Tem 3350 anos e é a oliveira mais antiga em Portugal
Esta árvore está presente no lugar de Cascalhos. Ela fica numa aldeia localizada na freguesia de Mouriscas e no concelho de Abrantes. A Oliveira do Mouchão é considerada a árvore mais antiga de Portugal. Atualmente, os habitantes da aldeia orgulham-se deste património que está presente na sua terra.
Ver esta publicação no Instagram
Esta árvore tem 3.350 anos e está bem conservada. A altura da Oliveira do Mouchão atinge quase os 8 metros. No entanto, a largura do tronco desta árvore é impressionante. Ela apresenta um perímetro de mais de 6 metros.
A árvore na base revela-se muito maior, com 13 metros (medição no ICNF), aproximadamente. Curiosamente, a Oliveira do Mouchão tem uma concavidade onde anteriormente uma pessoa podia ficar em pé no local.
Ver esta publicação no Instagram
Esta é uma árvore encantadora. A Oliveira do Mouchão está atualmente protegida com um muro. Os técnicos responsáveis pela recuperação da árvore recomendaram a criação de um muro do diâmetro da copa.
Ver esta publicação no Instagram
Antes deste procedimento, o nível de terra era distinto. Encontrava-se mais baixo e as raízes viam-se. A presença do muro permitiu proteger as raízes que se encontravam ao ar livre. Os técnicos encheram o espaço de terra boa e também colocaram adubo. A recuperação da oliveira funcionou como esperado e agora encontra-se bastante mais bonita.