Localizado na freguesia de Soutelo, concelho de Vieira do Minho, o Santuário de Nossa Senhora da Lapa é um local muito agradável, com zonas de sombra e algumas mesas e bancos que pode aproveitar para fazer um piquenique. Para chegar aqui, terá de subir a cumeada do monte de Penamourinha, com uma subida de carro a pedir a primeira e segunda mudanças, através das estreitas estradas de asfalto. Em dias de chuva formam-se nevoeiros que dificultam a visão da paisagem e do horizonte, pelo que deverá ter isso em conta
Diz-se que, em 1805, Nossa Senhora da Lapa surgiu a uma pequena pastorinha. Quando soube do ocorrido, o pai da menina foi ao local. Quando a filha apontou para o local da aparição, lá estava Nossa Senhora novamente.
A notícia espalhou-se rapidamente pelas localidades mais próximas, iniciando-se as romarias no primeiro dia do mês de junho desse ano.
A 10 de junho reuniram-se mais de 500 pessoas no local. Dado o enorme influxo de peregrinos, o abade Rodrigues Ramos ordenou a construção de um altar por baixo do bloco de granito onde se tinha dado a aparição. Também ordenou que a área em redor fosse preparada para receber o maior número de peregrinos possível.
Sabe o que significa “Lapa”? É uma rocha que forma uma gruta ou um abrigo natural. Existem muitas “Lapas” um pouco por todo o país. É muito natural atribuir-lhes algum tipo de lenda, misticismo ou significado religioso (o mais famoso santuário deste género é o Santuário da Lapa, em Sernancelhe.)
E o mesmo acontece com outras rochas de grandes dimensões, mesmo que não sejam Lapas: veja-se o caso do
Penedo dos Cornudos (em Amarante), da Pedra do Galo (no Redondo) ou da Rocha dos Namorados (em Reguengos de Monsaraz).