Praia da Marinha





Uma pequena praia que se alcana ao longo da costa circundante atravs das rochas e tneis naturais, muito pouco visitada e logo bastante calma. H a possibilidade de alugar cadeiras de sol. H tambm casas de banho e a praia vigiada durante o vero.

Praia dos Tremoos Lagoa Algarve





A praia dos Tremoços ocupa uma pequena baía abrigada, na parte nascente do Concelho de Lagoa. Um molhe submerso e a alimentação artificial da praia garantem um areal, praticamente inexistente há alguns anos. Apesar de não ser fácil encontrar o acesso, a persistência será largamente recompensado por um dia de praia inesquecível.

A natureza muito frágil das arribas torna sensato guardar uma distância de segurança.

Na Praia dos Tremoços, a alimentação artificial da praia e a construção de um molhe garantiram a acumulação de um areal na pequena enseada abrigada por arribas altas, praticamente inexistente até há alguns anos.

O acesso à praia faz-se pelo interior do empreendimento turístico que circunda a enseada; percorre-se um caminho empedrado e fresco, ladeado por pinheiros e loendros, o qual dá acesso a um trilho balizado já no topo da arriba.

Para alcançar o areal desce-se uma escadaria estreita, escavada na face da arriba, onde se observam fósseis marinhos. Estas arribas de cores quentes encontram-se muito ravinadas, sobretudo a poente, onde a vegetação também se adensa entre pinhais e matos mediterrânicos, e, nas linhas de escorrência de água, com caniçais.

É possível percorrer o trilho da arriba para poente, recomendando-se a devida cautela, onde se oferecem ao caminhante vistas soberbas sobre a linha de costa, avistando-se a ampla baía arenosa de Armação de Pera, bem como a vizinha praia da Cova Redonda.



Praia Nova





A praia nova est separada da praia da Senhora da Rocha por um rochedo em que figura uma pequena capela da Nossa Senhora da Rocha, ainda possvel alugar barcos para explorar a costa e aceder a praias isoladas. Este servio juntamente com um parque de estacionamento so as nicas infra estruturas disponveis nesta praia.

Praia do Mato Lagoa Algarve





Na orla costeira há mais de 40 praias encastradas nas arribas calcárias, a maior parte delas inacessíveis por terra e muitas de difícil acesso, mesmo por mar. São as Praias Selvagens de Lagoa. Nelas a natureza excedeu-se na criação de recantos maravilhosos.

Belas mas perigosas, frequentá-las exige a adoção de alguns cuidados. Assim é fundamental manter a distância de segurança em relação às arribas. Recordamos ainda que nestas praias não há vigilância por nadadores salvadores.



Praia do Barranco (Lagoa) Algarve





As águas transparentes do litoral de Lagoa atraem milhares de visitantes aos aconchegantes areais, estirados ao longo dos seus 17 km de arribas calcárias. Ao longo das últimas décadas consolidou-se naturalmente o uso de algumas destas línguas de areia que, embora com serviços mínimos ou mesmo inexistentes, não afastam os banhistas. São as Praias Naturais de Lagoa.



Praia do Carvalho Lagoa (Algarve)





A Praia do Carvalho é uma praia situada na freguesia de Praia do Carvoeiro, pertencente ao concelho de Lagoa (Algarve).

Conhecida por ser uma praia tranquila de areias ricas em conchas e águas lí­mpidas e frias, esta praia ofereça aos seus visitantes (maioritariamente estrangeiros) uma fresca sombra na parte da manhã e da tarde, devido í s suas altas rochas dispostas quer do lado poente, quer no lado nascente. Possui umas escadas esculpidas na rocha por onde se pode subir até meio da falésia, a cerca de 6 metros de altura, e mergulhar na água.

Num recorte anguloso da costa, esconde-se um pequeno areal dourado, enquadrado por arribas esculpidas pela erosão. Dominando a praia, um leixão interrompe a linha do horizonte azul.

O acesso à praia é feito através de um túnel escavado na rocha e, apesar da dificuldade e perigosidade do acesso, a praia é muito popular entre locais e visitantes. No espaço envolvente, o Pampilho-marítimo e o Limónio salpicam a crista da arriba calcária, enquanto Aroeiras, Zimbros, Carrascos e Palmeiras-anãs cobrem o barranco verdejante que desagua na praia.

O temperamento inconstante do maciço rochoso aconselha muita prudência, pelo que o visitante deverá guardar uma distância de segurança em relação às escarpas altaneiras.



Praia do Carvalho





Um pequeno pedao de areal ente arribas de cor ocre, um local pacfico que dispe de infra estruturas tursticas.

Praia dos Caneiros Ferragudo, Lagoa Algarve





A Praia dos Caneiros é uma praia portuguesa que está situada na freguesia de Ferragudo, concelho de Lagoa, com a peculiar (mas não exclusiva) Encaixada entre arribas, como todas as praias do Concelho de Lagoa, a Praia dos Caneiros forma um conjunto natural com a praia do Vale da Azinhaga, apenas separadas por um pequeno promontório.

Impressionam as altas arribas de tons de ocre e rosado e, junto ao areal, as pequenas grutas e reentrâncias cavadas pelo mar na rocha frágil.

Do areal avista-se, a poente, a Ponta do Altar e a velha casa do farol, agora apequenada pela torre do VTS (sistema de controlo do tráfego marítimo) que domina a paisagem.

Sobre a praia, as cristas das arribas encontram-se colonizadas por uma diversidade de plantas características destes ambientes secos da paisagem mediterrânica - Tomilho, Funcho-do-mar, Pampilho marítimo, Limónio, Barrilha, Salgadeira e Aroeira, entre outras.





Praia de Nossa Senhora da Rocha Lagoa Algarve





A Praia de Nossa Senhora da Rocha é uma praia da freguesia de Porches, no concelho de Lagoa, região do Algarve, em Portugal.

Fica junto uma pequena comunidade piscatória que recebeu o nome popular de Senhora da Rocha em tributo à Virgem Maria devotada numa antiga ermida sitiada no topo do pontão de uma falésia onde se encontra também os vestí­gios do Forte de Nossa Senhora da Rocha. Este pontão e praia são usados como refúgio para os barcos dos pescadores.

A praia é flanqueada por falésias, mas de especial interesse a falésia a Oeste onde se encontra o Forte e a Capela de Nossa Senhora da Rocha. Ainda nesta falésia existe um túnel escavado na rocha, que liga a Praia de Nossa Senhora da Rocha com a Praia Nova.

O facto de a Praia de Nossa Senhora da Rocha estar protegida por altas arribas não só traz uma grande vantagem para os pescadores, como também para os turistas nos dias de ventos menos agradáveis.

A praia, muito acolhedora, surge associada ao porto de pesca da Nossa Senhora da Rocha, sendo assim o areal partilhado com as embarcações, artes de pesca (sobretudo alcatruzes) e casas de aprestos dos pescadores.

As mesmas embarcações fazem também, a pedido dos turistas, visitas às grutas marinhas da região onde se produzem fascinantes jogos de luz e cor, bem como a praias isoladas só acessíveis por mar.

O areal é delimitado a nascente pela linha alta da arriba, onde são visíveis vários algares em corte, e a poente pelo longo promontório da Nossa Senhora da Rocha, de onde se avista toda a linha de costa até Albufeira.

Atravessando um túnel escavado sob o promontório é possível aceder ao areal da vizinha Praia Nova. Uma mancha muito verde envolve a praia, com zimbro, oliveira-brava e aroeira. Na face da arriba são já comuns as plantas típicas destes ambientes salinos, bem como as inúmeras aves que por aqui se refugiam: falcões, guinchos, gaivotas e andorinhões.



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal