O que fazer em Sines os 7 melhores locais para visitar


Praia da Ilha do Pessegueiro Porto Covo





A Praia da Ilha do Pessegueiro está situada em frente à ilha que lhe dá o nome, onde se encontram vestígios de uma ocupação muito antiga, como a fábrica de salga de peixe da época romana, que se pensa estar na origem do seu nome por derivação do latim "piscatorius".Durante o verão, diversos barcos proporcionam visitas à Ilha, atravessando o canal que foi usado como porto de abrigo pelos romanos e cartagineses e que hoje em dia oferece excelentes condições para a prática de desportos náuticos como o windsurf, a canoagem e o mergulho.



Praia de Aivados Sines





Com um areal muito extenso e uma beleza selvagem, a Praia dos Aivados está integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, numa zona em que se preserva uma vegetação diversificada, que regista a presença de diversas espécies únicas no mundo.Pouco frequentada e banhada por um mar de ondulação forte, esta praia é bem conhecida dos surfistas, sendo palco de diversos eventos e competições desta modalidade.

 

Praia do Espingardeiro





É uma praia abrigada do vento: a temperatura convida a banhos quase todo o ano. Ideal para famílias com crianças.

A praia do Espingardeiro é uma praia selvagem; situa-se na frente urbana de Porto Covo, entre a Praia do Banho e a Praia Grande de Porto Covo.

Para aceder à praia necessita escalar a Arriba.



Praia da Vieirinha Sines





Situada em pleno Parque Natural Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a Praia da Vieirinha, ou da Pedra da Casca, caracteriza-se pelo seu extenso areal com pequenas rochas no mar que formam pequenas enseadas. 

Situada em pleno Parque Natural Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a Praia da Vieirinha, ou da Pedra Casca, caracteriza-se pelo seu extenso areal, frequentado apenas por habitantes locais e pescadores.

É também muito famosa entre Surfistas e Bodyboarders pelas suas boas condições para a prática destes desportos.



Praia Vasco da Gama Sines





Integrada no tecido urbano da cidade de Sines e testemunha dos principais eventos da sua história, a Praia Vasco da Gama é uma baía abrigada, banhada por um mar quase sem ondulação, ideal para a prática de windsurf e vela. Ladeada pela Avenida Marginal, muito usada para passeios ou prática de jogging, rodeada de bares e esplanadas, esta praia é palco de eventos desportivos e concertos de música, que lhe conferem uma animação adicional, tanto de dia como de noite.

A praia tem sido consecutivamente galardoada com as distinções “Bandeira Azul”, “Praia Acessível” e “Qualidade de Ouro” atestando a excelente qualidade desta infraestrutura para a prática balnear. Este reconhecimento demonstra a grande preocupação da APS com a proteção do meio ambiente, apostando no desenvolvimento sustentável do Porto de Sines.

A “Bandeira Azul” é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente às praias, marinas e embarcações que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios repartidos por quatro capítulos principais: Qualidade da Água; Informação e Educação Ambiental; Gestão Ambiental e Equipamentos; Segurança e Serviços.

A praia tem também a “Bandeira Praia Acessível”, que é atribuída a praias que cumpram a legislação em vigor relativamente às condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada, envolvendo o cumprimento de normas para estacionamento, instalações sanitárias e rampas de acesso.

Nos últimos anos, a Praia Vasco da Gama tem sido distinguida com a bandeira “Qualidade de Ouro” atribuída pela Quercus às zonas balneares que se destacam por, durante um período de 5 anos, terem tido sistematicamente os melhores resultados em termos de qualidade da água balnear, de acordo com os indicadores disponibilizados pelo Instituto da Água, ao abrigo da legislação nacional e comunitária em vigor.



Praia da Cerca Nova





A Praia da Cerca Nova tem um areal amplo e de extensão razoável que se divide em duas bolsas mais pequenas durante a maré alta. A ponta da falésia na zona central providencia o efeito divisório supracitado. As arribas laterais protegem os banhistas do vento.Na zona Sul, um enorme rochedo impõe-se na paisagem.O acesso é conseguido através de uma escadaria na encosta Norte.

A maioria das praias alentejanas: ou são completamente selvagens, ou revelam alguma afluência. A praia da Cerca Nova revela alguma afluência, essencialmente no mês de Agosto.

É uma praia muito bonita: rodeada por altas falésias, possui inúmeros recantos e  ilhéus; composta por duas partes distintas (a zona norte e a zona sul).



Praia de Vale de Figueiros





Também designada por Vieirinha ou Pedra da Casca, a Praia de Vale Figueiros possui um areal amplo banhado pelo mar de ondulação forte, muito apreciado por surfistas e bodyboarders. Esta praia está integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, um dos trechos de costa mais bem preservados do continente europeu.

A Praia da Vieirinha – como é conhecida na região – dispõe de restaurantes, estacionamento e uma área envolvente que convida a passeios pedestres.

Sobejamente conhecida na região, faz as delícias da criançada. Possui um grande ilhéu – visitável na baixa-mar.

É frequentada por surfistas, bodyboarders,  mergulhadores, pescadores e famílias com crianças.

 



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal