O cenário gastronómico do Porto gira principalmente em torno de produtos frescos do mar e carnes locais suculentas, com especialidades regionais como francesinhas e bacalhau,o bacalhau salgado local, tomando o centro das atenções. Exploramos dez dos melhores locais para provar a gastronomia local, desde os tradicionais restaurantes portugueses geridos por uma família até aos restaurantes requintados e locais ribeirinhos.
CASA DA HORTA
O restaurante vegetariano
da Casa da Horta serve apenas jantares, mas vale a pena esperar por imaginativos pratos sem carne, como a
francesinha, um sanduíche tradicional português geralmente feito com presunto. Ao contrário de um restaurante padrão, a culinária é comum aqui e qualquer um que queira ajudar pode fazer sugestões e participar. Muito na mesma linha colaborativa, o cardápio aqui tem influência de uma variedade de cozinhas internacionais, mas os ingredientes são sempre orgânicos e locais.
ODE PORTO WINEHOUSE
Situada numa rua lateral do Porto, a ODE Porto Winehouse tem uma impressionante lista de vinhos e uma decoração que é pesada em barris e caixas de vinho. Os pratos portugueses bem preparados e cuidadosamente preparados são todos feitos com ingredientes provenientes de agricultores, produtores e fornecedores selecionados. Isto está de acordo com o objectivo do Winehouse de fornecer um autêntico menu Português de ingredientes orgânicos produzidos localmente.
BACALHAU
Com o nome da especialidade do bacalhau salgado que é fundamental para a cozinha portuguesa, não surpreende que o restaurante Bacalhau tenha uma grande variedade de pratos centrados em torno dele. Experimente o bacalhau acompanhado de frutos secos ou bacalhau servido com espinafres e castanhas para provar um toque de Portugal. A localização pacífica do restaurante, junto ao Rio Douro, e a equipa simpática e fiável, também contribuem para a experiência.
PEDRO LEMOS
Pedro Lemos estabeleceu-se como um dos restaurantes mais populares do Porto, com um menu firme e orgulhosamente alicerçado nas tradições da cozinha portuguesa. Cada prato reflete a rica herança culinária do país e explode com simplicidade e bom gosto, graças aos melhores ingredientes de qualidade, provenientes dos melhores produtores. Para tentar o máximo que puder enquanto estiver aqui, peça o elaborado cardápio de degustação de oito pratos.
O COMERCIAL
O Comercial é um restaurante sofisticado mas descontraído situado na bolsa de valores da cidade e um destino popular para os empresários, bem como visitantes curiosos. O local requintado reúne alguns dos produtos mais frescos do Porto e anima-o com técnicas e tendências modernas de cozinha. A decoração é muito parecida; incorporando azulejos tradicionais portugueses e arquitetura histórica com assentos elegantes e acessórios ultramodernos.
GRELHADOR DA BOAVISTA
Como é de se esperar de um restaurante grill, o cardápio é dominado pelos sabores da chama, aplicados a peixes e cortes suculentos de carne. Um destino popular para os habitantes locais na hora do almoço, o Grelhador da Boavistarecebe os visitantes com uma vitrine de vidro das mais frescas ofertas cruas do dia, para que possa escolher como eles são preparados de acordo com a sua própria ideia de perfeição pelos chefs habilidosos do restaurante.
RESTAURANTE CAFEINA
A uma curta distância da foz do rio Douro, o Restaurante Cafeina é um local popular entre os artistas locais e os jovens do Porto. A comida portuguesa aqui é influenciada pelas cozinhas italiana e francesa , com um menu que muda regularmente, mas geralmente gira em torno de suculentos cortes de carne e peixe fresco. O interior elegante é dominado por cores suaves, acompanhado por uma leve brisa vindo do mar quando as janelas estão abertas no verão.
CAMAFEU
Nem todo visitante do Porto tem a chance de comer na sala de jantar de um local. Felizmente, todos podem experimentar o Camafeu , um restaurante exclusivo que lembra um apartamento no primeiro andar, com janelas francesas que dão para a movimentada Praça Carlos Alberto, pinturas nas paredes e cadeiras cuidadosamente desencontradas ao lado de um punhado de mesas. Os pratos aqui são coloridos e convidativos, sem serem pretensiosos e dão um verdadeiro sabor a autêntica comida caseira portuguesa.
BUFETE FASE
Seu humilde exterior e decoração básica podem não chamar sua atenção, mas na Bufete Fase é tudo sobre a comida. Há apenas uma escolha no cardápio: a francesinha , essencialmente um sanduíche, mas mais um ícone de culinária aqui, com ricas camadas de presunto, salsicha, queijo, carne assada e outras iguarias locais. A Bufete Fases é, segundo os moradores locais, um dos melhores lugares da cidade. E quem argumentaria com eles?
PAPARICO
O princípio orientador em O Paparico é que cada prato deve apresentar um elemento proeminentemente português. As técnicas ou ingredientes modernos só são incorporados nas criações do restaurante se melhorarem e não desvirtuarem os sabores portugueses inatos. As paredes revestidas de pedra e toalhas de mesa brancas criam um ambiente rústico para desfrutar de polvo fresco, tártaro e cordeiro, servido sem se afogar em molhos ou temperos excessivos. Cada prato aqui é feito para dois, embora partes individuais também podem ser preparadas a pedido.