Visitar Alcobaça os 22 melhores locais para conhecer


Praia da Polvoeira em Alcobaça





Com um areal extenso em forma de baía, rodeado por arribas cobertas de arbustos, a Praia da Polvoeira possui uma beleza deslumbrante que os mais audazes poderão apreciar numa melhor perspetiva se subirem à enorme formação rochosa que a separa da sua vizinha Praia de Paredes da Vitória, situada a norte. No entanto, o acesso mais comum faz-se a partir da estrada florestal paralela à costa, que termina numa zona de estacionamento muito ampla, de onde em dias de céu limpo se poderá observar os contornos do litoral para sul.O mar, mais calmo do que nas praias em redor, permite banhos sem perigo e concentra uma grande biodiversidade, de que se destaca a abundância de polvos, na zona de fundos rochosos, no extremo norte da Praia.



Praia do Salgado (Nazaré/Alcobaça)





A praia do Salgado fica situada em Famalicão (Nazaré), a Sul do concelho e a Norte de São Martinho do Porto, na região Oeste de Portugal. A praia estende-se num areal de cerca 6 km de comprimento por cerca de 100 m de largura. O acesso principal permite chegar à zona centro-sul do areal onde existem algumas casas, café e estacionamentos. Os acessos ao sul da praia, uma zona de rochas bastante frequentada por pescadores e mergulhadores, são difíceis. A zona norte da praia também é difícil acesso pelo que se encontra geralmente vazia. Porém na zona norte, existe a prática de naturismo, não sendo esta praia oficial, mas já conta com bastantes adeptos deste modo de estar natural.

A beleza selvagem da Serra da Pescaria e da Praia do Salgado é o cenário privilegiado para a prática de desportos de natureza e de ar livre, com especial destaque para o parapente.

Entre a Praia da Nazaré e a Praia do Salgado, encontramos a Praia do Sul. De acesso condicionado, entra-se, para este local, através do Porto de Pesca (entrada paga), chegando-se à praia através de uma estrada em terra.

Dadas as condições do mar, as ondas da Praia do Sul são muito procuradas por surfistas e praticantes de bodyboard. É aqui que se realizam, muitas vezes, Campeonatos Nacionais destas modalidades, quando as condições de mar, na praia urbana ou na praia do norte, o não permitem.



Praia de Paredes da Vitória





A Praia de Paredes da Vitória situa-se no vale onde desagua a Ribeira de Paredes. É conhecida pelos praticantes de parapente  Com um extenso areal, esta praia reúne as condições ideais para a prática de surf, bodyboard e parapente. É frequentada por jovens que aproveitam ainda a possibilidade de jogarem voleibol e futebol de praia. Com boas infra-estruturas de apoio, é vigiada.



Baia de São Martinho do Porto a praia com formato único em Portugal que esta a encantar os turistas





São Martinho do Porto é uma freguesia portuguesa do concelho de Alcobaça, com 14,64 km² de área e 2 868 habitantes. A sua densidade populacional é de 195,9 hab/km². Compreende, para além do lugar de São Martinho do Porto, o lugar de Serra dos Mangues e Vale do Paraíso.

 



 

baía de S. Martinho do Porto é o último vestígio de um antigo Golfo que até ao século XVI se estendia a Alfeizerão e que se abre ao Oceano através de uma barra, com cerca de 250 metros de largura, entre os morros de Santana, a Sul, e do Farol, a Norte. Na Avenida Marginal, centro cosmopolita da vila, multiplicam-se as esplanadas, lojas, bares e restaurantes quase todos especializados nos sabores do mar: a lagosta suada, a santola recheada, o lavagante, o robalo, as douradas e o linguado grelhado ou a sardinha assada. 



Aljubarrota Medieval, Vila de Aljubarrota, Alcobaça 2020





Há 634 anos, a 14 de agosto de 1385, os exércitos de Castela compostos por 30.000 homens, foram bravamente derrotados pelas 7000 tropas lusitanas lideradas pela mestria estratégica de D. Nuno Álvares Pereira, nos campos de Aljubarrota, que pertenciam aos antigos coutos de Alcobaça, território dos monges cistercienses. Mais de seis séculos depois, a história da Batalha de Aljubarrota é ainda hoje celebrada e relembrada pela sua importância histórica. Uma batalha fundacional que representa o momento da afirmação definitiva da nacionalidade Portuguesa.

A Aljubarrota Medieval, que este ano se realiza de 10 a 14 de agosto, é o maior evento de celebração desta data histórica, onde também se destaca a figura a lendária da Padeira de Aljubarrota, Brites de Almeida, a quem é atribuído o feito de, com a pá do seu ofício, ter aniquilado um grupo de sete castelhanos famintos.

Na Aljubarrota Medieval – evento com mais de 20 anos de existência – milhares de pessoas percorrem as ruas estreitas que caracterizam esta vila, revivendo os tempos medievais.

 

https://turismodocentro.pt/evento/10317/



Mosteiro de Alcobaça





O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, também conhecido como Real Abadia de Santa Maria de Alcobaça ou mais simplesmente como Mosteiro de Alcobaça, é um mosteiro situado na cidade de Alcobaça, na região do Centro (Região das Beiras), em Portugal, a primeira obra plenamente gótica erguida em solo português. Foi começado em 1178 pelos monges da Ordem de Cister.

 

Está classificado como Património da Humanidade pela UNESCO e como Monumento Nacional desde 1910, IPPAR. A 7 de julho de 2007, foi eleito como uma das Sete Maravilhas de Portugal. Em 1834 os monges foram forçados a abandonar o mosteiro, na sequência do decreto de supressão de todas as ordens religiosas de Portugal, promulgado por Joaquim António de Aguiar, ministro dos negócios eclesiásticos e da justiça do governo da regência de D. Pedro, Duque de Bragança.



Praia da Gralha em Alcobaça





Conhecida praia naturista situada a sul da Nazaré, junto a S. Martinho do Porto. Assim que se entra em S. Martinho do Porto, vire à direita, passe pela Escola e pelos Bombeiros e no fim da rua vire à direita para uma subida de cerca de cem metros, onde verá uma placa com a indicação de "Gralha". Depois de uma subida ligeira há um pequeno largo onde pode estaciona

A Praia da Gralha esta situada entre grandes desfiladeiros rochosos, na Serra dos Mangues, no município de Alcobaça, Portugal.

As formações rochosas da base dos desfiladeiros são o habitat de inúmeros animais.

O mar costuma estar revolto, e a praia apenas tem infraestruturas, mas ainda assim é um bonito recanto que vale a pena visitar.



Praia de Água de Madeiros Alcobaça





Com um areal extenso cercado por arribas altas, a Praia de Água de Madeiros possui infraestruturas de apoio completas que incluem bar, restaurante e a possibilidade de alugar cavalos para passear entre o pinhal que a rodeia. Na área abrigada, onde existem fabulosos estratos sedimentares de calcário, desagua uma ribeira onde as crianças adoram brincar. Do acesso ao areal avista-se o Farol de São Pedro de Moel, localidade situada a uma distância de cerca de 3 kms, a estância balnear mais animada das redondezas.



Praia da Légua Alcobaça





Praia com um extenso e largo areal, envolvido por uma encosta verde e muito procurada para pesca. As dunas albergam várias espécies, entre as quais bonitos exemplares de cardo marítimo.

Praia isolada, situada no Pinhal de Leiria, com todas as condições para um agradável e sossegado dia de praia. Possui um restaurante típico com preços acessíveis e um bar de praia.



Uma das baias mais bonitas do mundo é portuguesa São Martinho do Porto com um formato único na Europa





A forma da praia, em concha perfeita, proporciona ainda mais encanto e beleza a esta baía que, ano após ano, atrai cada vez mais gente. O seu formato é tão incomum em Portugal e na Europa que, certamente, lhe garante ainda mais interesse.

 

Esta é, ainda, considerada a praia ideal para crianças, pois é comum não haver ondas ou, quando estas surgem, são de pequena dimensão. A areia muito fina também contribui para a fama deste local.

 



 

Muito da sua popularidade é devido à sua praia que é considerada uma das mais bonitas do país, de mar muito azul e calmo, em forma de concha única em Portugal e na Europa,  com um extenso areal, que está protegida das ondas e ventos fortes pelas arribas naturais formadas pela baía. A beleza incomparável deste local inspirou a visita de vários monarcas entre os quais o Rei D. Carlos que terá dito: Tenho viajado muito em Portugal e no Estrangeiro, mas não conheço nada mais lindo do que São Martinho do Porto”.



Praia da Pedra do Ouro Alcobaça





A Praia da Pedra do Ouro, é uma praia da zona Oeste de Portugal. Parte integrante do concelho português de Alcobaça, e da União das Freguesias de Pataias e Martingança, localiza-se numa saí­da da Estrada Atlântica entre Pataias e São Pedro de Moel. Tem alguns condomí­nios e algumas moradias. Tem também uma urbanização com construções recentes e modernas, além de ser um lugar bastante tranquilo, com uma praia que não costuma ter muita gente.

Possuindo um areal extenso e dourado que contrasta com as encostas negras, cor das rochas que a rodeiam, a Praia da Pedra do Ouro é um lugar de grande beleza paisagística, a que o moinho abandonado situado na encosta norte acrescenta um toque pitoresco. Durante a maré baixa, a praia liga-se com a sua vizinha Praia da Polvoeira a sul e possibilita longas caminhadas à beira-mar. Procurada por praticantes de surf, especialmente durante o inverno, a Praia da Pedra do Ouro possui infraestruturas de apoio e bons acessos, sendo o da zona sul o mais seguro



Casa Museu Vieira Natividade





Implantada em pleno Rossio de Alcobaça encontra-se a Casa Museu Vieira Natividade, local de onde fazem parte as coleções de arqueologia, etnografia, artes plásticas, fotografia, têxteis e cerâmica pertencente ao espólio doado pela família ao Estado português.

De referir que do valiosíssimo arquivo bibliográfico fazem parte obras pertencentes à antiga Biblioteca do Mosteiro que estiveram na posse da família desde o período das guerras liberais.

Manuel Vieira Natividade (1860-1918) representa porventura a mais notável figura de Alcobaça. Descendente de uma família de camponeses, nasceu em 1860 no Casal do Rei, freguesia de São Vicente de Aljubarrota. As suas origens, não sendo pobres, não eram abastadas. No entanto, e porque os dotes de inteligência de Manuel Natividade não escaparam à observação da sua mãe, esta procurou afastá-lo da vida agrícola e orientá-lo para os estudos: em 1886, diplomou-se em Farmácia pela Universidade de Coimbra. Era um homem do interior, formado em Coimbra mas sempre ligado à Estremadura, de modos cultos e educados. Escritor, etnólogo, e arqueólogo, realizou uma obra notável de índole regionalista, nomeadamente com trabalhos sobre a Pré-História e a História de Alcobaça e com a interpretação iconográfica dos túmulos de D. Pedro I e D. Inês de Castro.

A Casa-Museu Vieira Natividade foi criada por decreto-lei publicado em 1992 após a doação do imóvel por parte da família e desde então é tutela da Secretaria de Estado da Cultura. Infelizmente, mais de vinte anos volvidos da sua doação, continua fechada ao público por motivos que se relacionam ainda com a inexistência das condições necessárias para a sua fruição turística e cultural.



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal