O pitoresco castelo português com formato de coração quando acorda a nevar


O castelo, de planta ovalada, erguido na cota de 700 metros acima do nível do mar, é constituído por uma cerca ameada com um perímetro de 660 metros, reforçada por quinze cubelos.

Imagens da neve nos distrito de Bragança, nas noites em houve queda de neve em Portugal agora com o tempo frio vai estar de volta . Em várias localidades, primeiros flocos de neve do ano vão começar a cair 

Os panos de muralhas, com a espessura média de dois metros, envolvem o núcleo histórico da cidade, ocupando uma área de cerca de três hectares e delimitando quatro espaços, orientados por dois eixos viários, cujo principal é a antiga rua da Cidadela.







No seu interior, o visitante pode apreciar as edificações da Domus Municipalis (exemplar único no país da arquitetura civil românica e que se acredita tenha tido, primitivamente, as funções de cisterna), da Igreja de Santa Maria (ou de Nossa Senhora do Sardão) e o Pelourinho medieval. Nessa cerca, rasgam-se três portas (duas sob a invocação de Santo António e a Porta do Sol, a Leste) e dois postigos (a Porta da Traição e o Postigo do Poço do Rei).




 

 

Um dos mais importantes e bem preservados castelos portugueses, apresenta-se de feição medieval, em estilo gótico e com uma imagem marcante no território e na cidade, que advém da sua dimensão e da imponência da Torre de Menagem. Do alto das suas muralhas e da torre consegue-se abranger grande vastidão de território e a Serra de Montesinho.

As primeiras construções defensivas remontam ao reinado de D. Sancho I após uma invasão de tropas leonesas. Um segundo perímetro muralhado foi erguido em 1293 por D. Dinis. A Torre de Menagem foi construída por ordem de D. João I e seria concluída em 1439, já no reinado de D. Duarte.

 

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Luiz Paulo Ferreira (@luizpmferreira)

 

O castelo possui planta trapezoidal, com torres nos ângulos e a Torre de Menagem no topo sul. É envolvido por barbacã com sete possantes cubelos semicirculares e parapeito ameado, e largo adarve. Toda a estrutura defensiva é ainda cercada por muralha ovalar, com implantação irregular e adaptada à morfologia do terreno, reforçada por quinze torres ou cubelos. No interior da cerca destaca-se o antigo edifício da Câmara – “Domus Municipalis”, que se julga ser o único exemplar da arquitetura civil românica e se crê ter sido, primitivamente uma cisterna.

A Torre de Menagem, de construção em alvenaria de xisto com cunhais, vãos e elementos estruturantes em granito aparelhado, possui os diversos pisos em abóbadas de aresta reforçadas por arcos totais. Os vãos são de desenho gótico mainelado e uma das fachadas tem pedra de armas com o Brasão da Casa de Avis. O coroamento da torre é majestoso, com guaritas cilíndricas nos vértices, ameias e seteiras cruzetadas, e balcões com mata-cães.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal