Esta árvore está presente no lugar de Cascalhos. Ela fica numa aldeia localizada na freguesia de Mouriscas e no concelho de Abrantes. A Oliveira do Mouchão é considerada a árvore mais antiga de Portugal. Atualmente, os habitantes da aldeia orgulham-se deste património que está presente na sua terra.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Teresa Salgueiro (@mteresasalgueiro)

 

 

Esta árvore tem 3.350 anos e está bem conservada. A altura da Oliveira do Mouchão atinge quase os 8 metros. No entanto, a largura do tronco desta árvore é impressionante. Ela apresenta um perímetro de mais de 6 metros.

A árvore na base revela-se muito maior, com 13 metros (medição no ICNF), aproximadamente. Curiosamente, a Oliveira do Mouchão tem uma concavidade onde anteriormente uma pessoa podia ficar em pé no local.

 

 

 

Esta é uma árvore encantadora. A Oliveira do Mouchão está atualmente protegida com um muro. Os técnicos responsáveis pela recuperação da árvore recomendaram a criação de um muro do diâmetro da copa.

No interior, existe uma quantidade de terra assinalável. Há terra suficiente para tapar as raízes da árvore. Este foi um procedimento que visou proteger este património, uma vez que a Oliveira do Mouchão encontra-se em processo de estudo e salvaguarda.

 

 

Antes deste procedimento, o nível de terra era distinto. Encontrava-se mais baixo e as raízes viam-se. A presença do muro permitiu proteger as raízes que se encontravam ao ar livre. Os técnicos encheram o espaço de terra boa e também colocaram adubo. A recuperação da oliveira funcionou como esperado e agora encontra-se bastante mais bonita.

 

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal