Norte de Portugal transformado numa lindíssima cidade de gelo


Sincelo é um fenómeno meteorológico que acontece em situações de nevoeiro aliado a uma temperatura de -2 °C a -8 °C e resulta do congelamento das gotas de água em suspensão quando estas entram em contato com a superfície.

Em situações de calmaria ou vento fraco, é comum a formação do chamado sincelo branco, formado por plumas e cristais de gelo, de cor branca, que adquirem uma aparência similar ao de neve.

Surgem em condições de grande estabilidade atmosférica durante o inverno, que favorecem a acumulação de ar frio e húmido em zonas baixas.

O Município de Trancoso, a Beira Alta TV e vários utilizadores das redes sociais partilharam fotografias e vídeos do fenómeno.

 

 



 

Com ventos mais intensos e temperaturas bastante negativas em geral, ocorre o chamado sincelo duro, formado por gelo duro e opaco a barlavento das árvores e outras superfícies verticais, que forma placas de gelo que evocam pentes e bandeiras, com estruturas por vezes notáveis. Quanto maior for a duração do sincelo e a persistência das condições que o favorecem, maior a quantidade de gelo que se poderá acumular.

 



 

Ao contrário do sincelo branco, este tipo de sincelo não costuma ocorrer em condições de grande estabilidade, favorecedoras de inversão térmica. É condição necessária para a sua ocorrência a presença de vento (impedidor destas inversões) e de nevoeiro, que habitualmente surge nas zonas montanhosas, quando há tempo instável, devido à nebulosidade associada à precipitação.

No nosso país, é um fenómeno comum nas altas montanhas: Serra Nevada, Pirenéus e nas do Sistema Central, entre outras.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal