A partida faz-se da estação da Régua, por volta das 15h20. Mas mesmo antes, os passageiros, ansiosos, reúnem-se em torno do velho comboio que começa a aquecer a máquina. O carvão já não existe, uma vez que foi adaptada para diesel. Mas as múltiplas manetes no interior da cabine do maquinista levam a crer que a função não era fácil quando estas máquinas dominavam as linhas férreas.

A animação começa logo ali, na plataforma. Entre os passageiros que fazem pose junto do maquinista, passando pelas escadas de acesso às carruagens ou pelas janelas, começa a ouvir-se o arrufe do tambor, o som da concertina e os cantares tradicionais do grupo de homens e mulheres que nos vai acompanhar na viagem.

 

Em poucas palavras e indo directo ao assunto: para quem visita o Douro, e alia à vontade de conhecer a região o desejo de experimentar a linha do Douro, o Comboio Histórico do Douro é uma opção obrigatória. Também nós temos esses dois amores, logo era uma questão de tempo até experimentarmos. E que melhor momento para o fazer senão na época das vindimas?

 

A viagem no Comboio Histórico do Douro tem a duração de aproximadamente 3 horas e para a fazer terá que comprar um bilhete no valor de 42,50€ ou de 19€ para crianças entre os 4 e os 12 anos.

Caso queira entrar a bordo deste passeio pelo Douro poderá fazê-lo até ao dia 31 de Outubro, apenas aos fins de semana. Depois, só para o ano é que a velha locomotiva voltará a percorrer os carris.