Praia da Laje ilha da Madeira





A Praia da Laje ou Praia da Jamaica é uma praia de areia preta situada na freguesia do Seixal, na ilha da Madeira, em Portugal.

No ano de 2004 foi alvo de melhorias, passando a ter balneários, restaurante e nadador salvador.

A Praia da Laje, de acesso livre, é uma praia de areia preta de acesso livre com instalações sanitárias.   Esta praia não tem vigilância.   O Complexo Balnear da Laje, também conhecido por “Praia da Jamaica”, situa-se na costa norte da ilha, na freguesia do Seixal. Esta praia fica escondida entre rochedos e é tem uma beleza de uma paisagem pintada pelo verde da montanha e pelo azul cristalino do mar. O nome praia da Jamaica adveio da plantação de palmeiras no passeio que leva ao mar. Esta praia de areia preta distingue-se, não só pelas águas cristalinas, mas também pela tranquilidade que transmite. Apesar de ter instalações sanitárias e um bar de apoio no verão, esta praia não tem vigilância.

Praia da Congreira Vila Ch, Vila do Conde





A Praia da Congreira, tem um pequeno areal onde se encontram os tipicos toldos desta zona do norte, um bar, mas uma das suas características principais é a zona rochosa que parece fazer uma divisão perfeita entre a areia e o mar.É uma praia acolhedora, com bons acessos, com uma zona de estacionamento considerável.

A Praia da Congreira tem um areal de extensão razoável. É caracterizada pelas inúmeras formações rochosas que ocupam quase toda a linha de água.



Praia da Pedra do Ouro Alcobaa





A Praia da Pedra do Ouro, é uma praia da zona Oeste de Portugal. Parte integrante do concelho português de Alcobaça, e da União das Freguesias de Pataias e Martingança, localiza-se numa saí­da da Estrada Atlântica entre Pataias e São Pedro de Moel. Tem alguns condomí­nios e algumas moradias. Tem também uma urbanização com construções recentes e modernas, além de ser um lugar bastante tranquilo, com uma praia que não costuma ter muita gente.

Possuindo um areal extenso e dourado que contrasta com as encostas negras, cor das rochas que a rodeiam, a Praia da Pedra do Ouro é um lugar de grande beleza paisagística, a que o moinho abandonado situado na encosta norte acrescenta um toque pitoresco. Durante a maré baixa, a praia liga-se com a sua vizinha Praia da Polvoeira a sul e possibilita longas caminhadas à beira-mar. Procurada por praticantes de surf, especialmente durante o inverno, a Praia da Pedra do Ouro possui infraestruturas de apoio e bons acessos, sendo o da zona sul o mais seguro



Praia da Barreta na Ilha Deserta Faro Algarve





A Praia da Barreta situa-se na Ilha Deserta, à entrada da Barra Nova (Barra Faro-Olhão) e faz jus ao nome pelo facto de não ter construções e de ser pouco frequentada.O acesso faz-se por mar, a partir do Cais da Porta Nova (Portas do Mar), sendo que na travessia pode observar na maré vasa pequenos labirintos de areia, canais e bancos de sapal. Pelo caminho há que prestar também atenção às diversas aves que por aqui se alimentam.

A Praia da Barreta é uma das mais bem conservadas e menos frequentadas praias do Algarve. Cerca de 11 km de silêncio e sossego caracterizam a Ilha Deserta, onde tudo parece encaixar-se perfeitamente entre mundos tão distintos como a terra, o mar e o ar. A areia respira de vida, alimentando várias espécies de moluscos: amêijoas, búzios e muitas outras conchas. O cordão dunar mantém preservada a sua vegetação original e a flora encontra o seu máximo esplendor escondendo, na encosta interior as espécies mais frágeis. Aqui a fauna também se encontra protegida, podendo-se observar Borrelhos, Garajaus, Andorinhas do Mar, Gaivinas ou Chiretas.

A partir do pontão de embarque pode optar por realizar um interessante percurso ambiental. Este percurso é circular, inicia-se num passadiço de madeira (no lado da Ria) e termina no areal da praia (do lado da Costa). Aqui pode contemplar a flora e a fauna existentes.No areal, a poente do local onde desemboca este passadiço, foi aprovado pela Assembleia Municipal de Faro a criação de uma zona destinada à prática do Naturismo.

O ponto mais a sul de Portugal, a Ilha da Barreta ou Deserta é uma das ilhas-barreira do Parque Natural da Ria Formosa que fazem a separação entre a zona de sapal e o mar. Sendo só acessível por barco a partir de Faro (durante os meses de junho a setembro), a viagem demora cerca de 20 minutos que poderá aproveitar para admirar algumas espécies de aves protegidas.Com um vasto areal e um mar de águas límpidas, a Ilha da Barreta é um verdadeiro paraíso onde não existem outras construções além das que servem de apoio à praia e que oferecem a possibilidade de praticar atividades como a vela, windsurf  e passeios de barco.



Complexo Balnear Doca do Cavacas





O Complexo Balnear Doca do Cavacas, também conhecido por Poças do Gomes, é um pequeno complexo balnear do Funchal. É constituí­do por poças naturais e existe acesso directo ao mar. O acesso é pago. Tem bandeira azul.

Anteriormente, conhecido por a “Poça do Gomes” o Complexo Balnear Doca do Cavacas está localizado a escassos metros da afamada Praia Formosa.

Com uma área de solário pequena, mas encantadora, o “Doca do Cavacas” tem acesso direto ao mar, assim como, fantásticas piscinas de origem vulcânica. Daqui podemos avistar o promontório Cabo Girão.

Mais conhecidas por Doca do Cavacas, este é um pequeno complexo balnear que conta com uma piscina natural de origem vulcânica e acesso direto ao mar. Mais conhecido por Doca do Cavacas, este pequeno complexo balnear situa-se entre o Lido e a Praia Formosa, e tem acesso à Promenade do Lido. Do lado oeste desta praia temos uma estimulante vista sobre o cabo mais alto da Europa (Cabo Girão) e a Praia Formosa.Esta praia tem uma piscina vulcânica natural e acesso direto ao mar com balneários, vigilância, restaurante e bar.

Praia Norte (Viana do Castelo)





A praia Norte é uma praia urbana com extensas zonas pedonais, circuito de manutenção, cafés e esplanadas que convidam a uma paragem para observar o mar, a praia e os barcos que chegam ou partem de Viana do Castelo.

Esta praia é considerada como uma zona muito sensível, face à singularidade deste local, é a única praia da costa portuguesa que apresenta um padrão típico de uma praia abrigada com algas castanhas (Fucus vesiculosus, Fucus spiralis, Pelvetia canaliculata e Ascophyllum nodosum).



Praia da Barra





Situada junto ao pontão que marca a entrada do Porto de Aveiro e onde desagua a Ria, a Praia da Barra possui um extenso areal e oferece boas condições para a prática de diversos desportos como o surf, bodyboard, kitesurf, vela e pesca desportiva. Muito procurada pelos banhistas, esta é uma zona bastante agitada durante o verão, com a animação a prolongar-se noite dentro, nos muitos bares e festas.Junto à praia destaca-se o imponente Farol de Aveiro, construído há mais de um século e que com 62 metros de altura é o mais alto de Portugal.

   Galardoada com a Bandeira Azul desde 1989 e com a Bandeira “Praia Acessível, Praia para Todos” desde 2002, as caraterísticas mais marcantes da Praia da Barra são o seu enquadramento paisagístico pelo Farol (o mais alto em Portugal e um dos mais altos no Mundo, com 62 metros de altura e 66 metros acima do nível do Mar), o areal dourado a perder de vista, a qualidade das suas águas e a animação estival.

Praia de So Martinho do Porto o que ver





A baía de São Martinho do Porto: Praia das Crianças para todos Desde sempre São Martinho do Porto é "the place to be" para apreciadores de praia de, entre outros, Lisboa. A praia e o mar quase sempre oferecem acesso fácil para todos. Portanto, no verão esta praia também é conhecida como Praia das Crianças.

No verão pode ser um pouco complicado encontrar um lugar para estacionar. Nos outros meses, no entanto, não há problema.

Todas os serviços estão disponíveis. Há um pequeno parque infantil, e no verão está possível alugar cabanas na praia. No verão a guarda marítima monitora (parte) da praia.

Outra atração é um caminho de passeio de madeira pelas dunas até Salir do Porto, que facilita um passeio ao longo da baía.

Praia da Gralha Esta praia fica ao outro lado do monto de São Martinho do Porto. É um lugar calmo, graças ao oceano Atlântico violento. Muito agradável para caminhadas, banhos de sol, ou tomar ar.Não há serviços.

Praia Salgado: Praia para apreciadores de tranquilidade Esta praia ampla encontra-se entre São Martinho do Porto e Nazaré. O mar é geralmente bruto, e a praia é íngreme, por isso esta praia não é adequado para crianças. Pelo contrário, é uma praia para apreciadores de tranquilidade.

A praia tem acesso fácil, e possibilidades de estacionamento são aceitavéis. Os serviços também são limitados. Na época alta a guarda marítima monitora (parte) da praia.

