Praia da Boca do Rio





A Praia da Boca do Rio é uma praia na freguesia de Budens, no concelho de Vila do Bispo, no Algarve, Portugal. Fica a oeste do Forte de São Luí­s de Almádena, entre a Praia da Salema e a Praia de Almádena.

Situada na confluência de duas ribeiras, é uma praia tranquila. Uma das ribeiras define um vale amplo, originando uma zona alagadiça que tem aproveitamento agrí­cola. Há engenhos hidráulicos localizados ao longo dos dois vales, testemunhando a antiga ocupação humana. A Boca do Rio foi em tempos uma importante u201cvillau201d romana, subsistindo desta vestí­gios de frescos e de mosaicos, balneários, armazéns e uma fábrica de salga e conserva de peixe, com duas necrópoles associadas, pelo que terá possivelmente integrado um porto piscatório.

Não tem equipamentos de apoio. Existe um parque de merendas num eucaliptal, perto da praia.

 

Duas linhas de água confluem para esta tranquila praia, uma delas associada a um amplo vale onde se forma vasta zona alagadiça, atualmente com aproveitamento agrícola. Nas imediações da praia é possível observar engenhos hidráulicos, que testemunham a antiga ocupação humana no local.

A Boca do Rio foi em tempos uma importante “villa” romana, da qual subsistem vestígios de frescos e mosaicos, balneários, armazéns e uma fábrica de salga e conserva de peixe, com duas necrópoles associadas, pelo que terá possivelmente integrado um porto piscatório. Nas arribas para nascente (Ponta de Almádena) é possível visitar o Forte de Almádena e usufruir de uma deslumbrante vista panorâmica sobre a linha de costa. ct A foz da ribeira que desagua na praia forma habitualmente uma pequena área lagunar; subindo o pequeno curso de água para montante não são invulgares os avistamentos de lontra, ou dos seus vestígios.



Praia do Tonel





A praia do Tonel uma praia bem abrigada com uma vista priveligiada para a ponta de Sagres e a fortaleza do cabo de S. Vicente. Esta praia est equipada com casas de banho pblicas, parque de estacionamento e restaurante.

Praia de Santo Antnio (Vila Real de Santo Antnio)





A Praia de Santo António é uma praia situada na freguesia e concelho de Vila Real de Santo António, sendo a mais oriental do Algarve e de Portugal. Situa-se a nascente da Praia de Monte Gordo e a oeste da foz do rio Guadiana, fazendo assim parte da costa da baí­a de Monte Gordo, junto da Ponta da Areia. Tal como a vizinha Praia de Monte Gordo, dispõe de águas cálidas e calmas.

A praia é acessí­vel através de caminhos pela Mata Nacional das Dunas Litorais de Vila Real de Santo António ou, na época alta, por um comboio turí­stico, pelo valor de 1u20ac por percurso, disponibilizado pela Câmara de Vila Real de Santo António.

A foz do Guadiana, a Mata Nacional e a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António dão o enquadramento paisagí­stico.

O concelho de Vila Real de Santo António, bastante privilegiado pelas suas magníficas praias, além das qualidades naturais e únicas que as caracterizam, faz todos os anos um enorme esforço para que todos aqueles que nos visitam usufruam das melhores condições, situação que desde à muito reconhecida através da atribuição do galardão Bandeira Azul às praias do concelho, nomeadamente, Praia de Santo António, Praia de Monte Gordo, Praia da Lota e Praia da Manta Rota.

Esta praia situa-se junto à foz do Guadiana e continua a uma distância de 3 km, banhada por águas quentes e calmas, até à vizinhança de Monte Gordo. O Cerrado Nacional das Dunas Costeiras, uma floresta de pinheiros marítimos e de pedra que cresce nas dunas, dá uma sensação fresca e verde a este cenário mediterrânico, excessivamente quente, seco e luminoso. 

A maneira mais interessante de chegar à beira-mar é ao longo de um caminho pedestre e ciclístico chamado “Caminho dos Três Pauzinhos”, ao longo do qual também funciona um mini-trem. Este caminho passa por um grande pinhal onde se pode sentir os aromas das plantas de resina, tomilho e curry, que emitem um forte cheiro de caril. 

Visitantes atentos podem avistar os camaleões que se movem devagar e geralmente camuflados, caminhando pelo pinhal. Perto da praia, vassoura de véu de noiva, uma planta alta, típica das areias do leste do Algarve, prevalece. E nas cristas das dunas mais próximas do mar, você verá grama de praia. A foz do Guadiana pode ser vista a leste e, do outro lado do grande rio do sul, fica a Espanha.



Praia do Burgau





Localizada perto da tpica aldeia de pescadores do porto de Burgau, uma praia bastante calma e adequada s frias em famlia, como o Resort Porto Dona Maria, uns 2.5 Km da praia. Outras charactersticas desta praia incluem um parque de estacionamento, restaurantes e casas de banho pblicas. Esta praia apenas vigiada durante o vero.

Praia da Salema Vila do Bispo, Algarve





Praia da Salema, por vezes apenas Salema, é uma localidade piscatória da freguesia de Budens, concelho de Vila do Bispo, Algarve, em Portugal. Está localizada na base da arriba costeira em torno da povoação com o mesmo nome. A povoação apresenta marcas visí­veis da sua ligação í s artes da pesca, com ruelas sinuosas entre casas tradicionais pintadas de um branco. A povoação está integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Salema, pequena vila piscatória, é um porto de pesca, estando a zona central da praia ocupada por embarcações e pelas suas artes de pesca, como o covo ou o aparelho de anzol. É possí­vel observar o regresso dos barcos à praia no final da faina e usufruir do resultado das pescas nos restaurantes da povoação. Na Salema existem também ruí­nas de uma u201cvillau201d romana e de uma fábrica de conservas de peixe, o que testemunha uma longa tradição piscatória. A praia tem um bonito passeio marginal e esplanadas sobre o mar. Para nascente torna-se mais selvagem e tranquila, e podem-se observar, nas paredes rochosas da arriba, pegadas de dinossauros bí­pedes carní­voros, que povoaram esta região há cerca de 140 milhões de anos.

A praia associa-se à povoação da Salema, pequena vila piscatória, e funciona também como porto de pesca, estando o troço central da praia ocupado por embarcações e respetivas artes de pesca (por exemplo os alcatruzes ou o aparelho de anzol). É assim possível observar o regresso dos barcos à praia depois da faina e petiscar mais tarde o polvo, a moreia ou o sargo, nos restaurantes da povoação.



Praia da Ponta Ruiva Vila do Bispo





A praia deve o seu nome a um enorme leixão de cor rubra que se destaca no extremo sul da praia, junto ao qual se forma uma onda famosa entre os surfistas.

Os tons avermelhados desta formação rochosa contrastam fortemente com o negro das escarpas de xisto que envolvem a praia. O acesso pedonal para a praia faz-se através de um trilho de média dificuldade que desce a arriba num local de declives mais suaves.

Apesar de procurada para a prática de surf, a praia mantém-se tranquila e sem marcas humanas; o aroma a esteva é intenso e podem observar-se matos endémicos de zimbro, atapetados pelos persistentes ventos fortes, e, mais perto da praia, plantas resistentes à salsugem como o funcho-do-mar. Uma pequena linha de água corta a parede rochosa da arriba e desagua no areal na época húmida.No caminho até à praia é comum avistarem-se cartaxos, pousados nos raminhos altos dos arbustos, e aves de rapina, sobretudo falcões.



Praia da Cordoama





Esta praia tem acesso directo praia da Barriga e est enclausurada entre duas falsias, um lugar calmo e tranquilo. Esta praia tem um pequeno restaurante e parcialmente vigiada durante o vero.

Praia do Castelejo





Esta praia est rodeada de formaes rochosas. Dispe de algumas infra estruturas tursticas e a praia est perto da torre de Aspa, uma velha torre de vigia situada na sua encosta a Sul. Tem todas as infra estruturas de base como um parque de estacionamento, a presena de um salva-vidas no vero e opes de restaurao.

Praia de Cabanas Velhas





Esta mais uma das vrias praias Algarvias que dada a sua estreita largura se torna bastante apertada quando a mar enche.

Praia de Almdena Algarve





A Praia de Almádena, ou Praia de Cabanas Velhas é uma praia na freguesia de Budens, no concelho de Vila do Bispo, no Algarve, Portugal. Fica do lado nascente do Forte de São Luí­s de Almádena, entre a Praia da Boca do Rio e a Praia do Burgau.

É de pequena dimensão e estreita na maré cheia. Rodeada por arribas calcárias muito erodidas e recortadas onde há numerosas reentrâncias e cavidades resultantes do escorregamento dos estratos que compõem a rocha. Há formações rochosas peculiares em ambos os extremos da praia. As encostas junto da praia estão cobertas por matos baixos, e há uma área de pinhal jovem na encosta ocidental. A praia é pouco frequentada por banhistas, sendo o pontão a nascente muito utilizado como local para pescar. É vigiada na época balnear.

Trata-se de uma praia acolhedora, e embora o areal seja mais extenso que na Boca do Rio, torna-se estreito na maré cheia, encaixado em arribas calcárias muito esculpidas e recortadas.

O areal alonga-se para nascente, delimitado por fim por um pontão muito utilizado como pesqueiro. Também aqui o abundante calhau rolado é usado pelos banhistas na construção de pequenos abrigos semicirculares de pedra que funcionam como corta-vento.

As encostas sobranceiras à praia estão cobertas por matos típicos do litoral rochoso, surgindo uma área de pinhal na encosta a poente. Vale a pena percorrer o sinuoso caminho litoral entre Cabanas Velhas e a Boca do Rio, onde se oferece uma fabulosa vista sobre o azul marinho do oceano enquadrado pelo verde denso da vegetação mediterrânica, e fazer uma paragem no Forte de Almádena, uma fortificação construída no séc. XVII para proteger a pesca de atum dos ataques de piratas do norte de África.

 

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal