O Museu Municipal do Cadaval existe desde 2002 mas foi reinstalado, em 2015, no edifício da Biblioteca Municipal. O museu mostra a evolução do território desde os tempos mais antigos até aos mais recentes, num percurso que abrange a Paleontologia, a Arqueologia, a História e o Património Cultural do Concelho do Cadaval.
No início podem ver-se alguns fósseis de animais invertebrados e de dinossauros. Nas salas de arqueologia, estão expostos materiais pré-históricos das grutas e dos castros da serra de Montejunto, destacando-se as peças metálicas das Idades do Cobre e do Bronze e os materiais dos sítios de Pragança e do Salvador.
Da época romana observam-se objetos provenientes de diversos locais do concelho, com destaque para o sítio de Borjigas. Da época medieval, expõem-se materiais da Igreja do Cadaval, algumas cabeceiras de sepultura, um importante capitel decorado e uma escultura de S. Sebastião. Algumas peças expostas do algar de Nossa Senhora das Neves são já do século XVIII.
Na História do concelho destacam-se o Foral do Cadaval, de 1513, e o Mapa da Vila do Cadaval, que mostra, numa pintura, como era esta povoação no final do século XVIII.
Num conjunto de fotografias antigas pode ver-se como era a vila do Cadaval e a sua vida cultural e recreativa, desde o início do século XX.
Os diversos aspetos do património cultural são expostos em imagens que mostram os moinhos, as fontes e as igrejas mais importantes. Deste património destaca-se a Fábrica do Gelo e o Convento de Nossa Senhora das Neves.
INFORMAÇÕES DE CONTACTO
TELEFONE