dos locais mais surpreendentes do mundo as Vinhas do Moinho do Frade ficam em Portugal





As Vinhas da Criação Velha emprestam cor ao solo negro e são protegidas dos ventos marítimos por uma espantosa rede de longos muros de pedra, espaçados entre si, que correm paralelos à costa e penetram em direção ao interior da ilha.



Por isso são Património da Humanidade e por isso também o passeio que proporcionam foi já considerado um dos 8 mais singulares do mundo.









O Moinho do Frade foi objecto de reconstrução em 2003/2004. Os trabalhos foram executados por forma a obter uma cópia precisa do moinho original, estando mesmo dotado dos meios necessários à sua função originária de moagem de cereais.



Pela sua localização privilegiada, o Moinho do Frade constitui um local notável para a contemplação do que foi um trabalho glorioso dos nossos antepassados, uma paisagem feita de reticulado de muros.



No Parque Natural da Ribeira dos Caldeiroes tem Cascata para visitar





Na ilha de São Miguel, um tesouro paisagístico no coração do Parque Natural da Ribeira dos caldeirões. Uma queda de água que rasga o verde característico da região e cai sobre uma ponte de granito, atravessando-a até chegar à pequena lagoa de água, convidativa e refrescante.



A atmosfera bucólica dos Açores no seu melhor. O Parque da Ribeira dos Caldeirões é um dos locais mais procurados na região do Nordeste, oferecendo uma vegetação profusa e muito diversificada, a par das límpidas e frescas águas da Ribeira que promovem belas quedas de água e a calmaria de um lindo lago.







Pelo parque encontram-se diversos legados de outros tempos, como os Moinhos de Água, funcionando num deles um muito interessante Museu Etnográfico, ou as antigas casas de moleiro, também transformadas em loja de artesanato e a turismo rural. O espaço conta ainda com os serviços de cafetaria, um parque de merendas e um parque infantil.



um dos lugares obrigatrios para visitar em SO MIGUEL lagoa do fogo





Situada na maravilhosa e verdejante Ilha de São Miguel, no encantador Arquipélago dos Açores, a Lagoa do Fogo é a segunda maior Lagoa da Ilha de São Miguel, e também a mais alta, classificada desde 1974 como Reserva Natural, tal o seu valor natural e paisagístico.



Ocupando cerca de 1360 hectares, na caldeira de um vulcão adormecido que se terá formado há cerca de 15.000 anos, dando forma ao grande maciço vulcânico da Serra de Água de Pau, a Lagoa do Fogo encanta pela sua beleza natural e dimensão fenomenal, chegando a atingir os 30 metros de profundidade.







Vale a pena conhecer as belezas paisagísticas e naturais desta maravilha natural e da sua caldeira, onde as paredes chegam a atingir desníveis de 300 metros. Existem para o efeito deslumbrantes passeios pedestres onde se pode melhor observar a interessante fauna e flora características deste fenómeno geológico.



uma Caldeira do vulco o lugar mais secreto das Furnas Poa da Dona Beija





Na Ilha de São Miguel, na localidade das Furnas, situa-se a encantadora Poça Dona Beija, conhecida pelas suas indicações terapêuticas.









A nascente faz parte da Caldeira do vulcão das Furnas, a zona termal é composta por um complexo de cinco áreas para banhos todas abastecidas por uma nascente de água quente com propriedades terapêuticas, aquecida pelo calor do vulcão das Furnas.



Nem sempre foi muito popular entre os turistas, dado que até 2010 nada do que vê hoje na Poça da Dona Beija existia. Tudo começou num único poço, que era utilizado e frequentado por populares. Uma vez que não era um espaço gerido por nenhum entidade, o acesso era livre mas nem sempre a lotação era suficiente para os demais curiosos.

O espaço acabou por ser vedado ao público no ano de 2007 dado que não estavam reunidas as condições de segurança e saúde pública. Foi então no ano de 2010 que, após obras de intervenção no espaço e através de um concurso público, a gestão deste espaço foi atribuída à empresa Criações Naturais Lda.





Vulco dos Capelinhos na ilha do Faial Aores





O Vulcão dos Capelinhos, que esteve em actividade entre 1957 e 58. Teve início no mar, junto aos Ilhéus dos Capelinhos, dando origem a violentas explosões.









Os materiais expelidos acumularam-se junto da chaminé, formando uma ilhota que se ligou à Ilha do Faial. A partir de então perdeu as suas características submarinas. O farol e algumas casas destruídas pela erupção acentuam o carácter dramático de uma paisagem verdadeiramente única nos Açores.



Lagoa das Sete Cidades nos Aores dos locais mais bonitos do mundo





Situada na ilha de São Miguel, a Lagoa Rasa, a Lagoa de Santiago e a lagoa das Sete Cidades que é o maior lago de água doce do Arquipélago dos Açores, com um comprimento de 4,2 Km e uma profundidade que atinge os 33 metros.









Declarada uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, na categoria de Zonas Aquáticas Não Marinhas, é composta por duas lagoas a Lagoa Verde e a Lagoa Azul ligadas entre si e envolvidas por um cenário de cortar a respiração.



Ilhu de Vila Franca do Campo um dos lugares mais bonitos de Portugal





O Ilhéu de Vila Franca do Campo é um pequeno paraíso, situado em frente à povoação de Vila Franca do Campo, a cerca de 1 km da costa, este local é o resultado da cratera de um antigo vulcão submerso e é uma das principais atracções turísticas da ilha de São Miguel, especialmente desde que aqui se realizou uma das etapas do Red Bull Cliff Diving – o campeonato mundial de mergulho em penhascos.









Classificado como Reserva Natural, tem as paredes da sua cratera revestidas por uma vegetação endémica, enquanto no seu interior existe uma piscina natural com uma forma quase perfeitamente circular, que comunica com o mar por uma estreita passagem.



Esta abertura é designada por Boquete e está voltada a Norte, isto é na direcção da costa da ilha, o que impede a entrada da agitação marítima para o interior. As suas águas cristalinas e a pequena, mas encantadora praia, são excelentes para a prática de natação e mergulho.



dos mais secretos de Portugal Monte Brasil Imagens Magnificas cu vistos do cu





Um antigo vulcão extinto que teve origem no mar e se juntou à cidade de Angra do Heroísmo.









Actualmente é uma paisagem protegida e o parque natural da cidade, com espécies arbóreas e arbustivas de especial interesse e com excelentes miradouros. No Monte Brasil encontra-se implantado o Castelo de S. João Baptista.

O Monte Brasil faz parte de uma Reserva Natural e toda a sua fauna, flora e área marinha pertencem ao Parque Natural da Ilha Terceira. O local conta com miradouros para os visitantes apreciarem estas belezas, formadas principalmente por espécies arbóreas e arbustivas.

De destacar também as suas grutas submersas e semi-submersas, associadas a elevada biodiversidade de fauna marinha. Aproveite ao máximo cada detalhe deste magnífico lugar: faça boas caminhadas e sinta de perto toda a natureza.



Desta forma, a Ilha Terceira teve um ganho de aproximadamente 500 metros de comprimento e 500 metros de largura. Para melhor visualização, recomenda-se subir ao Monte Brasil, onde é possível observar esta junção entre a ilha e o extinto vulcão. O Monte é considerado o maior aparelho vulcânico do litoral dos Açores.



Este o Miradouro mais bonito de Portugal fica na Serra do Cume a 545 metros de altitude





Este miradouro situado a 545 metros de altitude, possui vistas privilegiadas sobre Santa Cruz e o típico mosaico agrícola

 

Foto cretidos @Bruno Ázera

Pode-se apreciar a baía da Praia da Vitória e a planície interior da ilha, dividida por muros de pedra vulcânica conhecida por manta de retalhos.

 

O belíssimo Miradouro da Serra do Cume, encontra-se situado no topo desta Serra com o mesmo nome, no concelho da Praia da Vitória, na bela ilha Terceira, Açores.

 

Do alto deste miradouro pode vislumbrar-se com vistas espectaculares para a chamada Manta de Retalhos, que é nem mais nem menos que uma divisão dos campos agrícolas. Daqui pode ainda observar a maior bacia leiteira dos Açores.

 

Deixamos aqui uma sugestão: Guarde a visita do Miradouro para o final do dia, pois apreciar daqui o pôr-do-sol, é absolutamente maravilhoso!

 

Os Miradouros da Serra do Cume localizam-se no topo do complexo desmantelado da Serra do Cume, no concelho da Praia da Vitória, na ilha Terceira, nos Açores.

 

De elevado interesse paisagístico, oferecem uma das mais belas paisagens da ilha: de um lado, a 542 metros acima do nível do mar, a baía e cidade da Praia da Vitória conjuntamente com a planície das Lajes e a Base Aérea das Lajes e, pelo outro, a 545 metros acima do nível do mar, a grande planície do interior da ilha, com os seus típicos "cerrados", separados por muros de pedra vulcânica e hortênsias.

 



Estas imagens vo deixar com de vontade de visitar a Terra Brava





A Terra Brava é uma zona Montanhosa localizada no quadrante noroeste da ilha, na freguesia da Agualva, ilha Terceira. Esta estrutura eleva-se 719m acima do nível do mar, relacionando-se com o Maciço Montanhoso do Pico Alto, sendo o ponto mais elevado o Pico Alto com 809 m.

 

Este complexo formou-se em parte devido a um escorrimento lávico em direcção ao mar, o que originou arribas altas contastando com baías bem recortadas.











O núcleo florestal desta paisagem, dada a quase ausência humana, é ocupada por uma rica floresta de vegetação endémica, típica da Macaronésia, que ocupa cerca de 6 quilómetros quadrados, floresta bastante densa e primitiva onde a orientação é por vezes muito difícil com um relevo muito irregular. Engloba o Maciço do Pico Alto, o Pico do Boi, o Pico do Juncal, o Pico Agudo e o Pico Alto.



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal