Na foto principal deste artigo consegues admirar a casa mais antiga de Lisboa, com 500 anos, que é também uma das sobreviventes do terramoto que, no dia 1 de novembro de 1755, assolou grande parte da cidade.

 

Poucos edifícios da capital resistiram à catástrofe natural de 1 de novembro de 1755. Ainda assim, em Lisboa ainda podes encontrar alguns prédios ou casas que conseguiram permanecer edificadas, mesmo com algumas quebras nas suas infraestruturas.

 

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Paulo Lopes (@paulo.c.lopes)

 

Muitos dos que resistiram entretanto foram demolidos, para dar lugar a empreendimentos mais modernos, mas a verdade é que num simples passeio por alguns dos bairros mais antigos da cidade podes encontrar algumas relíquias.




 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Fábio Figueiroa (@fabiobf)




O ressalto do primeiro andar é a característica que imediatamente te transporta para 500 anos atrás, e são algumas as habitações nestes bairros de Lisboa com esta proeminência. Basta estares atento para perceber que existem bastantes, que servem como uma espécie de suporte extra.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Marli Neves (@myownanatomy)

 

 

tendo sido poucos os edifícios que resistiram, sendo que estes se localizavam maioritariamente no Bairro de Alfama, um dos mais antigos da Europa.


Na Rua dos Cegos, a S. Tomé, mantém-se esta casa quinhentista, que é considerada a mais antiga de Lisboa, com um ressalto a partir do primeiro andar, característico da época.




Estas casas são raras em Lisboa e esta encontrava-se rodeada de muitas outras de vários estilos que foram demolidas por volta da década de 40 do século XX. Na fachada encontra-se um painel de azulejos do século XX em estilo seiscentista.




Onde fica a casa mais antiga de Lisboa?

 









 

A casa mais antiga de Lisboa fica na Rua dos Cegos, bastante próxima da Rua e das Escadinhas de São Tomé.

 

 

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal