As 7 melhores actividades para fazer e visitar em Grândola

As 7 melhores actividades para fazer e visitar em Grândola

Praia Atlântica Tróia





Praia da Atlântica é uma praia situada na urbanização turí­stica e residencial Soltróia em Portugal.

Praia de características urbanas com apoio de praia constituído por um bar, instalações sanitárias e estacionamento automóvel inserido na urbanização de Soltroia. Galardoada com Bandeira Azul e reconhecida como Qualidade de Ouro, pela Quercus, apresenta um mar calmo de ondulação baixa proporcionando ótimas condições para kitesurf ou windsurf. Desde o areal, e devido à sua localização de excelência, obtém-se uma magnífica vista sobre a Serra da Arrábida.

Na urbanização contígua é possível obter  oferta de restauração e alojamento.



Praia da Aberta Nova





Praia da Aberta Nova é uma praia situada na freguesia de Melides, no concelho de Grândola, em Portugal.

Praia de excelência paisagística e ambiental reconhecida através dos galardões Bandeira Azul e Qualidade de Ouro está equipada com um apoio de praia simples (bar e instalações sanitárias). Possui ainda dois pequenos parques de estacionamento a que se acessa desde a EN 261-2 através de um caminho, parcialmente em terra batida, ladeado por pinhais e vegetação endémica. Junto aos parques de estacionamento encontra-se um miradouro/parque de merendas de onde se pode desfrutar uma paisagem única desde Sines até a Serra da Arrábida.

O areal, de acesso difícil para pessoas com mobilidade reduzida, é limitado por arribas de arenitos que permitem a prática de voos com asa delta embora sem qualquer tipo de apoio logístico. O mar garante atividades como o surf e o bodyboard ou a pesca desportiva praticamente todo o ano.



Praia do Pego Carvalhal - Grândola





Praia com um extenso cordão dunar e um imenso areal, de qualidade superior em termos ambientais, equipada com um apoio de praia (restaurante, bar e instalações sanitárias completas), acessos pedonais e estacionamentos sombreados, condições essas que garantem a manutenção dos vários galardões de excelência que lhe são anualmente atribuídos como o da Bandeira Azul, Praia Acessível e Qualidade de Ouro. A praia é ainda certificada pela Norma de qualidade ambiental ISO 14001.

O mar garante ótimas condições para banhos, sendo a qualidade da água uma garantia para a prática da natação, ou pesca desportiva para além de, em determinadas épocas do ano, o surf  e o bodyboard.

Gastronomia Existe uma vasta oferta de restauração onde se pode encontrar pratos confecionados com produtos da região (batata-doce, arroz e peixe).

Património arquitetónico Exemplares recuperados de antigas construções em colmo, características da região e que são também transportadas para o artesanato local enquanto miniaturas feitas no mesmo material.

Mar sereno, areal espaçoso e dunas de areia branca fazem da Praia do Pego a imagem da tranquilidade. Situada a sul da Praia do Carvalhal, e sem que exista qualquer separação no areal, a Praia do Pego tem acesso a partir da mesma estrada, mas beneficia de infraestruturas de apoio próprias e restaurante.Esta praia é bem conhecida dos adeptos da pesca desportiva que aqui costumam realizar concursos e campeonatos.



Praia do Carvalhal Grândola





Distinguida com o galardão Bandeira Azul sucessivamente desde 2002, praia com “Qualidade de Ouro” desde 2004 e Praia Acessível desde 2007, foi ainda finalista das 7 Maravilhas – Praias de Portugal na categoria Praias de Dunas. Aqui encontra-se um areal contíguo a um sistema dunar que se estende até aos pinhais característicos da região. A presença contígua de antigas lagoas, agora transformadas em campos agrícolas e arrozais, confere a esta praia uma diversidade de paisagens únicas e biodiversidade muito própria e rica.

Equipada com um apoio de praia (restaurantes/bares, instalações sanitárias completas) e um parque de estacionamento de grandes dimensões e sombreado garantem uma qualidade de serviços de excelência.

A qualidade da água do mar, bem como as características da praia promovem a prática de atividades como a natação ou a pesca para além de, em determinadas épocas do ano, surf, bodyboard ou kitesurf. Nas imediações é ainda possível fazer passeios pedestres ou bird watching.

Arroz e massa de peixe, marisco, peixe grelhado, amêijoas à Bulhão Pato e batata-doce.



Praia do Bico das Lulas em Troia





Praia de características urbanas com apoio de praia constituído, instalações sanitárias e estacionamento automóvel inserido na urbanização de Tróia. A praia reúne condições para a certificação de qualidade ambiental ISO 14001, e está galardoada com Bandeira Azul e reconhecida como Qualidade de Ouro, pela Quercus, apresenta um mar calmo de ondulação baixa proporcionando ótimas condições para kitesurf ou windsurf. Desde o areal, e devido à sua localização de excelência, obtêm-se uma magnífica vista sobre a Serra da Arrábida.

Na urbanização contígua é possível obter alguma oferta de restauração e alojamento.

A Praia do Bico das Lulas é uma das praias da península de Troia, com areias finas banhadas por um mar muito calmo, quase sem ondulação. O seu extenso areal rodeado de dunas, possui infra-estruturas de apoio que incluem espaços delimitados e equipados para a prática de voleibol, futebol e rugby.



Praia da Costa da Galé





A praia da Galé-Fontaínhas localiza-se na zona intermédia do arco litoral Tróia-Sines, cujo areal é contínuo, ao longo de toda a extensão. É uma praia com boas condições ambientais reconhecidas com a atribuição do galardão Qualidade de Ouro.

A praia dispõe de apoio de praia, que assegura os serviços públicos de vigilância, comunicações de emergência, sanitários e limpeza do areal. O acesso processa-se pelo interior do Parque de Campismo da Galé. O declive da zona de banhos é relativamente suave. Durante a época balnear a temperatura média da água oscila entre os 16ºC e os 19ºC, com ventos dominantes de Noroeste e precipitação pouco frequente.

Património natural Arriba Fóssil: Praia de rara beleza cujo areal é confinado a nascente por uma arriba de formação de idade Plio-Quaternária (idade inferior a 5 milhões de anos), constituída por arenitos argilosos, geralmente pouco permeáveis, que atingem altitudes superiores a 50 m.



Praia da Comporta





Inserida nos limites da Reserva Natural do Estuário do Sado, o que lhe permite preservar toda a sua beleza natural. Desde as dunas, areal, qualidade da água do mar de excelência, bem como pelo apoio de praia que garante restauração/bar, instalações sanitárias completas, acesso e serviço dedicado a utentes com mobilidade reduzida e estacionamentos sombreados, a praia, tem o privilégio de reunir condições para a certificação de qualidade ambiental ISO 14001, tendo sido a primeira praia do concelho de Grândola a ser galardoada com a Bandeira Azul da Europa juntamente com a Praia de Tróia-Mar e Tróia-Galé. Nesta praia é possível praticar surf, bodyboard, kitesurf e pesca desportiva. Os passeios pedestres nos pinhais ou arrozais contíguos permitem a prática de bird watching.

Situado no extremo sul da Península de Troia, o enorme areal da Praia da Comporta, é muito procurado pelos veraneantes pela facilidade de acessos, aliado a um amplo espaço de estacionamento.Estando nos limites da Reserva Natural do Estuário do Sado, esta praia é um espaço natural preservado, onde se conserva a vegetação dunar original, rodeada por pinhal. O mar com alguma ondulação, tem boas condições para a prática de kitesurf, realizando-se aqui algumas competições.









O que visitar e conhecer em Portugal

Dicas 7 lugares grátis para visitar em Torres Vedras

Dicas 7 lugares grátis para visitar em Torres Vedras

Praia Fluvial do Alamal, Gavio A sua beleza envolvente com como por exemplo a vista do Castelo de Belver e as suas margens verdejantes, além das águas calmas do rio Tejo (nesta zona), apesar de um pouco fria e com excelentes condições como chuveiros no exterior e casas de banho com chuveiros no interior. Tamb&eacut...
As 15 melhores coisas para fazer e visitar em Almada

As 15 melhores coisas para fazer e visitar em Almada

Praia das Accias Costa da CaparicaA seguir à vila da Costa da Caparica tem início um extenso areal contínuo que se prolonga por cerca de 30 km até à Fonte da Telha, na sua maior parte integrado na Área de Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica. O areal compreende três grandes...
Os 9 melhores locais para visitar em Barcelos

Os 9 melhores locais para visitar em Barcelos

Igreja de Vilar de Frades em BarcelosO mosteiro beneditino de Vilar de Frades terá sido fundado em 566 pelo bispo S. Martinho de Dume. Do primeiro mosteiro beneditino fundado no séc. XI restam parcos elementos românicos. Em 1425 é fundada e aqui sedeada uma congregação de cónegos seculares (L&oacut...
Os 9 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Lagos

Os 9 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Lagos

Praia da Luz ou Vila da Luz fica situada na Lagoa AlgarvePraia da Luz é uma praia localizada a 7 km de Lagos (Algarve, Portugal) na vila da Luz. Sendo uma aldeia piscatória, agora tem diversos complexos turí­sticos para férias. Povoação de pescadores de tradições antigas, a Luz torna-...