10 coisas para fazer e visitar no inverno na Serra da Estrela

10 coisas para fazer e visitar no inverno na Serra da Estrela

Maravilhas de Portugal Vale do Rossim Penhas Douradas Serra da Estrela





A cerca de 1300 m altitude, o local é dominado pela albufeira da barragem de vale do Rossim e por uma paisagem subjugada por grandes blocos graníticos e por uma vegetação de bosques constituída por pinheiro-de-casquinha (Pinus sylvestris), bétulas e pseudotsugas.



Este aproveitamento hidroeléctrico, que num ano médio produz 28 GWh, foi concluído em 1956, acumula água da ribeira de Fervença e, nas suas margens, podem encontrar-se vários anfíbios (rãs, sapos e salamandras). Este local é um dos ex-libris paisagísticos e naturais da serra da Estrela a par do planalto da Torre, do vale glaciar do Zêzere, das Penhas Douradas e das Penhas da Saúde.







Recomenda-se a realização de um passeio a pé para melhor conhecer este espaço. A praia fluvial de Vale do Rossim foi uma das 7 Maravilhas – Praias de Portugal, sendo a que fica a maior altitude no país



Este local na Serra da Estrela é dos 10 mais secretos de Portugal





Veja o famoso funil da barragem do Covão dos Conchos, o segredo escondido da Serra da Estrela onde se encontra um poço que cria a ilusão que a barragem está furada, é feito de betão e de granito, tem 4,6m de altura, 48 metros de coroamento foi construído em 1955 e serve para encaminhar as águas da ribeira das Naves para a albufeira da Lagoa Comprida.



O túnel tem 1.519 metros de comprimento e é capaz de atingir os 120 mil metros cúbicos.











Este é maior vale glaciar da Europa é sem a menor dúvida uma das coisas mais belas de Portugal





Vale Glaciar de Manteigas tem 13 quilómetros de extensão o maior vale glaciar da Europa e pode ser visto na Serra da Estrela. Formado durante a última glaciação, há milhares de anos, é um exemplo de como estes fenómenos modelaram a natureza, originando paisagens únicas.



O Vale Glaciar do Zêzere com 13kms de extensão, um dos maiores da Europa, maravilhosa dádiva da Natureza e, ao mesmo tempo, uma lição a céu aberto sobre os vestígios da última época de glaciação, há milhares de anos.







 

Na era quaternária ocorreram transformações profundas na superfície terrestre causadas por grandes mudanças climáticas, com temperaturas a oscilarem entre um frio muito intenso e valores mais moderados. Durante as glaciações, as regiões mais altas do planeta ficavam cobertas por espessas camadas de gelo que derretiam nos períodos interglaciares.

 

Foi na última glaciação que uma imensa língua de gelo deu origem ao Vale Glaciar do Zêzere, uma zona extensa que atravessava o local onde hoje está a vila de Manteigas e que chegou a ter 300 metros de espessura. A força do gelo conseguia arrastar gigantes blocos  graníticos, que hoje repousam nas encostas íngremes.

 

É sobre esta paisagem formada pela glaciação de Würm, em pleno coração da Serra da Estrela, que Victor Cavaleiro, professor da Universidade da Beira Interior, fala neste vídeo



Esta é a única Estância de Ski de Portugal fica na Serra da Estrela





A estância encerra mais uma época e vem por este meio agradecer a todos os clientes e amigos que nos visitaram e desfrutaram das nossas pistas. Já iniciámos a preparação da próxima época 2019-2020 e publicaremos informações ao longo destes meses. Uma delas será já esta semana! Um muito obrigado a todos e mantenham-se atentos

 





Linhares da Beira





Linhares, aldeia histórica do concelho de Celorico da Beira, é um autêntico museu ao ar livre. Com um passado rico bem guardado até aos nossos dias, cada uma das pedras das magníficas ruas que aqui existem, contam histórias fantásticas, e revelam a importância que esta aldeia teve no passado.

Situada na vertente ocidental da Serra da Estrela, à altitude de 180 metros, esta vila de fundação medieval oferece ao visitante magníficas paisagens montanhosas, típicas da Beira, de ar puro, e águas frescas e puras, cultura, artes medievais e renascentistas. Linhares orgulha-se do seu imponente e poderoso castelo de arquitectura essencialmente militar, mas também românico e gótico. O castelo ocupa um cabeço rodeado por penedos graníticos escarpados, com excepção da encosta onde se situa a povoação.

Visigodos e mais tarde Muçulmanos apossaram-se do lugar. Sabiam que daqui podiam vigiar todo o horizonte em redor. Linhares passou a ser portuguesa ao tempo de D. Afonso Henriques, que lhe deu o primeiro foral em 1169. Mesmo assim, numa noite de lua nova do ano de 1189, tropas de Leão e Castela invadiram a região, preparando-se para assaltar o castelo de Celorico. Linhares acorreu em sua defesa e o exército inimigo, vendo-se cercado na retaguarda, abalou a fugir.

No seu passeio pela aldeia vai descobrir gravadas nas armas da povoação um crescente e cinco estrelas, a lembrar essa longínqua noite de lua nova.

Encontram-se numa pequena tribuna de pedra, exemplar único de fórum medieval donde se anunciavam à população as decisões comunitárias. Não deixe de entrar na igreja matriz, de raiz românica.

Lá dentro estão três valiosas tábuas atribuídas ao grande Mestre português Vasco Fernandes (Grão Vasco).  O relevo e clima desta região reúnem as condições ideais para fazer desta aldeia histórica o sítio ideal para o grande Open do Parapente, que acontece todos os anos em Agosto. 

Hoje conhecida como Capital do Parapente, Linhares da Beira é uma antiga vila medieval já habitada desde a época dos romanos. Como marcas desses tempos existem várias sepulturas, um trecho da calçada romana e parte do edifício actualmente chamado Fórum de Linhares. 



São os melhores Chalés de portugal ficam na Serra da Estrela





A 1500 metros de altitude conciliando os elementos de arquitetura tradicional da serra com as modernas técnicas de construção de montanha, os Chalés da Montanha proporcionam o máximo de conforto e toda a exclusividade.



Composto por 27 Chalés este verdadeiro aldeamento de montanha situa-se junto ao Hotel Serra da Estrela Rodeado de neve ou do verde da Serra da Estrela, este aldeamento de montanha dispõe de uma deslumbrante vista sobre o planalto serrano.









Esta imagem surpreendente na Serra da Estrela que está a correr as redes sociais





Há uma imagem surpreendente na Serra da Estrela que está a correr as redes sociais. Um túnel criado na barragem de Covão dos Conchos parece um poço sem fundo, mas é afinal um sistema de escoamento de aguas.

 

Veja o interior do famoso funil da barragem do Covão dos Conchos, o segredo escondido da Serra da Estrela onde se encontra um poço que cria a ilusão que a barragem está furada, é feito de betão e de granito, tem 4,6m de altura, 48 metros de coroamento foi construído em 1955 e serve para encaminhar as águas da ribeira das Naves para a albufeira da Lagoa Comprida. O túnel tem 1.519 metros de comprimento e é capaz de atingir os 120 mil metros cúbicos.







 



Linhares da Beira Serra da Estrela





Implantada na encosta noroeste da Serra da Estrela, a vila de Linhares da Beira ergue-se no meio de uma magnífica paisagem. Pela sua localização, que permite uma defesa eficaz, a povoação terá sido ocupada desde a Idade do Ferro, sendo aí fundado um castro. Durante a ocupação romana o povoado passou a integrar o eixo viário entre Guarda e Conímbriga. Ocupada depois por Visigodos e Árabes, foi conquistada por D. Afonso Henriques, que lhe doou foral e promoveu o seu repovoamento. Sabe-se que no reinado de D. Sancho I Linhares possuía já uma fortificação, e a este tempo estão ligadas algumas das mais memoráveis histórias da vila, como a Rodrigo Mendes, o alcaide que acorreu em defesa de seu irmão Gonçalo, alcaide de Celorico, quando este se encontrava cercado pelos castelhanos, alcançando uma vitória retumbante sobre os vizinhos inimigos, que logo foi comemorada com a edificação de uma capela.

O castelo que hoje se ergue majestoso sobre um enorme maciço granítico é uma obra do tempo de D. Dinis, tendo sido o Rei Lavrador quem mandou edificar aquela que é considerada uma das mais importantes fortalezas góticas da Beira Interior.



Torre Serra da Estrela o ponto mais alto de Portugal continental





A Torre é um monumento que marca o ponto mais alto de Portugal Continental. Está localizado na cordilheira da Serra da Estrela. A elevação real é de 1993 metros (6637 pés), perto da Torre, há um restaurante, lojas com produtos típicos da região, como o queijo da Serra da Estrela.

 



 



Serra da estrela tem uma das lagoas mais bonitas de Portugal Lagoa Comprida





A Barragem da Lagoa Comprida concentra a água fria e cristalina do degelo da neve na Serra da Estrela (Recebe a água do Funil do Covão dos Conchos, pode ser visualizada a saída de água do lado esquerdo da imagem aos 5:05m do filme).

 

A barragem da lagoa Comprida, construída a partir de uma lagoa natural, constitui o principal reservatório de água da serra da Estrela. É a maior das lagoas do maciço superior e o seu potencial hidroelétrico elevado levou à construção da barragem em 1911, sendo uma das primeiras obras de engenharia desta natureza levadas a cabo em Portugal.

 

Na vertente norte da lagoa observa-se um dos mais interessantes campos de blocos erráticos da serra da Estrela. Estes blocos de granito foram transportados pelos glaciares e abandonados aquando da fusão e recuo do gelo.

 

 











O que visitar e conhecer em Portugal

Os 10 melhores sitios para ver e visitar em Aveiro

Os 10 melhores sitios para ver e visitar em Aveiro

O Museu Martimo de lhavo AveiroO Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) é um museu da Câmara Municipal de Ílhavo. Nasceu a 8 agosto de 1937, após um longo processo de gestação dinamizado por um grupo de amigos do Museu. Lugar de memória dos ilhavenses que o criaram, começou por assumir ...
Os 10 melhores sitios para ver e visitar em Guimarães

Os 10 melhores sitios para ver e visitar em Guimarães

LARGO DA OLIVEIRA um dos lugares mais emblemticos de GuimaresO Largo da Oliveira é um dos lugares mais emblemáticos de Guimarães, com a impressionante Igreja da Colegiada de Guimarães, em honra de Nossa Senhora da Oliveira, o lindíssimo claustro inserido no Museu Alberto Sampaio e o Padrão do Salado (em...
Visitar Cascais os 9 melhores locais

Visitar Cascais os 9 melhores locais

Praia da Poa CascaisA praia da Poça é uma água balnear, de tipologia urbana e uso intensivo, localizada em São João do Estoril, no concelho de Cascais. Está situada perto da Estrada Marginal, delimitada por duas encostas onde se situam o Forte Velho e o Forte de São Teodósio da Cadaveira. A s...
Os 7 melhores locais para visitar em Estremoz

Os 7 melhores locais para visitar em Estremoz

Portas e baluartes da segunda linha de fortificaes (Estremoz)As Portas e baluartes da segunda linha de fortificações localizam-se na freguesia da Santo André, no Concelho de Estremoz, Distrito de Évora, Portugal. O conjunto foi classificado como Monumento Nacional em 1924. A importância de Estremoz na primeira ...