Praia da Fuzeta Olhão Algarve


A praia situa-se na extrema leste da Ilha da Armona, em frente à Fuseta, vila piscatória mas já em terra firme. Aqui a Ria Formosa estreita-se, o barco serpenteia pelos mesmos canais ladeados por bancos de vasa e de sapal, mas a viagem é mais curta.

As tempestades de mar de 2010 alteraram significativamente a configuração desta língua de areia, tendo desaparecido o pequeno casario de veraneio que existiu outrora.

Foi necessário abrir artificialmente uma nova barra na ilha, chamada de Barra Nova, que se situa agora cerca de 1,5 km para nascente da zona balnear da praia.

Os equipamentos de apoio à praia foram entretanto requalificados e é a paisagem natural que se impõe novamente na Praia da Fuseta. O troço de areal entre a nova barra e o local onde se situou a barra antiga foi designado como Praia da Barra Nova, constituindo agora um areal deserto e intocado, com piscinas naturais muito convidativas na baixa-mar.

Separando o Oceano Atlântico da Ria Formosa e integrando a área classificada como Parque Natural, a Ilha da Fuzeta está situada em frente à povoação do mesmo nome, só sendo acessível por barco a partir da Fuzeta ou de Olhão. 

Banhado por um mar sem grande ondulação, o areal estende-se para leste por vários quilómetros e é excelente para as crianças que aqui podem brincar à vontade. Para quem procura atividades para completar os seus dias de lazer, além das longas caminhadas que poderá efetuar pelo areal, encontra também equipamentos para a prática de canoagem, vela ou windsurf.




Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal