A Livraria mais Antiga do Mundo é Portuguesa e fica em Lisboa


A Bertrand do Chiado é a mais antiga livraria do mundo

 

Quantas histórias guarda a livraria mais antiga do mundo? Ninguém sabe, nem pode saber. Porque são incontáveis as memórias de uma casa com quase 300 anos. Refúgio de escritores, revolucionários e conspiradores, o n.º 73 da rua Garrett está no Guiness Book.

 

A Bertrand Chiado foi considerada pelo Guinness Book, em 2011, a livraria mais antiga do mundo ainda em funcionamento. Tendo surgido em 1732, a loja que hoje está situada na Rua Garrett no Chiado tem diversas salas e alguns poucos cantinhos para que os leitores e visitantes possam estar ali algum tempo a ler. Por ter tanto tempo de funcionamento, a livraria acompanhou diversos pontos marcantes da história além de ter tido o privilégio de receber frequentadores importantes. Enfim, é ponto obrigatório para quem passa pelo Chiado!

 

Nas muitas histórias que se contam, de revolucionários utópicos e conspiradores que aqui urdiam os seus planos, uma em especial ainda provoca calafrios: José Fontana, defensor dos trabalhadores e fundador da Associação Fraternidade Operária, que mais tarde dá origem ao Partido Socialista, suicidou-se no interior da livraria onde tinha começado a sua vida profissional.

A Bertrand, fundada em 1732, nasceu como negócio de uma família francesa. Instalada primeiro na rua Direita do Loreto, em Lisboa, foi destruída pelo terramoto de 1755, mas a marca dos livros sobreviveu. A livraria foi então transferida para perto da Capela da Nossa Senhora das Necessidades e, em 1773, renasce definitivamente no Chiado.

Considerada uma das mais emblemáticas livrarias portuguesas, a Bertrand da baixa pombalina foi oficialmente distinguida pelo Guiness Word Records em 2011 como a livraria mais antiga do mundo ainda em funcionamento. O certificado, exposto na loja em lugar de destaque, aconteceu quase por acaso, como começa por nos contar a peça que aqui trazemos.

 

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal