As melhores praias do Alentejo
ZAMBUJEIRA DO MAR
Esta espantosa praia é envolvida por altas falésias, do topo das quais se pode apreciar uma paisagem absolutamente avassaladora do oceano. O seu mar forte e agitado assegura também as condições perfeitas para quem se dedica à prática de desportos aquáticos.
COMPORTA
PRAIA DE ODECEIXE
A praia de Odeceixe está situada a 3 km da Vila de Odeceixe, na foz da Ribeira de Seixe, e foi uma das praias eleitas como uma das “7 maravilhas – Praias de Portugal”, na categoria de praias de arribas. Aqui os banhistas podem escolher ir a banhos no mar ou no rio.
A combinação destes “dois mundos” (ou águas) atrai muitos turistas e amantes do desporto. É que na zona de rio há quase sempre boas condições para a prática de canoagem e passeios de barco. Na maré baixa formam-se pequenas lagoas, que fazem as delícias de miúdos e graúdos. No entanto, quando a maré está a vazar é preciso algum cuidado com as correntes que se formam.
PRAIA DA SAMOQUEIRA
CARVALHAL
Se é uma pessoa que preza a sua tranquilidade e gosta de se sentir isolado mesmo no pico do verão, então esta praia é para si. A praia do Carvalhal, em Odemira, é um pequeno recanto idílico onde raramente encontrará multidões.
Uma vez que não existem grandes infraestruturas a nível de bares ou restaurantes, aconselhamos a que leve consigo todos os mantimentos de que pense vir a necessitar (incluindo a imprescindível água).
TROIA GALÉ
PÊGO
Fonte da imagem: Boa Cama Boa Mesa
Dona de uma beleza selvagem e irresistível, o Pêgo é também uma das praias mais fashion e procuradas do litoral alentejano.
No entanto, apesar do seu extenso e fofo areal, do oceano a perder de vista e da refrescante brisa do Atlântico, há uma razão bem concreta para esta praia fazer parte da nossa lista: o Sal, considerado o melhor bar de praia do mundo pelos leitores da Condé Nast Traveler. Não perca a oportunidade de o visitar e de se deliciar com uma das fabulosas especialidade de peixe e marisco.
MELIDES
Graças às suas condições naturais, esta praia goza também de grande popularidade entre os surfistas e praticantes de desportos radicais, como o parapente.
FAROL
Vila Nova de Milfontes é famosa essencialmente pelas praias que, apesar de populares, se mantêm incólumes. Tal como a maior parte das praias do nosso país, também estas sofrem os ataques do agitado Oceano Atlântico; no entanto, a Praia do Farol está protegida das vagas pela costa, o que a torna perfeita para casais com filhos: estes podem chapinhar nas águas pouco profundas do mar ou, pela altura da maré baixa, podem partir em busca de caranguejos nas rochas.
ALMOGRAVE
Na maré baixa, esta praia é excelente para procurar caranguejos, camarões e pequenos peixes nas muitas piscinas naturais que se formam ao longo das rochas. A força das ondas vai exigir que se mantenha próximo dos seus filhos; no entanto, se os munir de um balde e uma rede, vai ver que eles vão ficar entretidos durante horas.
MALHÃO
Fonte da imagem: Rede com Peixe
Esta praia situada entre Porto Covo e Vila Nova de Milfontes tem um areal de tal forma extenso que se encontra dividido em três zonas: a norte destacam-se grandes dunas, onde é tolerada a prática do naturismo; a sul, uma encosta de rochas protege uma ampla área; no centro, impõem-se 3 pequenas praias cujas formações rochosas asseguram um ambiente pouco ventoso. O acesso ao areal é feito por uma longa estrada de terra, mas vale a pena o esforço.
AMADO
Situada na Carrapateira, esta é considerada uma das melhores praias portuguesas para o surf, à qual acorrem praticantes vindos de toda a Europa. A sua principal característica são precisamente as fabulosas ondas que oferece aos amantes da modalidade. Na concorrida praia de extenso areal, os profissionais acabam por ter de disputar o mar com os alunos das várias escolas de desportos náuticos aí existentes.
ARRIFANA
Esta praia, frequentemente considerada como uma das mais belas do nosso país, situa-se numa espécie de baía e tem como principal característica uma imponente rocha vertical que se eleva do meio do mar.Além de um areal com mais de 1/2 km de extensão, a Arrifana proporciona ainda vistas absolutamente arrebatadoras a partir do topo da arriba. É de tal forma procurada pelos surfistas e praticantes de bodyboard, que no verão chega a ser difícil ver a água…
Aproveite que, apesar do seu crescente e inevitável sucesso, muitos destes fabulosos areais continuam a ser menos conhecidos e frequentados que os do Algarve. Dê já um pulinho às 14 melhores praias do Alentejo e usufrua de tudo o que têm para lhe oferecer. Boa viagem e bons mergulhos!