel Parisiense começa a girar na Praça Francisco Barbosa. Para as delícias dos mais pequenos, o Pai Natal vai chegar acompanhado pela parada de Natal das “Saias & Companhias”. Logo de seguida, o velho homem das barbas brancas e os seus ajudantes vão aguardar pelas crianças na Casa do Pai Natal para ouvir todos os seus pedidos.
https://www.cm-estarreja.pt
 
 

Figueira da Foz
A Casa do Pai Natal
Estação do Pai Natal, com comboio infantil; casinha solidária, na qual se vai angariar brinquedos para as crianças carenciadas; a casinha das artes, com ateliers, para as crianças, de pintura, modelagem, tecelagem e origami; e casinhas dedicadas ao artesanato e/ou instituições locais são alguns dos destaques da quadra natalícia na Figueira da Foz. Não vão faltar as castanhas quentinhas nem tão pouco os doces tão apreciados pelos mais pequenos.
https://www.cm-figfoz.pt
 

Figueiró dos Vinhos
Viagem da Fantasia
O Pai Natal chegará a terras figueiroenses no Comboio da Fantasia, no sábado, dia 15 de dezembro, e promete permanecer até dia 23 de dezembro. Adultos e crianças poderão visitá-lo na casa especialmente criada para o receber, que se encontra no coreto da vila e poderão viajar no seu comboio, gratuitamente, pelas ruas de Figueiró dos Vinhos. Mas as surpresas não terminam aqui! A Casa do Pai Natal terá atividades lúdicas para os mais novos, tais como sessões de pinturas faciais, uma caça ao tesouro e algumas curiosidades mágicas e musicais, não faltando o esperado lanche com o amável senhor de barbas brancas.
www.cm-figueirodosvinhos.pt
 
 

Guarda 
Guarda Cidade Natal 
A Guarda volta a ser A Cidade Natal em 2018 com um programa de animação natalício que promete aconchegar o coração de guardenses e visitantes. A Praça Luís de Camões (Praça Velha) será uma vez mais o centro de toda a animação. Nela será instalada a Pista de Gelo, que regressa nesta edição com aspeto renovado e que promete divertir sobretudo o público infanto-juvenil. Outra novidade vai ser o Comboio Elétrico, com a sua bonita estação de madeira e um percurso mágico. Para ver também a enorme Árvore de Natal Interativa, o Coreto Musical com a banda dos animais, o bonito Carrossel Parisiense, a Casa do Pai Natal, o Foto Balão e a Ilha do Gelo. Como pano de fundo nesta Cidade Natal, estará a monumental Sé da Guarda, iluminada para a ocasião.
https://www.mun-guarda.pt
 
 

Leiria
Leiria Cidade Natal 
A animação é tanta que é precisa uma cidade inteira para a acolher. Pista de gelo, exposição de presépios, carrossel de Natal, pista de carros elétricos, comboio de Natal, oficinas, teatro, peddy-papers, esculturas, dança, concertos, desporto, recreio dos duendes, alameda da solidariedade, artesanato, karaoke, brinquedos, insufláveis, animais, arborismo, renas, cartas ao Pai Natal…
https://www.visiteleiria.pt
 
 

Marinha Grande
Presépio Tradicional
O Presépio de Filipe Ferreira regressará por mais um ano ao Edifício da Resinagem, no Centro Histórico da Marinha Grande. Aquele que é um dos maiores presépios tradicionais da região, comemora a sua 19ª edição. O Presépio ocupará uma área de cerca de 40 metros quadrados e será composto por mais de um milhar de peças, onde se incluem inúmeras peças e acessórios criados pelo autor, compondo uma verdadeira aldeia em miniatura, mantendo sempre no centro da representação a essência desta data, o Nascimento de Jesus.

 

Pampilhosa da Serra
Inspira Natal | Festival da Filhó Espichada
O “Inspira Natal” está de volta para tornar a sua quadra natalícia inesquecível. A Pampilhosa da Serra tem inúmeras surpresas preparadas para si, assim como outros atrativos que, não sendo propriamente uma surpresa, são sempre tão bons de reviver e/ou saborear. O já famoso “Festival da Filhó Espichada”, que consiste na confeção de filhós ao vivo, os produtos endógenos e as mostras de artesanato serão novamente as estrelas deste evento, que reúne diversas atuações e atividades para pequenos e graúdos. A alegria, a emoção, a partilha, e a tradição serão ingredientes-chave de um natal serrano que promete ser inesquecível.
www.cm-pampilhosadaserra.pt
 

Peniche
Um Mar de Natal
Pista de Gelo (ecológica), Insuflândia, Ateliês diversos, Jardim da Cascata, Mercadinho das Tradições de Natal, Presépio de Metro e Meio são algumas das iniciativas de Natal em Peniche. Mas há muito mais, como pode ver neste link.
 

 
Pinhel
Pinhel de Natal
Animação, música e teatro vão dinamizar a cidade de Pinhel nesta quadra natalícia. O “Pinhel de Natal” está de regresso ao centro da cidade com atividades que pretendem fazer deste Natal um momento de encontro e de partilha. Carrossel de Natal, Presépio, Parada de Natal, concertos natalícios, visitas encenadas ao centro histórico, a tradicional Fogueira de Natal e muita fantasia, música e animação são os ingredientes a não perder!



Pombal
O Natal na Cidade 
A magia do Natal dá um brilho especial à cidade de Pombal, que se enche de luz e cor. O programa de atividades contempla todas as idades, com muitas horas de animação e muitas árvores de Natal!
https://www.cm-pombal.pt
 

 
Porto de Mós
Natal Encantado
Casa do Pai Natal, Aldeia das Traquinices, carrosséis, exposições, pista de gelo, aldeia de Natal com fins-de-semana temáticos, espetáculos, musical e animação são algumas das atrações do Natal Encantado.
http://www.municipio-portodemos.pt
 

Sabugal
‘Sabugal Presépio’ – O Maior Presépio Natural
A recriação do Presépio de Belém, no Largo da Fonte, ocupando cerca de 1100 metros quadrados é o grande destaque de uma Quadra com inúmeras tradições, costumes, ícones e simbolismos. Para a recriação estão a ser usados elementos recolhidos na natureza, como troncos de castanheiros (mais de 500 toneladas), heras e musgos, que servirão de base à construção efetuada a uma escala onde os visitantes têm a perceção de fazer parte do Presépio, como sendo elementos ou personagens do mesmo.
https://www.cm-sabugal.pt
 
 

Tomar
Chegada do Pai Natal em charrete, pista de gelo, Festa dos Afetos, Presépio, Estátuas Vivas, animação de rua, Mostra de Natal, insufláveis, Mercado do Livro, Desfile de Pais Natal em Bicicleta, Concertos de Natal, Musical de Natal e Exposição de Legos são as propostas que tornam Tomar um destino obrigatório neste Natal!
http://www.cm-tomar.pt
 

 
Torres Novas
Aqui Há Natal
O Município de Torres Novas volta a promover a iniciativa Aqui Há Natal, um evento que alia as componentes de animação cultural, solidariedade social, lazer e comércio. Trenó da Reciclagem, Oficinas, Marionetas, Construção de Brinquedos, workshops, espetáculos vários e videomapping são algumas das atrações por estes dias, bem como o artesanato, a doçaria e muita animação.
https://www.cm-torresnovas.pt

 

Viseu
Viseu Natal 
As luzes de Natal que preenchem as ruas da cidade-jardim, nesta época, trazem de volta o imaginário da infância. Os concertos e espetáculos animam as ruas nas tardes de sol de dezembro e o Mercado de Natal, no Mercado 2 de Maio, traz o calor e o cheiro dos doces de inverno.
https://visitviseu.pt
 
 

Vouzela
Vouzela Vila Natal
Com atividades para toda a família, esta é uma iniciativa de comemoração da época natalícia. A vila de Vouzela veste-se em “tons de Natal” e um pouco por todo o lado há eventos a decorrer.
www.cm-vouzela.pt

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal