Os 8 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Matosinhos


Praia de Angeiras Sul Matosinhos





Também conhecida como Praia Azul, tem rochas que começam no areal e terminam no mar. O mar não é calmo, mas não tem correntes fortes. É uma praia de ventos de norte.

Localização e acessos: EN13, por Angeiras.

Serviços de apoio disponíveis: acesso a deficientes, parque de campismo, pesca desportiva, aluguer de toldos, espreguiçadeiras, bar, duches, instalações sanitárias, praia vigiada, restaurante 

Praia de Angeiras Sul

Praia do Marreco





Junto à povoação de Perafita, a Praia do Marreco possui um areal amplo e situa-se numa zona em que a costa faz uma espécie de baía. Esta praia é ideal para famílias com crianças, já que durante a maré cheia, as rochas existentes no areal formam pequenas poças onde os mais pequenos adoram brincar e nas suas imediações não falta sequer um Parque infantil.

   

Praia Do Aterro Leça Da Palmeira Matosinhos





A Praia do Aterro apresenta um extenso areal com cerca de 1,1 Km. Situa-se depois do Farol da Boa Nova, em Leça da Palmeira, e em frente do complexo industrial da refinaria.O mar agitado faz desta praia um local muito procurado e apreciado por amantes do surf e outras modalidades de desportos aquaticos. A norte, o limite da praia é a Ribeira da Boa Nova.A praia dispõe, igualmente, de um bar de apoio com restaurante e de parque de estacionamento público gratuito.



Praia da Senhora Boa-Nova Matosinhos





Rodeada por rochas, a Praia da Senhora é pequena e abrigada, ideal para os dias mais ventosos.Nas suas imediações, destacam-se duas obras projetadas pelo arquiteto Siza Vieira - a Piscina das Marés e a Casa de Chá da Boa Nova, que se esconde entre os rochedos, sabiamente integrada na paisagem natural.



Praia da Lugar das Pedras Matosinhos





A Praia das Pedras do Corgo possui um areal muito extenso, banhado pela ondulação forte do mar. O acesso ao areal é facilitado por um longo passadiço de madeira e a praia possui boas infraestruturas de apoio, onde não faltam toldos e barracas de lona para alugar ou redes de voleibol, para aqueles que procuram mais atividade do que simplesmente ficar deitado a apanhar sol.

   

Praia de Fuzelhas (Leça da Palmeira) Matosinhos





Apesar de ter muitas rochas, esta praia torna-se muito agradável para as crianças pela quantidade de poças que se formam na maré baixa, cenários muito apreciados para todo o tipo de brincadeiras. A Praia de Fuzelhas possui completas infraestruturas de apoio, bem como equipamentos para a prática de atividades desportivas que garantem uma animação constante.

 
Praia com muitas rochas,torna-se agradável com poças que se formam na baixa-mar. Sendo abrigada e tendo boas infraestruturas convidam a um dia bem passado.

Os apoios de praia, vão desde o aluguer de toldos, animação constante, atividades desportivas, todo um conjunto de infraestruturas que satisfazem as necessidades de alquer veraneante.

Facilidade de estacionamento: Tem parque de estacionamento.

Localização e acessos: Leça da Palmeira.

Serviços de apoio disponíveis: praia vigiada, bar, duches, instalações sanitárias, aluguer de toldos, espreguiçadeiras.



Praia da Memória (Matosinhos)





A Praia da Memória é uma praia portuguesa situada no lugar de Arnosa de Pampelido, em Perafita, a norte das cidades do Porto e de Matosinhos, onde se deu o chamado Desembarque do Mindelo.

A 8 de julho de 1832, na praia junto a Arnosa do Pampelido, entre as freguesias de Perafita e de Lavra do concelho de Matosinhos, teve lugar um acontecimento que iria alterar decisivamente o curso da história e marcar o início do fim do absolutismo em Portugal. Organizada a partir dos Açores uma esquadra comandada por D. Pedro IV com um exército de 7500 homens desembarca nesta praia com o objetivo de pôr-instaurar no país um regime moderno e liberal. A escolha deste local apanhou de surpresa o exército absolutista uma vez que esperando um ataque a Lisboa a defesa do Norte tinha sido desguarnecida. Após o desembarque o “Exército Libertador” seguiu para o Porto onde entrou pacificamente a 9 de julho e onde resistiu heroicamente durante um ano no “Cerco do Porto”.   Assinalando o local do desembarque foi erguido, por iniciativa de António José de Ávila e subscrição pública um obelisco destinado a perpetuar a memória deste acontecimento. A sua localização foi feita com base no testemunho de elementos do “Exército Libertador” que, de resto, estiveram presentes, ao lado da rainha D. Maria II no lançamento da sua primeira pedra a 1 de dezembro de 1840. Contudo seriam necessários 24 anos para se dar por concluído o obelisco, tendo sido proposta a sua classificação como monumento nacional em 1880.   O obelisco em granito inclui referências à data do desembarque em duas coroas metálicas observáveis no topo. Quatro painéis calcários na sua base registam referências à iniciativa da construção do monumento, alguns dos comandantes do “Exercito Libertador” e a famosa proclamação que D. Pedro IV fez aos soldados antes do desembarque.   Restaurado em 2001 por iniciativa da Câmara Municipal de Matosinhos, o Obelisco da Memória é elemento fundamental do património histórico da região e integra-se numa área dunar igualmente protegida pela autarquia.

Padrão do Bom Jesus de Matosinhos





O Padrão do Bom Jesus de Matosinhos localiza-se em Matosinhos, Portugal.  Datado do século XVIII e conhecido também por “Senhor do Espinheiro” ou “Senhor da Areia”, assinala o local onde, segundo a lenda, apareceu a imagem do Bom Jesus de Bouças, mais tarde conhecida por Senhor de Matosinhos.

Monumento de fortíssimo impacto visual até inícios do século XX, este zimbório encontrava-se isolado no meio do areal da “Praia do Espinheiro” sendo visível a muitos quilómetros de distância quer do lado da terra quer do lado do mar.

  • Os 8 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Matosinhos


Outros Artigos Populares no Blogue