São Portugueses 3 murais de street art que estão entre os melhores do mundo

São Portugueses 3 murais de street art que estão entre os melhores do mundo

A Street Art Cities faz todos os anos um Top 100 com os melhores murais de arte urbana ao redor do mundo. Desta vez, podemos encontrar no ranking três obras portuguesas, todas em Lisboa. O vencedor do ranking anual será divulgado no dia 6 de fevereiro.

Um dos murais portugueses distinguidos é The Linen Ghost, de Regg. Pode ser visto no bairro 2 de Maio, na Ajuda. Foi uma homenagem do artista à comunidade que vive nesta zona, que passou por diversas dificuldades, e um tributo à sua “bravura e coragem”. 

 

The Linen Ghost, de Regg, é um mural que pode ser visto no Bairro 2 de Maio, na Ajuda.

 

 

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Regg (@regg.salgado)

 

 

O bairro 2 de Maio teve muitas lutas desde o seu início.


Construído durante a ditadura de Portugal para a polícia do estado, o projeto caiu com a revolução de 1974 e logo foi tomado pelo povo.


Durante esses primeiros momentos críticos, eles lutaram com as condições básicas de vida. Dormir no chão, comer pouco e o frio era uma realidade cotidiana.


Uma história que me inspirou daquela época foram as visitas dos fantasmas brancos à noite. Várias figuras anônimas batiam nas portas e gritavam à noite enquanto usavam velhos lençóis brancos. Até hoje sua identidade é desconhecida.


Pintei o galo da torre ao lado do bairro para simbolizar a bravura e coragem daqueles moradores iniciais.

 

 

Alto do Longo, de Hopare, é um mural que pode ser visto no Bairro Alto.




 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por @hopare1

 

Fado Tropical em Tons RGB, de Ozearv, é um mural que pode ser visto no Bairro da Graça




 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Ozearv (@ozearv)




Fado Tropical em tons RGB

Um espaço aberto à apropriação e à projeção dos nossos sentidos, porque a identidade cultural somos todos nós. Somos o fado das vielas e das novas sonoridades. Somos o fado em remix onde cada animal tira e deixa um pouco de si.


Em todas as estéticas que admiro e repito, faço uma remistura do que é virtual e uma imitação do realismo.

Dou espaço à desconstrução permanente do conceito de certo e errado para procurar o erro como quem procura oxigénio. Vivo desse momento em que o erro se torna uma nova descoberta... Uso a parede como uma tela para nela experimentar, partilhar, e deixar que cada espectador sinta que um pedaço desta imagem é também sua. 













O que visitar e conhecer em Portugal

Os 12 melhores locais para visitar em Viana do Castelo

Os 12 melhores locais para visitar em Viana do Castelo

Praia da Arda / Praia do Bico da Arda Viana do CasteloÉ um magnífico e extenso areal protegido por um sistema dunar, que os desportos náuticos de surf e de bodyboard colocaram no mapa das mais frequentadas praias do Norte de Portugal. A linha de costa é predominantemente, rectilínea, de orientação N...
O que fazer em Odemira os 15 melhores locais para visitar

O que fazer em Odemira os 15 melhores locais para visitar

...
Os 15 melhores lugares para visitar em Albufeira

Os 15 melhores lugares para visitar em Albufeira

Praia da FalésiaQuilmetros de praias douradas at perder de vista, apenas lascadas por pinheiros que do o tom esverdeado aliados as rochas de cor avermelhada, poderiam ser na verdade a definio literal das cores da bandeira portuguesa. Nas suas encostas, h infra estruturas tursticas e desportivas disponveis como tambm tem um acesso f...
Os 9 melhores lugares para visitar em Póvoa de Varzim

Os 9 melhores lugares para visitar em Póvoa de Varzim

Praia do Carvalhido fica na Pvoa de VarzimA Praia do Carvalhido é uma pequena praia marí­tima na área urbana da Póvoa de Varzim, localizada a meio da Avenida dos Banhos/ Passeio Alegre entre a Praia Redonda e a Praia da Salgueira. A Praia do Carvalhido é uma praia bastante frequentada de areia branca com algu...