Aveiro lista de curiosidades que tens de saber vista Aveiro


Aveiro e suas curiosidades tão romântica como Veneza

Vais descobrir os segredos dos vários canais da ria, observar a Arte Nova que constitui grande parte dos edifícios do centro da cidade e, havendo tempo — que haverá, certamente — darás um salto até ao Museu de Aveiro, instalado no Convento de Jesus da Ordem Dominicana Feminina, erguido na segunda metade do século XV. Nele, poderás contemplar um espólio significativo de obras de pintura, ourivesaria, escultura, talha e azulejo.

Para um passeio a pé — já que escapadinhas românticas pedem sempre uma caminhada — sugerimos uma visita à Reserva Natural das Dunas de São Jacinto. A avifauna será predominante, podendo ser possível avistares aves como o ganso patola, a gaivota tridáctila, a andorinha do mar, a cotovia de poupa, entre outras.

 



SOBRE A RIA DE AVEIRO

A Ria de Aveiro é uma ampla zona estuarina resultante do delta do rio Vouga, e uma das zonas húmidas mais importantes da costa norte Portuguesa. Está situada nas margens da cidade de Aveiro, e a crescente pressão humana a que está sujeita, impõe-lhe ameaças como a contaminação, a caça, e perda de habitat. Apesar disso, a área apresenta uma variedade e abundância de aves selvagens. Os seus principais habitats são bancos de vasa e de areia, áreas com vegetação estuarina, prados costeiros e antigas salinas, a maioria destas abandonada ou convertida em tanques. Existem também áreas de caniçal e arrozais. Integrada nesta área existe a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto.

Passadiços do Paiva

Os Passadiços do Paiva são, muito provavelmente, os mais conhecidos no país. Pelo seu arrojo arquitetónico, tamanho, localização, entre muitos outros fatores que o colocam como um destino de passagem obrigatória para quem pretende conhecer os passadiços em Portugal.

Esta obra-prima situa-se no interior do Arouca Geopark, na margem esquerda do Rio Paiva, concelho de Arouca, em Aveiro. Quando te fizeres à estrada para vir cá ter, já sabes: Aveiro é a tua principal referência, pela A1, e Arouca será o foco seguinte. Depois, deixa o GPS tratar do resto.



Ovos moles de Aveiro

Se achas que falta alguma coisa na tua vida, tens que experimentar ovos-moles: gema de ovo doce, enrolada em forma de conchas numa bolacha tão fina como uma folha de papel. Ainda que não resolva os teus problemas, vai certamente alegrar o teu dia. Nem o conhecido autor português do século XIX Eça de Queirós o negava, de tal forma que mencionou esta iguaria na sua obra-prima, Os Maias, algo que deixa a cidade de Aveiro (de onde vem a receita original) muito orgulhosa. E com razão, dizemos nós.

Vista mágica em Aveiro Miradouro

Não estamos a exagerar. Não estamos a elevar as expetativas em demasia. Quando visitares o miradouro na Serra da Freita vais lembrar-te imediatamente deste texto e exclamar: “eles tinham razão no que diziam!”.

A vista, como se quer, é de 360º. E o que vais ver: o Geopark de Arouca, a vila com o mesmo nome implantada no rio Arda, a serra da Freita e o oceano Atlântico. Em dias de céu limpo, é possível distinguir os mais variados relevos das serranias da região: Valongo, Minho, Gerês, Marão e Larouco. Desfruta de toda a natureza à tua volta e aproveita para exercitares as pernas com uma valente caminhada.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal