O que fazer em Peniche os 10 melhores sitios para visitar


Praia de Peniche de Cima ou Praia do Norte em Peniche





Também conhecida como Praia do Norte, da Cambôa ou Gambôa, tem um areal extenso e águas calmas. Tem passadeiras de acesso à praia. Com boas infra-estruturas de apoio tem acesso à praia.

Desde tempos imemoriais,  Peniche viveu intimamente ligado ao mar. Inicialmente era uma ilha, mas com o vento e as marés tornou-se uma península. Devido à sua localização estratégica, a riqueza de suas terras e de sua costa, ocuparam estas terras diversas civilizações desde os tempos pré-históricos, mais precisamente o Paleolítico Médio.   Com a ocupação da população romana, a economia baseada principalmente na agricultura e pesca, confirmam a importância da indústria de conservas, uma actividade que continua até hoje.

Peniche foi e continua a ser o palco dos mais prestigiados surfistas do mundo. As ondas fantásticas, o espectáculo das manobras, a presença dos melhores surfistas do mundo, a par de uma atmosfera festiva, fazem do Rip Curl Pro Portugal – Peniche um evento simplesmente a não perder!

As praias de PenicheSupertubos Famosa à escala global graças às suas ondas tubulares, a praia dos Supertubos situa-se numa Zona de Reserva Nacional Ecológica.Reconhecida pela sua qualidade ambiental, foi distinguida com a Bandeira a Azul e a Bandeira Praia Acessível.A Praia dos Supertubos é palco de uma das mais prestigiadas competições de surf a nível nacional e internacional entre os desportos relacionados com todas as ondas.





Praia do Rei Cortiço Peniche Óbidos





A Praia do Rei do Cortiço possui uma faixa de areal muito extensa que se torna mais ampla na zona central, junto à concessão. Aqui, passa um pequeno curso de água.A Sul, a seguir às lajes rochosas, existe outro recanto de areia mais amplo onde corre outro ribeiro.O acesso é feito por um caminho de terra batida com pouco mais de 1 Km que culmina no largo de terra batida com funções de estacionamento de apoio.



Praia da Gambôa em Peniche





Situada junto ao farolim de Peniche e muito próximo da cidade, a Praia da Gamboa está rodeada por um cordão de dunas coberto de vegetação, que a protegem e tornam mais acolhedora. O areal longo é ideal para caminhadas e prolonga-se sem separações até à Praia da Cova da Alfarroba.

   

Praia dos Belgas em PENICHE





com múltiplos picos numa praia muito extensa e onde ainda se pode surfar com pouco crowd.Aqui as ondas tem bastante power e pode por vezes dar grandes tubos quando está clássico.

Maré – todasSwell – norteVento – leste e suduesteNível de dificuldade – 3 / 5Tamanho max. da onda – acima dos 2 metros



Praia do Baleal-Sul Peniche





Baleal é uma pequena península situada ao norte de Peniche, na região Oeste, de Portugal, separada do continente por um tômbolo, formando uma praia de fina areia branca. Na continuidade da enseada existem igualmente a ilhota das Pombas e o ilhéu de Fora

O mar da Praia do Baleal Sul é o que a distingue da Praia do Baleal Norte. Aqui pode ir a banhos tranquilamente, com o mar relativamente calmo, não sendo estas ondas a opção número um dos surfistas..

A Praia do Baleal (Sul) localiza-se na zona Este da Baía de Peniche de Cima.O areal, extenso e amplo, apresenta apenas resquícios de um sistema dunar outrora aqui existente. As águas são serenas, fruto da proteção natural proporcionada pela Península do Baleal.



Praia do Porto de Areia Sul Peniche





A Praia do Portinho da Areia Sul possui um areal de pequenas dimensões.Na zona Este, uma enorme formação rochosa domina a paisagem dentro e fora de água.



Igreja de São Leonardo





A Igreja de São Leonardo de Atouguia da Baleia ou Igreja paroquial de Atouguia da Baleia ou Igreja matriz de Atouguia da Baleia (final do século XIII; séc. XIV) localiza-se no largo de São Leonardo, Atouguia da Baleia, concelho de Peniche, distrito de Leiria, Portugal (lat: 39.336491 long:-9.325337).

Edificação religiosa de caracterí­sticas romano-góticas (apresenta também alguns elementos manuelinos e maneiristas); está classificada com Monumento Nacional desde 1949 (Decreto n.º 37 450, DG, I Série, n.º 129, de 16-06-1949).



Praça-forte de Peniche monumento nacional





A Fortaleza de Peniche, monumento nacional desde 1938, localiza-se na cidade de mesmo nome, no distrito de Leiria, em Portugal. É uma fortificação implantada na encosta sul da Pení­nsula de Peniche, por sobre as arribas, entre o porto de pesca, a leste, e a Gruta da Furninha a oeste. .

É também um museu, historicamente designado como Museu Municipal de Peniche ou simplesmente Museu de Peniche. Existe enquanto tal desde o iní­cio da década de oitenta, reunindo colecções de arqueologia (representativas do espólio da gruta da Furninha), de arqueologia subaquática e terrestre da região de Peniche como objectos recolhidos no ilheu da Papoa por Jean-Yves Blot, provenientes do naufrágio do galeão San Pedro de Alcântara , além de vestí­gios paleontológicos locais únicos no mundo , de malacologia (ramo da biologia que estuda os moluscos), de construção naval e de artesanato local (rendas de bilros). A recuperação da área principal da prisão polí­tica foi feita graças a dinheiros da autarquia (Pavilhão C ). Poderiam a partir daí­ ser visitadas as antigas celas dos presos, o que atraiu anualmente um número considerável de visitantes (cerca de 100.000).

 

Edificação chave na defesa Atlântica do reino, a Fortaleza destaca-se pela traça típica em forma de estrela, incluindo o Baluarte Redondo, a Torre de Vigia e a Capela de Santa Barbara. Para além de importante praça defensiva, a fortaleza teve várias utilizações ao longo da história, sendo a mais conhecida prisão política. Acolhe o Museu Municipal com o Núcleo evocativo da Resistência à Ditadura do Estado Novo, sendo restituída à cidade com a Revolução do 25 de Abril de 1974.



Praia da Consolação





A Praia da Consolação localiza-se na freguesia de Atouguia da Baleia, no concelho de Peniche. Encontra-se dividida em duas pelo Forte da Praia da Consolação.

A sul, é dotada de excelentes condições terapêuticas - numa aberta enseada, o iodo acumulado aliado a outras condições naturais, e pela exposição ao Sol, proporciona o tratamento medicinal em benefí­cio da coluna. Esse facto é único no continente europeu e leva à Consolação, anualmente, muitos milhares de pessoas.

Do lado Norte, a paisagem é completamente diferente. A partir do forte avista-se um largo e muito extenso areal que se prolonga por vários quilómetros em direcção a Peniche. Banhada pelo mar de ondulação forte, esta praia é muito apreciada pelos praticantes de surf e windsurf. Possui areia mais grossa do que o habitual na região.



Praia do Molhe Leste Peniche





Bom ambiente, protegido dos ventos norte e boas ondas para quem pratica surf. Para quem se dedica à pesca, também tem ótimos locais para esse fim sendo de salientar o peixe predominante que é a dourada.



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal