200 anos depois estarão os ursos de volta a Portugal
Pela primeira vez em quase 200 anos, um urso pardo selvagem aventurou-se em Portugal. O urso pardo adulto chegou da população de ursos espanhola, que está lentamente a regressar. O Parque Natural de Montesinho, onde as autoridades confirmaram a presença do urso, está muito feliz por ter um urso pardo a vaguear no seu parque.
O urso-pardo-cantábrico ou urso-pardo-ibérico, ou apenas urso-ibérico anteriormente Ursus arctos pyrenaicus é uma população de ursos pardos da Eurásia Ursus arctos arctos que vive nas montanhas cantábricas da Espanha . Em média, as fêmeas pesam 85 kg mas podem chegar a 150 kg
Um grupo de estudantes espanhóis do colégio Poeta Uxío Novoneyra registou imagens da presença de um urso-pardo na Serra de Courel, na Galiza, a 150 km de Melgaço.
As imagens foram registadas no âmbito de um trabalho sobre a fauna local, onde podemos ver outros animais que vivem na serra, como o lobo-ibérico, o javali, a raposa ou o texugo.
A conclusão foi que existem cerca de 370 ursos pardos na cordilheira cantábrica, que se estende por mais de 400 quilómetros pelo norte de Espanha, entre a Galiza e o País Basco.
Os números revelam uma consolidação da população destes animais na metade ocidental da cordilheira em relação às estimativas anteriores (250 ursos), mas um aumento na parte oriental, de 50 para 120.