Quando a aldeia mais alta de Portugal acorda cheia de neve

Quando a aldeia mais alta de Portugal acorda cheia de neve

Chamam-lhe a aldeia mais alta de Portugal. Não é certo que o seja (o título é disputado por outras localidades igualmente situadas a cerca de 1100 metros de altitude), mas isso não é motivo para baixar as expectativas. O Sabugueiro, como a planta homónima, faz bem à saúde (ou melhor, a corpo e mente) de quem o visita.

A povoação do concelho de Seia, com origens num aglomerado de cabanas de pastores (e digna de registo oficial desde o século XIII), é das mais fiéis embaixadoras do modo de vida serrano. Ponto de paragem frequente para quem sobe ao topo da Serra da Estrela, o Sabugueiro recebe os visitantes com os melhores saberes e sabores da região.

O palato é tentado por queijos, mel, enchidos e carnes de cabrito, borrego, frango, tradicionalmente assadas em caçoilas de barro preto. O corpo é aquecido por casacos, capotes, mantas e outros agasalhos de burel. E os fiéis cães da Serra da Estrela, ali nascidos e criados, completam um cenário acolhedor, pintado no casario de granito que se estende para lá do largo da Igreja, da fonte do Ferreiro e do forno comunitário.

Para completar uma visita tão revitalizante como a planta do sabugueiro (que dizem curar qualquer resfriado) há que revigorar a mente com o património da natureza em redor e que tão bem se harmoniza com a intervenção do homem.

Exemplo disso é o Aproveitamento Hidroelétrico da Serra da Estrela, com destaque para as centrais alimentadas pelas águas das albufeiras do Lagoacho, do Vale do Rossim, do Covão do Meio e da Lagoa Comprida. Mas não podemos deixar de referir o Covão dos Conchos e o seu popular funil, como é conhecido, e que agora corre o mundo, pelas extraordinárias imagens que proporciona. Esta estrutura nada mais é que uma obra notável de engenharia que permite o transvase da água, deste espelho de água, para a lagoa Comprida.

 

 

 

 

 

 

 

 

A montante da aldeia e com uma vista privilegiada para o casario, encontra-se uma das mais altas cascatas naturais da serra da Estrela, a Cascata Fervença que conflui com a ribeira do covão do Urso originando o rio Alva. É esta ribeira que alimenta a praia fluvial do Sabugueiro, um local que convida a belos mergulhos numa fuga de verão.







O que visitar e conhecer em Portugal

Roteiro 15 lugares grátis para visitar em Matosinhos

Roteiro 15 lugares grátis para visitar em Matosinhos

Praia Do Aterro Lea Da Palmeira MatosinhosA Praia do Aterro apresenta um extenso areal com cerca de 1,1 Km. Situa-se depois do Farol da Boa Nova, em Leça da Palmeira, e em frente do complexo industrial da refinaria.O mar agitado faz desta praia um local muito procurado e apreciado por amantes do surf e outras modalidades de despor...
As 9 melhores coisas para fazer e visitar em Viseu

As 9 melhores coisas para fazer e visitar em Viseu

Museu Municipal de VouzelaO Museu apresenta uma exposição permanente de arte sacra, para além de um espaço de etnografia. Na sala da arqueologia apresenta peças de cerâmica entre outras. Tem ainda uma Sala do Brinquedo, com diversos brinquedos antigos, entre os quais bonecas de porcelana.Muralhas de ViseuAs ...
Os 10 melhores sitios para ver e visitar em Monumentos Portalegre

Os 10 melhores sitios para ver e visitar em Monumentos Portalegre

Villa Lusitano-Romana de Torre de Palma voraA Villa Romana de Torre de Palma situa-se a cerca de 5 Km de Monforte, na herdade de Torre de Palma. Trata-se de uma vasta vila romana que de certo modo pertenceu a uma poderosa famí­lia Romana, os Basí­lios, nome é conhecido através de uma inscrição enco...
As 15 melhores coisas para fazer e visitar em Funchal

As 15 melhores coisas para fazer e visitar em Funchal

Praia de So Fernando MadeiraO Forte de São Fernando, em Santa Cruz, foi construído no século XVIII com o intuito de observar e proteger a costa. Situado acima da praia de Santa Cruz, o Forte de São Fernando foi construído no século XVIII para observação e defesa da costa e foi restaurad...