Fica a 2 horas de Lisboa a lagoa mais bonita do Alentejo

Fica a 2 horas de Lisboa a lagoa mais bonita do Alentejo

A lagoa de Melides, com cerca de 26 hectares e pequenas ilhas cobertas de vegetação hidrófila, é importante pelo seu encanto, pela sua função ecológica e pela sua história. Encontrando-se em grande parte assoreada, a lagoa esteve ligada ao mar e serviu de porto pesqueiro até ao século XVIII.




Ecossistema frágil, a lagoa tem servido como habitat a várias espécies animais, designadamente a enguias, pardelhas, tainhas, garças-pequenas, garças-brancas, garças-vermelhas, milhafres-pretos e tarambolas-douradas.




A oriente desta e até às imediações da aldeia de Melides, estende-se uma várzea, onde predomina a cultura do arroz.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Jorge Reis (@jorgereis)

 




A lagoa de Melides faz parte de um sistema de lagoas interiores localizadas ao longo da faixa litoral Alentejana. Estas lagoas costeiras têm uma elevada relevância ecológica, facto que levou à sua inclusão da Rede Natura 2000. 




A Lagoa de Melides situa-se na Costa Alentejana, nas proximidades da praia de Melides e estende-se até à aldeia de Melides.

Um local de uma beleza única com uma grande riqueza de fauna e flora. Para quem quer fugir à confusão da cidade e mergulhar num silêncio profundo que apenas têm como ruído de fundo o barulho dos animais que se escondem por lá, este é o local indicado. A paisagem inspira-o para um picnic, um passeio pedestre ou de cavalo.







A lagoa garanta-lhe actividades como a canoagem e convida-o a um mergulho refrescante num dia de verão. Outra das actividades possíveis é o bird watching, pois é possível observar várias aves, como as cegonhas por exemplo.







O que visitar e conhecer em Portugal

As 12 melhores actividades para fazer e visitar em Bragança

As 12 melhores actividades para fazer e visitar em Bragança

Pelourinho de Freixo de Espada CintaO Pelourinho de Freixo de Espada à  Cinta localiza-se na freguesia de Freixo de Espada à Cinta, no concelho de mesmo nome, distrito de Bragança, em Portugal.Pelourinho manuelino constituído por três degraus simétricos, um fuste octogonal, argolas e um anel de ferro....
As 10 melhores coisas para fazer e visitar em Faro

As 10 melhores coisas para fazer e visitar em Faro

Monumentos Megalticos de Alcalar PortimoMonumentos Megalí­ticos de Alcalar são um grupo de túmulos que compõem uma necrópole do perí­odo Calcolí­tico, localizado na freguesia da Mexilhoeira Grande, concelho de Portimão, em Portugal. Esta necrópole compõe-se por um...
O que fazer em Braga os 10 melhores sitios para visitar na cidade

O que fazer em Braga os 10 melhores sitios para visitar na cidade

Museu Municipal Berta Cabral de Vila FlorO Museu Municipal Dr.u00aa Berta Cabral é um museu de Vila Flor, Portugal, fundado em 1957. O espólio do museu e constituí­do por colecções de pintura, arqueologia, etnografia, artesanato africano, arte sacra, numismática e medalhí­stica. Entre outras...
O que fazer na Ilha Terceira os 15 melhores locais para visitar

O que fazer na Ilha Terceira os 15 melhores locais para visitar

Praia do Negrito Ilha terceira AoresO Forte do Negrito localiza-se na Zona Balnear do Negrito, na freguesia de São Mateus da Calheta, concelho de Angra do Heroísmo, na costa sul da ilha Terceira, nos Açores. Construído por volta de 1560, este forte incorpora o plano do engenheiro Thomaz Benedito. Destinava-se a defende...