Esta é a melhor festa de passagem de ano de Portugal


Apresentou no final desta manhã o programa para a Passagem de Ano 2022-2023. A melhor festa de passagem de ano de Portugal Continntal vai mesmo acontecer em Albufeira. O cenário escolhido foi o Cais Herculano, com a Praia dos Pescadores de fundo e diversos convidados, em torno de um welcome-drink. As marcas “Paderne Medieval”, “Albufeira Carpe Nox” e “Solrir” mantêm-se, mas com novidades: o Skydive Artístico, uma coreografia aérea com luz e pirotecnia, que nunca foi feito na Europa e Rui Veloso que vai fazer um périplo pelos seus 30 anos de carreira, com o convidado Tatanka, entre outras. O DJ Guga vai entrar pela noite dentro do primeiro dia do ano de 2023, com a garantia do melhor das emoções.

 

O Cais Herculano foi o local escolhido para a apresentação oficial do programa de Fim de Ano de Albufeira. Diversos convidados e comunicação social estiveram presentes para conhecer os artistas e eventos que marcam a despedida de 2022 e a grande passagem de Ano. “Estivemos dois anos sem poder potenciar um dos nossos maiores cartazes turísticos, por motivos relacionados com a pandemia, mas regressamos para manter e reavivar este que é um destino conhecido nesta altura do ano, nacional e internacionalmente”, referiu o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo.

 

O autarca frisou que “quando se atinge um determinado nível de qualidade e atratividade é difícil mantê-lo, mas seguramente que isso vai acontecer”. Nessa linha, o edil apelou a que todos apoiem este programa, salientando a importância da Segurança, “pois queremos manter a imagem de um destino seguro, tal como têm contribuído as forças de segurança, como a Delegação Marítima, Associação de Nadadores-salvadores, Proteção Civil, GNR, Cruz Vermelha Portuguesa – Centro Humanitário Silves-Albufeira e Bombeiros Voluntários de Albufeira”. Para além de representantes destas entidades estiveram ainda presentes diversos empresários, nomeadamente da APAL – Agência de Promoção de Albufeira, que apoia o evento, nomeadamente através do alojamento. José Carlos Rolo apelou aos comerciantes para não deixarem as suas casas às escuras nessa noite, a fim de que a cidade seja um símbolo do bom acolhimento.

Já o vice-presidente da APAL, Vitor Vieira, pegando nas palavras do autarca, reforçou este apelo, dizendo que “não obstante de não serem noites rentáveis, é preciso encarar este momento como uma promoção a longo prazo, das suas casas”.

O Programa da Passagem de Ano, começa logo a 29 de dezembro, com o tradicional Paderne Medieval. A recentemente classificada como “Aldeia de Portugal” faz pela 14.ª vez uma viagem no tempo. De 29 de dezembro a 1 de janeiro, o centro antigo de Paderne é convertido num cenário do século XIV, com um mercado tradicional, arruadas musicais, cortejos, teatros de fogo, leilões, concertos, recriações históricas, demonstrações de artes e ofícios e comidas tipicamente medievais.

O evento será, à semelhança de outros anos, transmitido em direto na TVI através do programa Somos Portugal, numa emissão de seis horas, repleta de entrevistas e reportagens sobre todo o concelho.

O festival humorístico Solrir regressa, igualmente, para o adeus a 2022. Abdiás Melo, o famoso humorista brasileiro que ganhou destaque no nosso pais depois de uma entrevista no aeroporto Humberto Delgado, é um dos cabeças de cartaz do festival que acontece no Palácio de Congressos, nos Salgados, de 30 de dezembro a 1 de Janeiro.

A noite da Passagem do Ano foi o grande destaque da apresentação. Depois do sucesso da edição de 2020, onde 180 mil pessoas assistiram a um espetáculo inesquecível do areal da Praia dos Pescadores, o Albufeira Carpe Nox 2023 volta para animar a última noite do ano.

No palco pode esperar-se Rui Veloso, num concerto único com um alinhamento especialmente preparado para esta grande celebração. O “Pai do Rock Português” junta o seu talento a Tatanka para uma performance inédita, com duetos impossíveis de imitar e recordando os 30 anos de carreira da voz de “Chico Fininho”.

A contagem decrescente para as 00h00, parte do palco com uma composição musical do DJ Gualter complementada com um momento piromusical aquático e uma coregrafia aérea de Skydive com luz e pirotecnia, inédito na Europa. Refira-se que o programa da Passagem de Ano em Albufeira será também apresentado em Lisboa, no próximo dia 7, no Palácio do Governador, do grupo Nau, no centro histórico de Belém.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal