Os 20 melhores sitios para ver e visitar em Albufeira


Praia Manuel Lourenço Albufeira





O areal é mais pequeno que nas praias a poente e forma uma concha de areia encaixada entre arribas de formas caprichosas. Para nascente estende-se uma plataforma rochosa de aspeto intrincado onde, na baixa-mar, é possível observar a vida marinha na faixa entre-marés.

Recomendam-se igualmente os passeios de máscara e barbatanas pelas rochas submersas. As cores quentes dominam a paisagem, amenizadas pelo verde dos pinheiros e das aroeiras que envolvem a praia.

Na arriba, mas longe do alcance das marés, surgem plantas aromáticas como o tomilho e a perpétua-das-areias; já perto do areal são a salgadeira e a barrilha, plantas resistentes à salsugem, que abundam. Uma efémera linha de água desagua no areal na época húmida, adensando-se a vegetação nesse local. A envolvente à praia prima pelo verde e encontra-se ajardinada com espécies nativas da região.



Praia do Trafal (Loulé Velho)





Vestígios de um velho aqueduto e peças do sistema de circulação de água podem ser encontradas nesta praia bem como de antigas estações de cultura piscicola que datam do tempo dos romanos.

Praia Rocha Baixinha Leste Albufeira Algarve





Popularmente conhecida como a Praia dos Tomates, devido às plantações que existiam junto a um dos caminhos que lhe dá acesso, a Praia da Rocha Baixinha é uma zona tranquila no extremo leste da extensa Praia da Falésia, frequentada por muitos políticos portugueses. Muito perto da Marina de Vilamoura, um dos polos de maior animação do Algarve, esta Praia divide-se em duas áreas - Oeste e Leste.A sua qualidade ambiental reconhecida pela atribuição da bandeira azul ao longo dos anos, foi confirmada em 2003 pela certificação ambiental ISO 14001, que obteve após a candidatura apresentada pela Lusotur, empresa que gere Vilamoura.

Fazendo justiça ao nome da praia, as arribas rubras da Praia da Falésia rebaixam, dando progressivamente lugar a cristas dunares onde crescem plantas típicas das areias, como o cardo-marítimo, a luzerna-das-praias e o narciso-das-areias.

Também os empreendimentos turísticos cedem temporariamente lugar aos campos agrícolas da várzea da Ribeira de Quarteira, o que já valeu ao à Rocha Baixinha o sugestivo nome de Praia dos Tomates.

O caminho para a praia segue ao longo de campos cultivados, estufas e pastagens, bem como de vestígios mais antigos da utilização agrícola do vale, de que são exemplo as noras. Entre a praia e o amplo vale subsistem as formações rochosas ocres muito ravinadas, onde manchas densas de pinhal se misturam com pomares de sequeiro.

A bicharada abunda por estes bosques, coelhos, raposas e muitas aves, como as típicas poupas, encontram alimento e abrigo no local. O areal é amplo e para leste avistam-se já os molhes da marina de Vilamoura.



Praia de São Rafael Albufeira Algarve





A Praia de São Rafael é uma praia na costa sul do Algarve, perto da localidade da aldeia de Sesmarias que se encontra no Concelho de Albufeira, Portugal. Esta praia está localizada a 2,5 milhas por estrada a oeste do centro da cidade velha de Albufeira e é 29,7 milhas a oeste da capital da região de Faro

 

Devendo o seu nome ao empreendimento turístico aqui situado, a Praia de São Rafael fica encaixada entre as arribas, sendo o seu areal pontuado aqui e ali por rochedos isolados que também emergem no mar e lhe dão um ambiente muito pitoresco. Com excelentes condições e boas infraestruturas de apoio, a Praia de São Rafael é uma excelente opção de férias.

A praia é cercada por falésias calcárias de tons quentes, muito fraturadas e rachadas. Nesta praia, pode-se observar uma notável diversidade de formas rochosas: arcos, cavernas, abismos e armadilhas - formas que resultam da ação conjunta da força mecânica do mar sobre as falésias e das águas pluviais que levam à dissolução. pedra calcária. 

Formações como a Ponte Pequena e o Ninho das Andorinhas são exemplos dessa modelagem. Na beira da praia, pode ver florestas de pinheiros e enormes arbustos de lentilhas de pistache, suspensas no topo das falésias, muito cortadas e sulcadas. 

Na areia e exposta ao ambiente marinho, a maratona é abundante, uma planta que, se podemos dizer, suar o sal, porque é possível observe de manhã cedo ou no final do dia a formação de cristais de sal que brilham em suas folhas. Quando a transparência da água permite, vê-se o misterioso contorno das rochas submersas; Uma balada subaquática com máscara e barbatanas revela os segredos da abundante vida marinha nesta parte da costa.



Praia de Aveiros





A Praia dos Aveiros é uma pequena praia de bandeira azul na área chamada Areias de São João ou Areias de São João, na cidade de Albufeira, Algarve, Portugal. A praia é cercada por uma pequena enseada e é composta de areias finas e douradas e é ladeada por penhascos e formações rochosas.

Esta pequena enseada surge após o maciço rochoso que delimita a baía de Albufeira a leste e a orientação da praia permite contemplar o panorama da linha de costa até Vilamoura.

O areal encontra-se encaixado entre arribas, dando forma a uma tranquila piscina rochosa. É possível fazer um passeio sobre a plataforma rochosa na base da arriba a poente, alcançando depois um trilho pedonal que percorre o topo da arriba, até ao areal do Forte de S. João. A arriba encontra-se intensamente desgastada pelos elementos e ao longo deste passeio observa-se uma profusão de galerias, grutas e algares.

Uma pequena linha de água desagua no areal na época húmida, ladeada por canavial e por uma linha de choupos. Na envolvente da praia a vegetação abunda, desde os típicos elementos bem adaptados à salsugem, como a salgadeira e a barrilha, até às plantas dos matos de barrocal como a palmeira-anã, a única palmeira nativa da Europa



Praias da Galé (Este e Oeste)





São uma expansão de areia que se prolonga por vários quilómetros, entre falésias. Estão equipadas com uma enorme variedade de equipamentos hoteleiros. Na direcção de Albufeira há duas pequenas praias muito sossegadas e pouco frequentadas. Há casas de banho, um parque de estacionamento e um acesso facilitado para pessoas com dificuldades físicas, como também é vigiada durante o verão.

Praia da Almargem (Cavalo Preto)





A praia é frequentemente alagada pela ribeira de Almargem que possibilita a criação de bonitas e extensas lagoas de águas cristalinas. Isto permite criar uma vista idílica de mar, ceu e piscinas de águas rasas ideais para tomar banho sem perder o pé, o que é excelente para casais com filhos.

Praia de Quarteira





Dantes era uma simples aldeia de pescadores mas hoje em dia, Quarteira tornou-se um centro turístico de cáracter urbano. a sua identidade passada poderia ser vista num flash se olharmos com atenção à Igreja do séc. XIV ou nas casas típicas decoradas com faixas coloridas a volta. Além disto a praia tem uma grande oferta de restaurantes e bares, há também a possibilidade de alugar cadeiras de sol. Durante o verão esta praia é vigiada. O Hotel Quarteira Sol encontra-se bastante próximo desta praia.

Praia da Maria Luísa





Esta praia tem interessantes e coloridos rochedos e pequenas ravinas. Esta praia tem acessos facilitados para pessoas com limitações físicas. Também há casas de banho, chuveiros, restaurantes e estacionamento ao dispôr. A praia da Maria Luísa encontra-se vigiada durante o verão.

Praia das Belharucas Albufeira





A Praia do Barranco das Belharucas situa-se no extremo ocidental da Praia da Falésia (que se estende para leste por quilómetros até Vilamoura) e está separada dos Olhos de Água por rochas, que se podem atravessar a pé na maré baixa. O seu curioso nome, deve-se à própria falésia, popularmente designada por barranco, que é procurada pelas belharucas, uma das espécies de aves que aqui nidificam.Com acesso difícil por uma estrada de terra batida que atravessa o pinhal e uma entrada direta para os hóspedes do Sheraton Pine Cliffs, esta é uma praia tranquila e preservada, onde se pode encontrar uma diversificada oferta de desportos e divertimentos aquáticos.

Praia de areia dourada. O areal é amplo, sobretudo para Nascente, estendendo-se até à Praia da Falésia. A partir desta praia, o litoral calcário muito recortado do Barlavento Algarvio cede o lugar às arribas macias, em areia e argila, que se estendem ao concelho de Loulé. As vertentes da arriba estão muito ravinadas pela escorrência da água das chuvas, gerando formas muito vincadas e sinuosas, requintadamente esculpidas.

Tem acesso através de linha de água, o Barranco das Belharucas, acesso sinuoso e rasgado na arriba de cores ocres, onde a vegetação cresce de forma exuberante e frondosa. O acesso viário alcatroado faz-se através da estrada que liga Olhos de Água à Aldeia das Açoteias, seguindo a sinalização para a praia.



Praia de Maria Luísa Albufeira





Com acessos a partir da povoação dos Olhos de Água ou do empreendimento da Quinta da Balaia, a Praia Maria Luísa está rodeada de arribas com tonalidades que vão do ocre ao dourado, num contraste bonito com o azul do mar.A praia possui infraestruturas de apoio muito completas que incluem equipamentos para a prática de vela, windsurf e ski aquático.

O acesso pedestre à praia é através do complexo turístico que ocupa a abordagem, descendo um barranco pelo qual corre um riacho torrencial. O barranco é fresco e é revestido por uma cortina de buganvílias e impressionantes pinheiros e sobreiros. E

nquanto o bosque de pinheiros rodeia a praia, uma vez nas areias, as plantas dominantes são o samphire resistente ao mar e o salmoura mediterrânea. 

A praia é grande e é emoldurada por falésias em cores quentes que foram polidas pelo mar em sua base e escoadas pelo escoamento da água da chuva em seus topos. 

Profundamente erodidas pelos elementos, essas formações rochosas proporcionam aos banhistas uma série de entradas e recantos abrigados, além de oferecer a oportunidade de observar formações curiosas como buracos e arcos.

 Do extremo leste da praia você pode acessar uma trilha que o levará à Torre da Medronheira. Está sinalizada e corre ao longo da falésia até à praia de Olhos d´Água, dando aos caminhantes a oportunidade de desfrutar de vistas únicas sobre a costa.



Praias da Oura Poente & Oura Nascente





Estas praias ocupam uma grande parte da orla costeira. No seu extremo Oeste existem mais funcionalidades e estruturas turísticas e náuticas, ao passo que o seu lado a Este tende a ser mais deserto de qualquer actividade ou presença humana. O Hotel da Aldeia está localizado 500 metros a norte da praia. O parque de estacionamento é pago, no entanto a praia também comporta casas de banho, restaurantes e a presença de um salva vidas com função de vigiar a praia durante o verão.

Praia do Barranco das Belharucas





Esta praia tem um acesso algo complicado e não é recomendado para quem não tenha veículos com tracção às 4 rodas, uma vez que a estrada não é asfaltada. Em termos de infra estruturas, estas incluem um grande parque de estacionamento, restaurantes e casas de banho.

Praia do Peneco





A praia do Peneco é a primeira praia a Este da cidade de Albufeira. Localizada no antigo centro da vila tem um café que dada a sua proximidade é uma tentação e um incentivo à preguiça depois de um reconfortante banho de sol matinal.

Praia da Falésia Albufeira, Algarve





A Praia da Falésia é uma praia situada no concelho de Albufeira, no Algarve, sul de Portugal.

É uma praia junto de uma enorme falésia com a particularidade de em certas zonas possuir uma cor avermelhada, que se inicia na Praia do Barranco das Belharucas e se estende até Vilamoura, sendo recomendável para nadar pois o areal não possui rochas.

 

O areal é imenso, inserido num troço contínuo de areias com quase 6 km de extensão, flanqueado por uma linha de arribas altas em tons fortes, ora rubros, ora esbranquiçados, criando contrastantes jogos de cor com as sobranceiras manchas verdes de pinheiro-manso. No troço poente a arriba é altiva mas muito macia, talhada em areias e argilas, onde a chuva não tem dificuldade em gerar relevos sinuosos, com ravinamentos profundos. 



Praias do Garrão Poente & Nascente





Localizada bem perto das Dunas Douradas e das suas lagoas vizinhas está relativamente abrigada dos ventos devido as suas encostas circundantes.

Praia de Arrifes





Esta distinta e original praia demarca-se das demais praias do concelho devido ao pequeno bosque de pinheiros e marcantes formações rochosas, a praia está localizada numa bem abrigada enseada. O Hotel CS São Rafael encontra-se a uma distância de 550 metros. A praia de Arrifes além de ser vigiada durante o verão também tem um estacionamento próximo e também restaurantes.

Praia da Coelha Albufeira





A Praia da Coelha é uma praia perto da localidade da aldeia das Sesmarias que se encontra dentro do Concelho de Albufeira, no Algarve, Portugal. Esta praia está localizada a cerca de 6,2 km por estrada a oeste do centro histórico da cidade de Albufeira e fica a 31,5 km a oeste da capital da região, Faro 

Aninhada entre arribas douradas, a Praia da Coelha é uma pequena praia abrigada de ventos que o mar banha suavemente.Situada a cerca de 5 km a oeste de Albufeira, é uma praia bastante concorrida durante o verão.

O caminho para a praia é pedonal e segue ao longo de campos agrícolas onde se observam oliveiras e alfarrobeiras de aparência centenária. Com a proximidade do mar surgem exuberantes matos litorais, com zimbro, carrasco, aroeira e palmeira-anã (a única palmeira nativa da Europa), os quais envolvem uma zona de estadia a cerca de 100 m da praia. Uma vez na praia, o visitante depara-se com uma pequena enseada protegida por altas paredes rochosas, com o Alto da Coelha a nascente.

Nas arribas de cores quentes são visíveis fósseis marinhos, bem como grutas e galerias resultantes da erosão das águas doces e salgadas sobre a rocha calcária.

Mais uma vez apetece caminhar sobre o topo das arribas, a envolvente da praia conserva a rica vegetação original e as formações rochosas esculpidas pelo tempo e pelos elementos fascinam. Uma escadaria em madeira parte do apoio de praia e dá acesso às arribas a poente da praia, recomendando-se porém cautela e a guarda de uma distância de segurança ao rebordo das arribas.



Praia do Castelo de Albufeira





No Castelo as arribas elevam-se, marcando a paisagem. O areal, encaixado entre paredes pedregosas, desdobra-se em recantos escondidos e pequenas enseadas. Na extrema leste da praia, uma cénica formação rochosa que faz lembrar as ameias de um castelo fantasioso, batiza a praia.

Trata-se dum pequeno promontório muito recortado, com leixões destacados que constituem núcleos rochosos mais resistentes à erosão. Na envolvente da praia domina o verde profundo dos pinhais. No topo aplanado dos leixões também domina o verde, desta feita de plantas adaptadas ao ambiente marinho como a barrilha, a salgadeira e o funcho-do-mar. Diversas aves marinhas, como os falcões ou os corvos-marinhos, apreciam estes locais inacessíveis a predadores terrestres.

As caminhadas pelas arribas estão aqui favorecidas, descobrindo-se pequenas enseadas e observando-se geoformas geradas pela erosão, sobretudo algares e grutas. Recomenda-se, porém, cautela e a guarda de uma distância de segurança ao rebordo das arribas.



Praia de Salgados





Esta praia é uma prolongação da praia Grande de Silves, de forma a ter acesso a esta praia teremos que atravessar o campo de Golfe de Salgados. A praia tem um parque de estacionamento, é vigiado no verão, tem um acesso facilitado para pessoas com difficuldades motoras e um restaurante.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal