A Ilha dos Amores, no Douro, está repleta de mistérios, histórias e lendas para contar. Mas é também famosa pela sua beleza. Descubra mais sobre este paraíso

 

 

 

Certamente já deve ter ouvido falar da Ilha dos Amores, mas sempre relacionada a Camões e ao seu poema Os Lusíadas. Mas a verdade é que existe uma Ilha dos Amores, no Douro, terra de mistérios e lendas, que ainda é pouco conhecida. A ilha é pequena, mas cheia de encanto e com uma paisagem intocada.

 

 

A ilha formou-se graças à subida do nível das águas, há centenas de anos atrás. Esta porção de terra tem cerca de 29 metros de altitude e 1400m2. Também conhecida como Ilha do Castelo, o local tem vista privilegiada para o cruzamento dos rios Douro e Paiva, congregando os distritos do Porto, Viseu e Aveiro. No local existem ruínas de uma antiga estrutura militar da Idade Média, o que poderá fazer supor que esta ilha foi importante na defesa desta região.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Helena Felgueira (@helena_felgueira)

 

 

Estas ruínas seriam as de um castelo, construído no século XII. Aliás, pensa-se que seja por isso que o nome oficial da Ilha dos Amores é “Ilha do Castelo” e também tenha sido essa a origem no nome do concelho onde fica a ilha: Castelo de Paiva. Existem ainda vestígios de uma ermida dedicada a São Pedro

 

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Lendas Mil (@lendasmil)

 

 A Ilha dos Amores, a única ilha no troço nacional do rio Douro, é a protagonista desta imagem, onde também cabe o Cais Fluvial e a Zona de Recreio e Lazer do Castelo, a foz do rio Paiva e a Ponte de Caninhas, que liga o município de Castelo de Paiva ao vizinho município de Cinfães.

Ponto de Interesse da Rota da Água e da Pedra e local de passagem da Grande Rota das Montanhas Mágicas (BTT e Pedestre), em fase de implementação, o Cais do Castelo, com vista para o Douro e para a encantadora Ilha dos Amores é, também, um espaço de eleição para a realização das mais diversas atividades turístico-desportivas e culturais.

 

 

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal