A neve pode ser um atrativo, sobretudo para aqueles que nunca a viram e a posição geográfica e as elevadas altitudes fazem de Montalegre um dos primeiros concelhos portugueses a, normalmente, exibir neve. Portanto, até no inverno, há motivos para ir até este destino transmontano.
É um destino transmontano que encanta pela sua beleza natural, pelas suas gentes hospitaleiras e pela sua gastronomia saborosa. Por isso, uma escapadinha a esta terra é uma viagem às nossas origens, uma descoberta de um património único e valiosíssimo.
Leve roupa quente e confortável e aventure-se pelos trilhos montanhosos, pelas ruelas das aldeias e pela beleza das albufeiras. Garantimos que Montalegre não desilude e, depois de o visitar, não vai resistir a lá voltar.
Conhecer Montalegre é descobrir as suas aldeias, percorrer os seus pequenos povoados e deixar-se encantar pelas suas construções típicas em granito. Nestas localidades ainda se respira o espírito de comunidade e não há quem não se conheça e não se ajude nas atividades diárias, sobretudo ligadas à agricultura e à pecuária.
Assim sendo, são várias as aldeias que pode e deve visitar neste destino, mas se o tempo não chegar para todos, então recomendamos uma passagem por Vilarinho de Negrões, Pitões das Júnias e Travassos.