Uma parte da praia (em direção a Nazaré) é destinado a naturistas.

A Praia de Salir Ao lado de Salir do Porto um rio desagua na baía. A foz do rio e a praia são planas, e têm boa acessibilidade.



Praia Fluvial do Carvoeiro (Mao)





A Praia Fluvial do Carvoeiro, situada a nordeste da vila de Mação, na freguesia de Carvoeiro, foi construí­da no leito da ribeira que atravessa Carvoeiro (Mação). Trata-se de um espaço de lazer que permite actividades aquáticas, dispõe de um espaço para a realização de churrasco e piquenique e de um bar que funciona durante os meses de verão.

Para além da bandeira azul desde 2006, a Praia Fluvial do Carvoeiro possui também a Medalha de Ouro da Quercus desde 2010 e a Bandeira Acessí­vel.

A Praia Fluvial de Carvoeiro localiza-se em plena localidade de Carvoeiro, a cerca de 25 minutos de Mação.

Rodeada por pinheiros altos e verdes, longe de qualquer fonte de poluição, esta praia tem um extenso espelho de água, bons acessos, piscina para crianças, iluminação noturna, parque de merendas, churrasqueira e uma cadeira anfíbia.

A qualidade e beleza das infraestruturas que a compõem deram à Praia do Carvoeiro o galardão de Bandeira Azul, a distinção como Praia Acessível e a medalha de ouro da Quercus.



Praia e piscinas do Calhau de So Jorge Madeira





Complexo Balnear do Calhau de São Jorge possui pequena lagoa de água doce e um complexo balnear com três piscinas. Complexo Balnear do Calhau de São Jorge, situado na foz da ribeira de São Jorge, é uma pequena praia a partir de onde se pode gozar de fantásticas vistas sobre as paisagens que a envolve. Esta praia de calhau tem uma pequena lagoa de água doce com uma profundidade que chega aos 5 metros em algumas zonas, e ainda um complexo balnear com três piscinas e um restaurante. Apesar de ter acesso ao mar, não se aconselha a que o frequente principalmente se o mar estiver agitado. O mar da costa norte é muito agitado e por isso é convidativo apenas para os surfistas e bodyboarders. A surpresa é agradável para quem visita pela primeira vez a foz da ribeira de São Jorge e encontra uma pequena praia e um simpático complexo balnear, a partir dos quais se desfruta de magníficas vistas sobre as paisagens circundantes.

No meio do verde característico desta zona da ilha, esconde-se uma pequena praia feita no leito da ribeira, uma pequena lagoa de água doce com uma profundidade que chega aos 5 m em algumas zonas. Apesar de ter acesso ao mar, não aconselhamos um mergulho salgado, especialmente se o mar estiver agitado. O mar da costa norte é famoso por não ser muito convidativo, excepto para os surfistas e bodyboarders. O acesso é pago. Talvez devido às agressivas condições do mar, construiu-se nesta zona um complexo balnear com três piscinas e um restaurante.

Durante as noites dos meses de verão esta zona é animada pelos bares Calhau e Neptuno, que até por volta das 6 da manhã mantêm entretidos os que os visitam.



Praia da Ponta Ruiva Vila do Bispo





A praia deve o seu nome a um enorme leixão de cor rubra que se destaca no extremo sul da praia, junto ao qual se forma uma onda famosa entre os surfistas.

Os tons avermelhados desta formação rochosa contrastam fortemente com o negro das escarpas de xisto que envolvem a praia. O acesso pedonal para a praia faz-se através de um trilho de média dificuldade que desce a arriba num local de declives mais suaves.

Apesar de procurada para a prática de surf, a praia mantém-se tranquila e sem marcas humanas; o aroma a esteva é intenso e podem observar-se matos endémicos de zimbro, atapetados pelos persistentes ventos fortes, e, mais perto da praia, plantas resistentes à salsugem como o funcho-do-mar. Uma pequena linha de água corta a parede rochosa da arriba e desagua no areal na época húmida.No caminho até à praia é comum avistarem-se cartaxos, pousados nos raminhos altos dos arbustos, e aves de rapina, sobretudo falcões.



Praia Grande





Esta extensa e comprida praia faz juz ao seu nome. a sua distancia de tal ordem que se perde o fim no horizonte, dunas que ocupam 3 quilmetros de comprimento, criando uma paisagem deslumbrante em que as vezes se torne raro nos cruzarmo-nos com algum, a praia tambm conhecido pela possibilidade de observao das aves locais e a sua vegetao costeira. Infra estruturas disponveis incluem estacionamento, restaurantes e casas de banho. A praia vigiada durante o vero.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal