Os portugueses adoram doces e pastéis. Adoramos tanto que tornamos a doçaria numa arte! Em nenhum país que conhecemos é tão fácil experimentar os doces e pastéis tradicionais como em Portugal. Todas as cidades, vilas e aldeias têm a sua padaria e pastelaria vendendo os doces tradicionais do país e da região. Faz parte da nossa cultura ir a uma pastelaria, tomar um café, acompanhado por algo doce.
1. Pastel de Belém
2. Pastel de Tentúgal
A história da antiga vila de Tentúgal, hoje pertencente ao concelho de Montemor-o-Velho, confunde-se com a história da doçaria conventual, cuja fama persistiu no tempo devido, em parte, aos Pastéis de Tentúgal.
3. Queijadas de Sintra
As queijadas de Sintra são compostas por um delicioso recheio à base de queijo fresco, açúcar, ovos
4. Tortas de Azeitão
A origem da torta de Azeitão remonta ao final do século XIX e começa pelas mãos de Manuel Rodrigues
5. Brisa do Lis
O Lis é o rio que banha Leiria. Esta é uma cidade associada às trovas do rei Lavrador (D. Diniz)
6. Bola de Berlim
A
bola de Berlim (Portugal) ou sonho (Brasil) é um bolo tradicional semelhante à
Berliner alemã
7. Toucinho do Céu
Toucinho do céu é uma das sobremesas tradicionais de Portugal e de Espanha
8. Clarinhas de Esposende
Clarinha são pastéis em forma de rissol recheado com chila ou gila. É originário da vila de Fão
9. Pastel de Feijão
O
pastel de feijão é um doce típico de Portugal, confeccionado em Torres Vedras
10. Ovos moles de Aveiro
Trata-se de um doce regional, tradicional da pastelaria aveirense
12 Pão de ló
O pão de ló é um bolo húmido feito com ovos, farinha e açúcar. Os portugueses simplesmente adoram este bolo, mas é mais tradicional na Páscoa e no Natal
13 Fidalgo
O fidalgo é um bolo simples… sem grandes complicações… são só doce de ovos, em cima de doce de ovos com trouxas de ovos pelo meio. Na nossa opinião, é o pináculo dos doces conventuais. Depois de provar o fidalgo, vai querer comer o bolo todo, mas talvez seja melhor ideia comer apenas uma fatia
14 Pastel de Tentúgal
O pastel de Tentúgal é um pastel crocante, feito com massa filo e recheado com creme de ovo. Este é também considerado um pastel conventual, e tem as suas origens bem definidas no Convento de Nossa Senhora do Carmo em Tentúgal, Coimbra.
15 Bolo de Mel Madeira
O Bolo de Mel da Madeira é um bolo como nenhum outro nesta lista. Em primeiro lugar, não leva ovos moles, e em segundo lugar utiliza especiarias que não são típicas da cozinha portuguesa (além da canela). É um doce tradicional da Madeira, e por isso muito difícil de encontrar no resto de Portugal.
16 Torta de Azeitão
A torta de Azeitão é um pequeno rolo recheado com creme de ovo. As pequenas tortas são uma autêntica iguaria, fofas e com um sabor rico devido ao creme de ovo, à canela e ao limão que o creme leva.
17 Pampilhos
O pampilho é um pequeno bolo rectangular feito com uma massa densa e não cozinhada, que é recheada com doce de ovos e canela. A grande peculiaridade deste doce é mesmo a massa por cozinhar que lhe dá um sabor e textura bem específicos.
18 Jesuítas
O Jesuíta é um bolo feito com massa folhada, amanteigada e em camadas. No interior tem um ligeiríssimo creme de ovo e por cima tem uma cobertura crocante. É um bolo crocante e suave, cheio de sabor e textura. O bolo recebeu o nome devido à ordem religiosa, e foi-lhe dado um formato que se assemelha aos típicos hábitos dos monges jesuítas.