As 21 cidades em Portugal que vão ser tendência

As 21 cidades em Portugal que vão ser tendência

A lista das melhores cidades de Portugal resulta da combinação das melhores cidades para visitar em 2019 pesquisas e lista de desejos (a chamada whishlist). Curiosamente, os destinos mais populares estão relacionados com a autenticidade e sustentabilidade. Conheça os 19 destinos que vão ser tendência em 2019.




1- PORTO

Uma das cidades mais importante de Portugal, o Porto fica no noroeste do país. Tem um centro histórico de encher os olhos, respira agito nos bares e restaurantes às margens do Rio Douro, e é secularmente famosa por seu vinho.

 

2- AVEIRO

Conhecida como a “Veneza Portuguesa”, Aveiro é cortada por um canal onde circulam os charmosos moliceiros, nome dado às embarcações que transportam os turistas.

Situado na sub-região do Baixo Vouga, entre o oceano Atlântico e as zonas montanhosas dos distritos contíguos, Aveiro exibe uma paisagem muito variada, caracterizada por uma longa costa arenosa, um bonito estuário e diversos parques e jardins. Conhecida como a “Veneza portuguesa”, a encantadora cidade de Aveiro é atravessada por um canal e é tida como um dos destinos mais encantadores do país, graças aos seus coloridos moliceiros, aos edifícios em tons pastel de estilo Arte Nova e à sua tranquila atmosfera urbana – um cenário ideal para as suas férias.

 

3- VILA NOVA DE GAIA

Do outro lado da Ponte D. Luís, cartão postal do Porto, fica Vila Nova de Gaia – ou apenas Gaia -, uma charmosa cidade que é o endereço das caves do vinho do Porto. Para curtir a vista da região, pegue o teleférico até o alto da ponte.



4- BRAGA

Mais ao norte do país, Braga é conhecida como um dos principais centros religiosos portugueses, devido à fama de suas igrejas barrocas. Destaque também para a arquitetura e pelos parques e jardins.

 

5- LISBOA

A capital portuguesa é simplesmente apaixonante. Embora seja uma grande cidade, tem um espírito interiorano, com casinhas com flores nas janelas. Além de uma infinidade de atrações históricas, tem uma das noites mais badaladas da Europa, uma rica vida cultural, muitos centros de compras, mercados e, claro, uma das melhores cenas gastronômicas mundiais.




6- GUIMARÃES

Não muito longe de Braga, Guimarães é uma cidade milenar que tem um centro histórico declarado Patrimônio da Humanidade.

 

7- Angra do Heroísmo

A cidade é a capital histórica dos Açores e sede da diocese de Angra, a qual inclui a totalidade do arquipélago. A riqueza da sua história e património edificado levou a que a Zona Central da Cidade de Angra do Heroísmo fosse classificada como Património Mundial pela UNESCO a 7 de Dezembro de 1983. O local escolhido pelos primeiros povoadores foi uma crista de colinas, que se abria, em anfiteatro, sobre duas baías, separadas pelo vulcão extinto do Monte Brasil.

 

8- Évora

Localizada na região do Alentejo, essa cidade medieval foi habitada por romanos e guarda muitas ruínas da época. Cercada por uma muralha, tem em sua arquitetura, história e paisagens os maiores atrativos.

Évora deve o seu nome original Ebora aos Celtas e é uma das cidades históricas mais belas do mundo. Os Romanos construíram o seu templo glorioso em honra do imperador Augusto e a nobreza portuguesa mandou erguer palácios imponentes, capelas, conventos, igrejas e a majestosa catedral gótica.

 

9- FUNCHAL

Funchal é a capital do arquipélago mais populoso fora do território continental português, declarado Patrimônio da Humanidade. É um área de muito verde, sol, praias e festas.

 

10- Bragança

Bragança é a capital do distrito de Bragança, na sub-região de Alto Trás-os-Montes, no Nordeste de Portugal. Pouco explorada pelo turismo, esta região remota e montanhosa oferece cenários únicos, vilas históricas, paisagens naturais e uma gastronomia riquíssima. Bragança está situada no extremo do Parque Natural de Montesinho – uma das zonas florestais mais selvagens da Europa, com uma enorme diversidade de fauna e flora.

 

11- Guimarães

 

É uma cidade histórica, com um papel crucial na formação de Portugal, e que conta já com mais de um milénio desde a sua formação, altura em que era designada como Vimaranes. Podendo este topónimo ter tido origem em Vímara Peres, nos meados do século IX, quando fez deste local o seu principal centro governativo do condado Portucalense que tinha conquistado para o Reino de Galiza e onde veio a falecer. Guimarães é uma das mais importantes cidades históricas do país, sendo o seu centro histórico considerado Património Cultural da Humanidade, tornando-a definitivamente um dos maiores centros turísticos da região.

 

12- Chaves

Foram as legiões romanas, que há dois milénios, dominaram esses homens, que até aí tinham vivido, como deuses, alcandorados no cimo das montanhas e se instalaram de modo especial no vale, fertilíssimo do Tâmega. Fixaram-se onde hoje é a cidade e distribuíram pequenas fortificações pelas alturas circundantes, aproveitando, para tais guardas-avançadas, alguns dos castros conquistados.

 

13- PORTIMÃO

Outro destino famoso no Algarve, Portimão não tem nem de longe o charme de Lagos, mas tem outra que está na lista das praias mais bonitas do país, tanto que muita gente vem aqui apenas para visitar a Praia da Rocha.

 

14- COIMBRA




Essa cidade famosa por sua vida universitária há séculos tem um clima jovem e uma vida noturna bem agitada. A arquitetura de Coimbra também é uma graça, com muitas igrejas e monumentos.

 

15- Tavira

 

Delimitada por longas praias separadas por um braço do estuário da Ria Formosa e por suaves colinas cobertas por pomares cheios de odores doces, Tavira é uma das cidades mais deliciosas do Algarve, com a sua arquitectura tão singular. Possui uma encantadora mescla de belos edifícios, ruas calcetadas e praças que mantêm o ambiente de uma tradicional vila piscatória algarvia. O rio Gilão, que corre ao longo do centro da cidade, amplifica o seu charme. A cidade está repleta de elegantes edifícios que exibem os característicos telhados piramidais de Tavira e é atravessada por uma antiga ponte, alegadamente de origem romana, cuja melhor perspectiva se pode obter da Praça da República.




16- FÁTIMA

É o Santuário de Fátima que faz dessa uma das mais turísticas cidades de Portugal. Segundo a história, foi aqui que três crianças (os três pastorinhos) testemunharam a aparição de Nossa Senhora.

 

17- NAZARÉ

Essa pequena cidade à beira-mar é famosa por sua praia tranquila e seu grande penhasco que proporciona uma bela vista panorâmica. Mas é nos meses do final do ano que Nazaré costuma ganhar fama internacional por conta de suas ondas gigantes, que podem chegar a 30m.

 

18- Silves

Silves foi, em séculos passados, capital do Algarve, mas perdeu esse estatuto, em parte, devido ao assoreamento do rio Arade, que diminuíram a sua importância económica. Xelb (ou Shelb) era o nome dado à cidade de Silves durante o domínio muçulmano. Anteriormente, durante o domínio romano, chamar-se-ia Cilpes, nome que surge em algumas moedas romanas cunhadas nesse local no Século I a.C.. Um dos espécimes encontrados apresenta no obverso o nome CILPES entre duas espigas deitadas e no reverso um cavalo a galope, para a esquerda.

 

19- Elvas

 

Os Godos e os Celtas terão sido os primeiros povoadores de Elvas, esta autêntica cidade-fortaleza, que hoje se estende para além das suas muralhas em forma de estrela. Os romanos deram-lhe o nome Helvas. Em 714, os Árabes conquistaram-na, deixando estes primeiros tantas marcas da sua presença que algumas ainda perduram até aos nossos dias. No reinado de D. Afonso Henriques, mais precisamente em 1166, Elvas foi conquistada aos Mouros pela primeira vez. Posteriormente foi reconquistada e perdida de novo, sendo integrada definitivamente em território português por D. D.Sancho II, em 1229.

20- LAGOS

Um das melhore opções para ficar durante sua viagem ao Algarve, Lagos é repleta de praias paradisíacas, entre elas a famosa Dona Ana. A cidade, que é puro charme, com casas brancas e ruas de paralelepípedos, tem visto um boom em seu turismo. Tem uma ótima estrutura de hotéis, restaurantes e lojas.




21-Tomar

O desenvolvimento de Tomar está intimamente ligado à Ordem dos Templários que em 1159 recebeu estas terras como recompensa pela ajuda prestada a D. Afonso Henriques (1º rei de Portugal) na reconquista cristã do território. Foi D. Gualdim Pais, 1º Mestre da Ordem em Portugal, que fundou o castelo e no seu interior o notável Convento de Cristo, ampliado e alterado ao longo dos séculos, conserva influências de diversos estilos arquitectónicos, e é o ex-libris da cidade, classificado como património mundial pela UNESCO.

Conhecida como a cidade dos Templários, encontram-se em Tomar outros testemunhos da sua influência, nomeadamente a Mata dos Sete Montes onde segundo a tradição decorriam rituais iniciáticos, e a Igreja de Santa Maria do Olival que fundaram no séc. XII e conserva os túmulos de diversos Mestres daquela Ordem.










O que visitar e conhecer em Portugal

Os 9 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Évora

Os 9 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Évora

Chafariz da Praça do Giraldo em ÉvoraO Chafariz da Praça do Giraldo está localizado na freguesia de Santo Antão em Évora.O chafariz da atual Praça do Giraldo, conhecida como Terreiro ou Praça de Alconchel nos séculos XIII e XIV e simplesmente Praça Grande entre os séculos XV e XIX, veio...
Os 8 melhores pontos turisticos para visitar em Bragança

Os 8 melhores pontos turisticos para visitar em Bragança

Igreja de Castro de AvelãsA Igreja de Castro de Avelãs é um pequeno templo na freguesia de Castro de Avelãs, no concelho de Bragança. A sua importância advém do reaproveitamento da cabeceira mudéjar do antigo e monumental mosteiro beneditino de São Salvador construí­do no s&eacu...
As 9 melhores coisas para fazer e visitar em Peniche

As 9 melhores coisas para fazer e visitar em Peniche

Praia do Molhe Leste PenicheBom ambiente, protegido dos ventos norte e boas ondas para quem pratica surf. Para quem se dedica à pesca, também tem ótimos locais para esse fim sendo de salientar o peixe predominante que é a dourada.Forte da Praia da Consolação PenicheO Forte da Praia da Consolação localiza-se...
Os 7 melhores locais para visitar em Sesimbra

Os 7 melhores locais para visitar em Sesimbra

Praia do Seixalinho SesimbraA Praia do Seixalinho situa-se numa pequena enseada.O areal é inexistente. Aqui, predominam os seixos rolados.Na zona Norte, existem rochas e um penedo que emerge da água, causando forte rebentação das ondas. A zona central contém uma aglomeração de calhaus de ma...