O elevador é o primeiro do género na Península Ibérica e o único no mundo em funcionamento com um sistema de contrapeso de água, que é o mesmo que dizer que usa a força da água para que as cabines subam e desçam a longa rampa até ao Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga. É, desde 2019, parte da classificação de Património Mundial atribuído pela UNESCO ao santuário e também monumento de interesse público.

 

O elevador é o primeiro do género na Península Ibérica e o único no mundo em funcionamento com um sistema de contrapeso de água, que é o mesmo que dizer que usa a força da água para que as cabines subam e desçam a longa rampa até ao Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga. É, desde 2019, parte da classificação de Património Mundial atribuído pela UNESCO ao santuário e também monumento de interesse público.

 

 

Para se rumar ao santuário podemos utilizar três vias: a estrada; o escadório, símbolo da ascensão, da transcendência para o divino, percurso sagrado da Via-Sacra; e o ascensor. Sobre os flancos da pitoresca montanha, onde os passos dolorosos da paixão estão ordenados no poema do sacrifício de Cristo, está assente o famoso ascensor do Bom Jesus, que sobe um desnível de cento e dezasseis metros por um plano inclinado de duzentos e sessenta e sete metros.

 

 

Operado pela Confraria do Bom Jesus do Monte, liga a parte baixa da montanha ao Santuário, seguindo um percurso paralelo ao do escadório, terminando, na parte mais alta, junto à estátua equestre de São Longuinhos.

Sendo o primeiro funicular construído na Península Ibérica, é atualmente o mais antigo, em serviço, no mundo a utilizar o sistema de contrapeso de água.

 

 

Deve-se esta iniciativa a um dos mais importantes benfeitores desta formosa estância, ao espírito empreendedor e bairrista de Manuel Joaquim Gomes, empresário bracarense, um homem que no século XIX melhor soube compreender o que era o verdadeiro progresso, empregando a sua inteligência na criação de empregos.

O ascensor foi construído com o objetivo de substituir a Companhia de Carris de Ferro Americano (veículos sobre carris puxados por cavalos), que originalmente se estendia até ao santuário e que obrigava a uma tração animal reforçada na íngreme subida, em dias de maior afluência.

 

 

O projeto foi da autoria do engenheiro suíço Nikolaus Riggenbach que, a partir do seu país enviou todas as indicações necessárias para a execução e instalação dos equipamentos.

Os trabalhos foram iniciados em março de 1880, com colaboração técnica do engenheiro português de ascendência francesa Raul Mesnier du Ponsard que, no local, superintendeu os trabalhos.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Bita and Rouzita (@bitaandrouzita)

 

O dia 25 de março de 1882 fica também nos anais do Bom Jesus, pois está associado à inauguração do elevador, um exemplar classificado como Imóvel de Interesse Público e que funciona como ícone da engenharia portuguesa do século XIX.

 

 

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal